Usina de Letras
Usina de Letras
31 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63478 )
Cartas ( 21356)
Contos (13307)
Cordel (10364)
Crônicas (22587)
Discursos (3250)
Ensaios - (10766)
Erótico (13602)
Frases (51978)
Humor (20212)
Infantil (5646)
Infanto Juvenil (5003)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141394)
Redação (3379)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2444)
Textos Jurídicos (1975)
Textos Religiosos/Sermões (6392)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Frases-->Opção preferencial pela riqueza -- 15/06/2007 - 15:41 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"O capitalismo, nas nações formadas pela afirmação vital do puritanismo calvinista, emergia como fundamentalmente oposto ao ideal de pobreza evangélica de humildade e controle eclesiástico que persistia no mundo católico. A índole autoritária e comunitária do catolicismo não fora radicalmente rompida após o aggiornamento do Vaticano II, de modo que as portas se abriam à invasão da Igreja pelos agitados clérigos frustrados em seu voto de castidade e comprometidos com as ideologias coletivistas, revolucionárias, igualitárias e social-estatizantes".

José Osvaldo de Meira Penna, o "Barão de Castália", in "Opção preferencial pela riqueza", Instituto Liberal, Rio de Janeiro, 1991, pg. 10


***

Comentário

F. Maier

O resultado está aí, duplamente pernicioso para países católicos, como o Brasil:

Primeiro:

Por termos um sistema econômico mercantilista dos tempos de Pombal, por estarmos ainda vivendo na pré-capitalismo, por sermos anticapitalistas, em que o patrimonialismo descarado dos nossos políticos mistura o público com o privado, gerando burocracia e corrupção, em que o empresário e o governo se locupletam para obter benefícios próprios, não para a Nação Brasileira, devido a essa péssima escolha, continuamos muito mais atrasados do que os países de origem protestante.

Segundo:

Com a opção preferencial pela miséria (ou seja, pelo socialismo), padres penduraram as batinas e vestiram a boina de Che Guevara, gritaram slogans comunistas à população, e o resultado aí está: os católicos abandonaram sua religião, indo para as vertentes pentecostais, onde passaram a ouvir a palavra de Deus, não a do Diabo. Os evangélicos estão crescendo em número muito superior ao dos católicos, cuja população está estacionada, senão encolhendo. Tipos "holísticos" como Frei Betto e o ex-padre Leonardo Boff ainda não se deram conta do dano que causaram à Igreja Católica. Será que algum dia irão fazer o mea culpa?





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui