Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63268 )
Cartas ( 21350)
Contos (13302)
Cordel (10360)
Crônicas (22579)
Discursos (3249)
Ensaios - (10693)
Erótico (13594)
Frases (51791)
Humor (20181)
Infantil (5607)
Infanto Juvenil (4955)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141325)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1966)
Textos Religiosos/Sermões (6359)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->19 de abril – Dia de todos brasileiros. -- 13/04/2010 - 13:01 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
19 DE ABRIL - DIA DE TODOS BRASILEIROS

Todos nós sabemos que a cultura dos povos indígenas brasileiros está presente em nosso dia-a-dia, por todo o lado que vamos e em muita coisa daquilo que fazemos e falamos.
Os traços marcantes da cultura desses primeiros brasileiros, às vezes, estão tão perto de nós que em muitos momentos nem damos conta. Para se certificar disso basta observar atentamente muitas palavras e expressões do nosso linguajar, os nomes de pessoas lugares, cidades e rios, as receitas de inúmeras comidas regionais, os utensílios domésticos que usamos em casa, as músicas que cantamos, as histórias e contos populares que ouvimos desde a mais tenra idade, entre tantos outros aspectos, para percebermos que é impossível falar no Brasil sem nos referirmos à cultura indígena.
Mas, em contraste a tudo isso, infelizmente os povos indígenas não têm tido o valor que merecem, sendo que até mesmo nos dias de hoje lhes é negado uma série de direitos que estão expressos nas nossas Leis.
A Constituição Federal de 1988 dedica diversos artigos especialmente para tratar dos direitos que o Estado e a sociedade brasileira devem garantir a todos os povos indígenas.
Precisamos reconhecer que nossa nação é pluriétnica e multicultural, ou seja, que ela é formada por uma variedade enorme de valores e costumes da mistura de brancos, negros e índios – todos igualmente importantes.
Não podemos negar essa característica marcante dos brasileiros, o que nos torna um povo único e extremamente diferente dos demais.
O primeiro passo para acabarmos com os preconceitos é aceitar aquilo que nossa nação é: um país diversificado e extremamente rico. Assim, por meio da aceitação daquilo que somos, podemos seguir na construção de uma nação sem desigualdades e preconceitos
Cada um de nós deve contribuir para aceitação e reconhecimento dos direitos e valores dos povos indígenas, pois dessa forma estaremos contribuindo para a construção de uma nação melhor para todos !!!

Publicado no Site Cocktail Online, em 19/04/2010. Disponível em: http://www.cocktailonline.com.br/?ctt=noticia.php&IdNoticia=2418

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui