HISTÓRICO: Planta herbácea de sabor aromático e pouco amargo. É originária da Europa e oeste da Ásia. Era recomendada especialmente pelos médicos árabes e a sua tintura foi utilizada durante a Primeira Guerra Mundial para tratar neuroses da guerra. A diversidade de seus efeitos terapêuticos são conhecidos desde os tempos do Renascimento.
PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS:
Os monoterpenos se decompõe na presença da enzima oxidase em ácido valerênico e metilcetona; o primeiro tem ação antiespasmódica e o segundo ligeiramente anestésico. A atividade sedativa da valeriana é devida ao valeropotriato do óleo essencial. Atua como depressora do sistema nervoso, atenua a irritabilidade nervosa, melhora a coordenação e reduz a ansiedade. A essência elimina-se pelos rins, de modo que a urina pode adquirir o cheiro característico da valeriana. Contribui para a cicatrização das feridas, bem como para o tratamento das contusões, quando empregada externamente. Os valepotriatos e emocionais, restaurando o equilíbrio autonômico - fifiológico não exercendo nenhum efeito sobre o córtex cerebral e o sistema límbico.
CONTRA-INDICAÇÕES: Hipersensibilidade aos componentes e gravidez.
EFEITOS COLATERAIS: O uso prolongado e em altas doses pode causar cefaléia e agitação. Dispepsias, reações alérgicas cutâneas.
USO DURANTE GESTAÇÃO / LACTAÇÃO: Está contra indicado na gravidez.
PRECAUÇÕES: Evitar o uso prolongado. Procurar seguir corretamente a posologia observando a duração do tratamento, não exigindo precauções especiais.
INTERAÇÕES: Para insônia pode ser associada à Passiflora incarnata (maracujá) e Humulus lupulus (lúpulo). Para diminuir o odor desagradável da essência da valeriana em utensílios, recomenda-se a neutralização com álcalis (solução de bicabornato de sódio).
DOSAGEM / MODO DE USAR: Dose média diária (pó): 0,3 a 1,0 g três vezes ao dia. Infuso ou decocto das raízes: 5% - tomar 50 a 200 ml por dia. Alcoolatura: 2 a 10g por dia. Extrato fluido em álcool 60%: 4 a 8 ml três vezes ao dia. Crianças: 0,20 a 0,40g por ano de idade ao dia. Fitocosmético: Decocto da raiz.
DURAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO: Utilizar por 8 a 10 dias, seguido por um intervalo de 3 semanas para retomar o tratamento.
SUPERDOSAGEM: Em altas doses, e o uso prolongado pode desenvolver sintomas como cefaléia e agitação.