Usina de Letras
Usina de Letras
57 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62389 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22545)

Discursos (3240)

Ensaios - (10442)

Erótico (13578)

Frases (50776)

Humor (20067)

Infantil (5484)

Infanto Juvenil (4802)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140867)

Redação (3319)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6231)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Erotico-->DO ÓDIO AO AMOR (romance) -- 05/01/2003 - 09:24 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
DO ÓDIO AO AMOR


918. Por que sinais se pode reconhecer em um homem o progresso real que deve elevar seu Espírito na hierarquia espírita?

“O Espírito comprova sua elevação quando todos os atos de sua vida corpórea formam a prática da lei de Deus e quando compreende por antecipação a vida espiritual.”

(KARDEC, Allan — O Livro dos Espíritos. Trad. de Wladimir Olivier — Inédita.)




APRESENTAÇÃO

Assim que tivemos notícia de que seríamos os próximos comunicadores, exultamos com imensa alegria. Estivemos presentes em diversos trabalhos mediúnicos junto ao irmãozinho e sabíamos que deveríamos preparar-nos convenientemente, dado que as exigências raiam à perfeição, conquanto o desempenho dos grupos não passe de mero exercício de caráter escolar. Esta explicação nos parece essencial para a compreensão de que não se pode requerer dos grupos de alunos a luminescência dos espíritos de escol que dirigem os trabalhos na Colônia ou mesmo na “Escolinha de Evangelização”.

Têm os leitores das obras psicografadas o hábito de vasculhar-lhes as idéias, querendo encontrar as respostas aos íntimos problemas existenciais, muitas vezes em conexão com as realizações no campo material. Embora a denúncia dessa intenção estivesse nas cogitações das turmas anteriores, não se dedicaram exclusivamente, nas mensagens avulsas ou no corpo dos romances, a apontar para os desejos sutis de se verem as pessoas em harmonia com o universo, sem a necessidade de estudarem ou de trabalharem para a introjeção dos valores evangélicos.

Quanto a nós, “Turma dos Primeiros Ensaios”, sob o comando do Mestre Miguel, foi-nos determinado que elaborássemos roteiro de ficção extremamente simples, em que personagens comuns, encontradiças no meio social hodierno, atuem em favor do crescimento moral, sob as luzes do espiritualismo cristão.

A responsabilidade que nos pesa, portanto, há de parecer, à vista dos resultados, bastante grave, porquanto não temos tantos méritos para a apresentação de obra de irretorquível valor literário. Sabemos que esse ideal não deverá prevalecer sobre as noções da Doutrina, mas também concordamos com que, quanto mais bela for a linguagem, quanto mais variados os elementos estéticos, quanto mais ricos os recursos da escritura, tanto mais interesse haverá de provocar nos encarnados, incentivando-os à leitura e à releitura, para que, usufruindo esse prazer, possam emendar o procedimento.



AO MÉDIUM

Não se há de esperar, realmente, muita coisa de nós. Nem queremos, por nossa vez, nada de especial do mediador ou do público. O ritmo do ditado está excedendo às expectativas. Também nos causa surpresa a tradução das vibrações. Isto significa que a expressividade dos dizeres decorrerá, em grande parte, do descortino do médium, que se dedicará à revisão dos textos atento para as sugestões que lhe transmitiremos, para o aperfeiçoamento das mensagens.

Temos a intenção de permanecer no posto por dois meses, com um capítulo por dia, sem pressionar o amigo, que poderá oferecer-se ao trabalho no horário que julgar mais conveniente. Talvez tenhamos de interromper a série de ditados, mas isso não oferecerá empecilho de graves conseqüências. Aliás, a equipe anterior, “Grupo dos Efeitos Naturais”, se rejubilou com o fato de ter podido terminar o romance (“Sob o Signo do Medo”), após os dois meses de resguardo do médium. Teria a informar muitos fatos relacionados à doença mas encontra-se impedida pelos mentores, porque não vêm com bons olhos o incêndio da atenção dos encarnados para seus “egos”, de per si tão estimulados pelos cuidados cármicos que a presença da morte, em tais circunstâncias, desperta.

Miguel é novo junto ao amigo, mas é antigo colaborador da Escolinha.

Fique com Deus!

Obrigado!



ÍNDICE


Apresentação
1. Cléber
2. Gaspar
3. Experiências amargas
4. O Soldado Antunes
5. Lições de amor
6. Surpresa muito agradável
7. Complica-se o trabalho assistencial
8. Gaspar aprende as lições
9. Crescem os males
10. Antunes toma tento da realidade
11. A palavra do orientador
12. A fala repercute
13. Encontros importantes
14. Manhã atarefada
15. Múltiplas coincidências
16. O casal confabula
17. Notícias da família
18. A mãe visita o filho
19. O bom encontro
20. Três meses depois
21. Deodato e Josefa
22. Deodato e Maria
23. Deodato e filhos
24. Deodato e Cléber
25. Família reunida
26. Deodato e os protetores
27. Conversa leal e franca
28. Prepara-se a alta de Cléber
29. Cléber foge de casa
30. Diante da relutância dos pais
31. A sociedade prospera
32. Grave ameaça ao plano
33. Um dia cheio
34. Gaspar vai ao médico
35. Cléber é testado
36. Experimentando a sorte
37. Conversas interrompidas
38. Boas perspectivas
39. De pernas novas

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui