Usina de Letras
Usina de Letras
170 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Thiago Lacerda e seus antepassados -- 19/05/2000 - 19:32 (Pedro Wilson Carrano Albuquerque) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ÁRVORE DE COSTADO DE THIAGO LACERDA





O ATOR:





1- Thiago Ribeiro Lacerda. N. no Rio de Janeiro (RJ) em 19 de janeiro de 1978, às sete horas e trinta minutos. Com 1,93 m de altura e 93 kg, vem-se revelando ator de grandes qualidades em seu trabalho na TV Globo. Costuma passar alguns dias do ano em Recreio (MG), onde nasceu seu pai e reside seu avô. Foi campeão brasileiro de natação no estilo livre. Trabalhou, como ator, nas novelas 'Malhação', 'Pecado Capital' e 'Terra Nostra', bem como nos seriados 'Hilda Furacão' e 'Aquarela do Brasil'. Atualmente, trabalha na novela 'As Filhas da Mãe', na TV GLOBO. Estava cursando Administração de Empresas quando trancou sua matrícula para dedicar-se à carreira de ator. Atualmente, é um dos artistas mais requisitados para eventos em todo o País.





OS PAIS:





2- Jadir Lacerda. N. em Recreio (MG). Funcionário aposentado da Caixa Econômica Federal, onde exerceu importantes funções. Casou-se com Marilene Ribeiro. Pais de Thiago e Juliana Ribeiro Lacerda.


3- Marilene Ribeiro.





OS AVÓS:





4- José de Castro Lacerda. N. em 26-JULHO-1908. Conceituado comerciante em Recreio (MG). Filhos oriundos de seu casamento c. Maria da Conceição Guimarães de Paula: Diva, Jaline, Jaci, Jadir, Marise e José Dilton de Paula Lacerda. Fal. em Recreio (MG) em 18-ABR-2003.


5- Maria da Conceição Guimarães de Paula.


6- José Augusto Ribeiro.


7- Aglaê Ribeiro (nome de casada).


OS BISAVÓS:





8- Inácio de Lacerda Leal. N. em Leopoldina (MG), onde C. em 5-MAI-1895 c. Honorina Batistina de Castro.


9- Honorina Batistina de Castro.


10- Honório Batista de Paula. C. c. Guiomar de Paula Guimarães, com quem teve os filhos: Sebastião de Paula Guimarães, José Aloísio, Maria da Conceição, Joel, Margarida, Zeni, Elza e Geraldo Guimarães de Paula


11- Guiomar de Paula Guimarães.





OS TATARAVÓS (OU TRISAVÓS):





16- Esaú de Lacerda Leal.


17- Maria Antônia do Nascimento.


18- João José Dutra.


19- Maria Antonina de Castro.


20- Sebastião Batista de Paula.


21- Maria Amélia Simplício Cunha.


22- Cristiano Teixeira Guimarães. N. no Estado de Minas Gerais. C. c. Messias Batista de Paula, com quem teve os filhos: Guiomar Guimarães, Corina Batista Guimarães de Paula, Maria da Conceição Guimarães de Paula e Judite Guimarães de Paula. Fal. em Recreio (MG).


23- Messias Batista de Paula. Fal. em Recreio (MG).





OS TETRAVÓS (OU QUARTOS AVÓS):





32- Lourenço José Leal.


33- Ana Catarina Ferreira de Lacerda.


40- Francisco Batista de Paula. N. por volta de 1829 em São Domingos, Barbacena (MG). Fal. em 9-AGO-1912 em Recreio (MG). C. c. Messias Maria de Jesus, com quem teve os seguintes filhos: João Batista de Paula, Francisco Batista de Paula Júnior, Sebastião e Messias Batista de Paula.


41- Messias Maria de Jesus.


44- João Batista Guimarães. N. em torno de 1830. C. por volta de 1859, em Madre de Deus de Minas (MG), com Prudenciana Guilhermina de Rezende, com quem teve os filhos Francisco Batista Guimarães, Maria de Rezende Guimarães, José Batista Teixeira Guimarães, Urbana de Rezende Guimarães, Cristiano Teixeira Guimarães, Messias de Rezende Guimarães, João Guimarães, Osório Teixeira Guimarães, Josefina, Djanira e Carmelina de Rezende Guimarães. Fal. a 27-JUL-1891, em Madre de Deus de Minas (MG).


45- Prudenciana Guilhermina de Rezende. N. em torno de 1840 em Minas Gerais. Fal. em Recreio (MG) por volta de 1907.


46- Francisco Batista de Paula. V. nº 40.


47- Messias Maria de Jesus. V. nº 41.





OS PENTAVÓS (OU QUINTOS AVÓS):





66- Francisco Pinheiro Correia de Lacerda. Bat. em Campanha em 12-JUN-1791.


67- Mariana Maria de Macedo (ou Mariana Luísa de Lacerda). N. por volta de 1812.


80- João Batista de Paula de Almeida. N. em torno de 1805 em São João del Rei (MG). Fal. a 18-NOV-1865 em Recreio (MG). Teve, com Bernardina Cândida de São José, os seguintes filhos: Francisco Batista de Paula, Mariana Januária de Paula, João Emanoel Batista de Paula, Antônio Elias Batista de Paula, Ana Bernardina Batista de Paula, Bernardina Cândida de São José e João Batista de Paula.


81- Bernardina Cândida de São José. N. em torno de 1809. Fal. a 4-ABR-1868 em Recreio (MG).


82- João Mendes do Vale.


83- Maria Antônia de Jesus.


88- Francisco de Paula Guimarães. Citado na pág. 113 do segundo volume (primeira parte) do livro 'As Três Ilhoas', de José Guimarães. Irmão de Domingos Custódio Guimarães, o Visconde do Rio Preto. Bat. a 14-NOV-1785 na Capela do Rio Grande, em Carrancas (MG), onde nasceu. C. a 16-JUN-1811 e fal. a 25-OUT-1863, em Madre de Deus de Minas (MG). Com a esposa Maria Venância Teixeira teve os filhos: Joaquim Cândido Guimarães, Miguel Teixeira Guimarães, Ana de Paula Teixeira, Francisca Maria de Paula, Margarida de Paula Teixeira, Rita Messias Guimarães, Delfina Teixeira Guimarães, João Batista Guimarães, Antônio de Paula Ribeiro, João Cândido Guimarães e Mariana Vitória Teixeira.


89- Maria Venância Teixeira. Mencionada na pág. 258 do livro '20 Gerações de João Ramalho e Bartira, seus Descendentes Mineiros de Andrelândia e Outras Grandes Famílias', de Laerte M. Magno Ribeiro. N. em Aiuruoca (MG). Fal. entre 1850 e 1860 em São João del Rei (MG). Seu inventário foi localizado pelo autor no Fundo Cartorial do Museu Regional de São João del Rei (MG).


90- José Teixeira da Costa Guimarães. N. entre 1795 e 1808 e fal. a 19-NOV-1869, em Madre de Deus de Minas (MG), onde residiu na Fazenda das Posses. Seu inventário e o de sua esposa estão arquivados no Museu Regional de São João del Rei (MG). C. a 15-NOV-1826 no Oratório do Pouso Real, na Aplicação da Onça, Município de São João del Rei (MG), com Maria Teobalda de Rezende. Pais de: Maria Ilídia de Teixeira Rezende, Urbana Flausina de Rezende, Antônio Torquato Teixeira, Procópio Honório Teixeira, José Rezende Teixeira Guimarães, Prudenciana Guilhermina de Rezende, Josefa Firmina de Rezende, Francisca Ubaldina de Rezende e Maria Clara de Rezende.


91- Maria Teobalda de Rezende. N. entre 1802 e 1809 em Prados (MG). Fal. a 22-AGO-1883 em Madre de Deus de Minas (MG).


92- João Batista de Paula de Almeida. V. nº 80. de Paula.


93- Bernardina Cândida de São José. V. nº 81.


94- João Mendes do Vale. V. nº 82.


95- Maria Antônia de Jesus. V; nº 83.





OS HEXAVÓS (OU SEXTOS AVÓS):





132- Álvaro Pinheiro Correia de Lacerda. N. em Barbacena (MG). C. em Piedade da Borda do Campo (MG) em 23-FEV-1797 c. Ângela Maria do Livramento.


133- Ângela Maria do Livramento. N. em Leopoldina (MG).


134- Joaquim Ferreira Brito.


135- Joana Maria de Macedo.


160- Comendador Francisco de Paula de Almeida Magalhães. Citado na pág. 272 do Vol. 6 da obra 'Genealogia Paulistana', de Luís Gonzaga da Silva Leme. N. a 25-MAR-1788 e fal. a 10-NOV-1848, em São João del Rei (MG), tendo deixado testamento. C. em primeiras núpcias, em 1826, c. sua prima Ana Custódia de Magalhães (falecida em 1827) e em segundas núpcias c. a cunhada Mariana Carolina de Magalhães, ambas filhas de Francisco Pinto de Magalhães e de Maria Custódia de Magalhães (nome de casada). Filho oriundo do 1º casamento: Comendador Custódio de Almeida Magalhães. Filhos com a segunda esposa, Mariana Carolina de Magalhães: Aureliano de Almeida Magalhães, Mariana Isabel de Almeida, João Paulo de Almeida Magalhães, Capitão Caetano de Almeida Magalhães Leite, Dr. Gabriel de Paula de Almeida Magalhães (genro do 1º Barão de Leopoldina), Eduardo de Almeida Magalhães, Francisco Leite de Almeida Magalhães, Ana Cândida de Almeida Pinto, Maria da Glória de Almeida, Emília de Almeida Magalhães e Francisca de Paula Almeida. Com Teodora Maria de Jesus teve os seguintes filhos naturais: Sabino de Almeida Magalhães, Francisco de Paula de Almeida Magalhães Filho, João Batista de Paula de Almeida e Bernardo de Almeida Magalhães.


161- Teodora Maria de Jesus. Fal. em 1829, provavelmente em S. João del Rei (MG).


176- Capitão Pedro Custódio Guimarães. Bat. a 30-JUL-1752 em São João del Rei (MG), onde nasceu. Foi proprietário da Fazenda do Saco, situada em Carrancas (MG), hoje em grande parte alagada pela Represa dos Camargos. Foi-lhe concedida, em 30-JAN-1799, sesmaria na Paragem do Piranga, no Termo da Vila de São João del Rei (MG). C. a 11-SET-1782 em Carrancas (MG) c. Teresa Maria de Jesus. Pais de: Maria Custódia de São José, José Hipólito Guimarães, Silvéria Umbelina de São José, Francisco de Paula Guimarães, Antônia Joaquina de São José, Helena Maria do Nascimento, João Pedro Guimarães, Rita Carolina de São José, Messias Cândida de São José, Cândida Umbelina de São José, Francisca Maria de São José, Domingos Custódio Guimarães (Visconde do Rio Preto), Joaquim Pedro Guimarães, Ana Vitória de São José, Teresa Cândida de São José e Padre Jerônimo Custódio Guimarães.


177- Teresa Maria de Jesus. Bat. a 13-MAR-1767 em Carrancas (MG), onde nasceu.


178- Manoel Ribeiro Salgado. Bat. a 16-MAI-1758 na Paróquia de N. S. de Nazaré, em Nazareno (MG), onde nasceu. Em 18-OUT-1797, foi-lhe concedida sesmaria na paragem próxima ao Córrego da Sardinha, em Minas Gerais. Fal. a 16-AGO-1807, em Madre de Deus de Minas (MG), local em que foi celebrado, em 12-SET-1792, o seu casamento c. Margarida Teixeira de São José. Pais de: Maria Venância e Francisco Teodoro Teixeira.


179- Margarida Teixeira de São José. N. entre 1760 e 1770. Fal. em Aiuruoca (MG).


180- Matias da Costa Guimarães. C. em Madre de Deus de Minas (MG), onde faleceu.


181- Maria Josefina Teixeira. N. em Madre de Deus de Minas (MG).


182- Capitão Antônio dos Reis e Silva. N. em São João del Rei (MG). Na Fazenda do Pouso Real, de sua propriedade, hospedou-se D. Pedro I quando de sua jornada a Minas Gerais em 1822. Fal. entre 1836 e 1846, em S. João del Rei (MG). Do seu casamento c. Maria Clara de Rezende originaram-se os seguintes filhos: Padre Valério dos Reis da Silva Rezende, Severino Denunziano dos Reis, Urbano dos Reis da Silva Rezende, Antônio dos Reis da Silva Rezende, Manoel Felicíssimo dos Reis e Silva, Prudente dos Reis da Silva Rezende, Quirino dos Reis da Silva Rezende, Francisco Belquior de Rezende, Maria Teobalda de Rezende e Ana Paulina de Rezende.


183- Maria Clara de Rezende. Irmã de Estêvão Ribeiro de Rezende, o Marquês de Valença. C. e fal. em São João del Rei (MG).


184- Comendador Francisco de Paula de Almeida Magalhães. V. nº 160.


185- Teodora Maria de Jesus. V. nº 161.





OS HEPTAVÓS (OU SÉTIMOS AVÓS):





264- Antônio Correia de Lacerda. N. na Freguesia de Santa Cristina de Longos, Concelho e Comarca de Guimarães, Distrito e Diocese de Braga, Portugal. Cavalheiro Professo da Ordem da Espora Dourada de São Romão. C. duas vezes: a primeira c. Isabel Barreto Pereira Lago e Sacramento, em Braga, Portugal, e a segunda c. Ana de Sousa da Guarda, no Brasil. Residia na Fazenda do Bom Jardim, na Aplicação de Ibitipoca (MG). Filhos (todos do 2º casamento): Guarda-Mor Antônio Correia Pereira de Lacerda, Sargento-Mor Fernando Afonso Correia de Lacerda, Álvaro Pinheiro Correia de Lacerda, José Correia de Lacerda, Antônio Joaquim de Lacerda, José Luís, Justino José, João e Jerônimo Correia de Lacerda, Vicência de Faria Correia, Inácia Caetana de Sousa, Leonarda Luísa Joaquina de Lacerda (tetravó do Presidente Tancredo Neves), Ana Josefa de Sousa da Guarda e Mariana Pais de Oliveira. Fal. em 1801 no Brasil.


265- Ana de Sousa da Guarda. N. em Minas Gerais. Fal. em 1808.


266- Manoel Francisco Braga.


267- Teresa Maria de Jesus.


320- Capitão Pedro de Alcântara de Almeida. N. em S. Paulo (SP). Residiu em S. João del Rei (MG), onde fal em 23-JAN-1815. Filhos oriundos de seu casamento c. Mécia Joaquina Pinto de Magalhães: João Batista Pinto de Almeida, Comendador Francisco de Paula Almeida Magalhães, Mariana de Alcântara de Almeida, Ana Rosa de Jesus, Constança de Alcântara de Almeida e Aureliano de Alcântara de Almeida.


321- Mécia Joaquina Pinto de Magalhães. N. por volta de 1756 em S. João del Rei (MG), onde C. em torno de 1780 e fal em 15-AGO-1826.


352- Alferes Domingos da Costa Guimarães. N. a 5-ABR-1709 na Freguesia de Santa Eulália de Fermentões, Concelho de Guimarães, Distrito de Braga, Portugal, onde foi batizado em 9-ABR-1709. Em 1744, era Procurador da Câmara de São João del Rei (MG), onde foi celebrado, em 2-MAI-1746, na Matriz de N. S. do Pilar, seu casamento c. Rita de Sousa do Nascimento. Pais de: Antônio Manoel da Costa, Padre João da Costa Guimarães, José Custódio Guimarães, Domingos José da Costa, Pedro Custódio Guimarães, Matias da Costa Guimarães, Micaela Emerenciana do Nascimento, Felipe José da Costa, Maria Teodora de Jesus e Ana Custódia de Paula. Fal. em 25-MAR-1788 em S. João del Rei (MG), onde se encontra seu inventário (arquivado no Museu Regional).


353- Rita de Sousa do Nascimento. Bat. em 8-SET-1730 na Matriz de São Pedro, em Olinda (PE). Fal. em S. João del Rei (MG) em 18-AGO-1790.


354- Alferes Manoel Pereira do Amaral. N. em São Brás do Couto, Bispado de Lamego, Distrito de Viseu, em Portugal. Foi-lhe concedida em 28-JUN-1759 sesmaria na Paragem do Rio Grande, Freguesia de Carrancas (MG). Seu inventário encontra-se no Museu Regional de São João del Rei (MG), onde fal. em torno de 1771 e contraiu matrimônio c. Ana Maria do Nascimento. Pais de: Joaquim do Amaral, Vitória Maria de Jesus, Domingos José Pereira do Amaral, Tomás de Aquino Pereira do Amaral, Teresa Maria de Jesus, Júlia Maria de Jesus, Madalena Amaral e João Pereira.


355- Ana Maria do Nascimento. Bat. a 11-DEZ-1724 em São João del Rei (MG), onde nasceu. Fal. a 01-DEZ-1808 na mesma localidade. Foi-lhe concedida, em 18-OUT-1754, sesmaria na paragem da Serra das Três Pontes no Quilombo do Sapucaí, no Distrito da Vila de São João del Rei, Comarca do Rio das Mortes (MG).Foi Ana Maria quem pediu o provisionamento da Capela do Saco em 1755. Quando de seu casamento com Manoel Pereira do Amaral, era viúva de João Pereira de Carvalho (n. em 6-FEV-1698 em Santa Maria de Canedo de Basto, Concelho de Celorico de Basto, Distrito de Braga, Portugal, onde foi batizado; fal. em 24-JUL-1752 em S. João del Rei; fº de Paulo Pereira e de Maria Carvalho), com quem teve os seguintes filhos: Padre João Pereira de Carvalho, Capitão Antônio Pereira de Carvalho, Ana Maria do Nascimento, Alferes José Pereira de Carvalho, Manoel Pereira de Carvalho, Padre Jerônimo Pereira de Carvalho, Francisco Pereira de Carvalho, Domingos Pereira de Carvalho e Maria Pereira de Carvalho.


356- Bento Ribeiro Salgado. Citado na pág. 257 do livro '20 Gerações de João Ramalho e Bartira, seus Descendentes Mineiros de Andrelândia e Outras Grandes Famílias', de Laerte M. Magno Ribeiro. Tinha fazenda de criação e lavoura nas proximidades de Madre de Deus do Rio Grande, depois de terem residido em Nazaré, atual Nazareno (MG). Foi-lhe concedida, em 2-DEZ-1755, sesmaria junto ao Córrego da Areia e ao pé do Morro das Safiras, no Termo da Vila de São João del Rei, Comarca do Rio das Mortes (MG). Seu inventário está guardado no Museu Regional de São João del Rei (MG). N. na Freguesia de Silvares (orago: Santa Maria), Concelho de Guimarães, Distrito de Braga, Portugal. Fal. a 29-JAN-1780 no lugar chamado Turvo Grande e Pequeno, atual Andrelândia (MG). C. em São João del Rei (MG) entre 1745 e 1757 c. Ângela Ferreira Soares. Pais de: Domingos Ribeiro Salgado, Manoel Ribeiro Salgado, Maria Francisca da Conceição Ribeiro Salgado, Ana Ribeiro Salgado, Joaquim Ribeiro dos Santos, Ângela Joaquina de Assunção Ribeiro Salgado, Rita Joaquina Maciel, Catarina Esméria de Sena Ribeiro Salgado, Inácio Ribeiro Salgado e Luís Ribeiro Salgado.


357- Ângela Ferreira Soares. N. em São João del Rei (MG). Fal. a 08-MAI-1802 em Andrelândia (MG).


358- Cap. João Teixeira Marinho. C. a 31-AGO-1761 em Madre de Deus de Minas (MG) c. Inácia Maria de São José. Pais de Margarida Teixeira de São José e de Antônio Teixeira Marinho. Em abril de 1787 possuía um tear no Distrito do Turvo com a utilização do trabalho de três de suas filhas, para produção de 60 varas de tecido para consumo de sua família.


359- Inácia Maria de São José. N. em torno de 1747.


360- Domingos da Costa Guimarães. Vide nº 352.


361- Rita de Sousa do Nascimento. Vide nº 353.


364- Domingos dos Reis e Silva. N. na Freguesia de Beça (orago: São Bartolomeu), Concelho de Boticas, Distrito de Vila Real, Portugal. Foi-lhe dada, em 20-NOV-1766, sesmaria na Paragem de Furnas, no Termo da Vila de São João del Rei, Comarca do Rio das Mortes (MG). C. em Correia de Almeida, Município de Barbacena (MG), c. Andresa Dias de Carvalho. Pais de: Capitão Manoel dos Reis e Silva, Antônio dos Reis e Silva, Severina Jacinto dos Reis, Capitão-Mor Domingos dos Reis e Silva, Luísa Pulquéria dos Reis, José Justiniano dos Reis, Maria Vitória dos Reis e Joaquina Tomásia dos Reis.


365- Andresa Dias de Carvalho. N. em Correia de Almeida, Município de Barbacena (MG). Fal. em Carmo da Cachoeira (MG).


366- Cel. Severino Ribeiro. N. por volta de 1726 em Santa Maria do Loures, Concelho de Loures, Distrito de Lisboa, Portugal. Capitão da Cavalaria Auxiliar da Nobreza, conforme patente de 2-NOV-1769. Coronel do Regimento de Cavalaria de Milícias de São João del Rei (MG) em 1776. Recebeu, em 29-MAI-1795, sesmaria na Paragem do Saco, entre o Ribeirão de Santa Ana e Pouso Alegre, na Freguesia e Termo da Vila de São Bento do Tamanduá (atual Itapecerica), Comarca do Rio das Mortes (MG). C. a 26-SET-1764 em Prados (MG) c. Josefa Maria de Rezende. Pais de: Severino Eulógio Ribeiro de Rezende, Padre Antônio Ribeiro de Rezende, Alferes João Ribeiro de Rezende, Coronel Geraldo Ribeiro de Rezende, Estêvão Ribeiro de Rezende (Marquês de Valença), Leonarda Maria Rezende, Manoel de Jesus Ribeiro de Rezende, Joaquim Fernandes Ribeiro de Rezende, Maria Clara de Rezende, Francisca de Paula Ricardina de Rezende, Ana Feliciana de Rezende e Helena Maria de Santa Ana. Fal. em 1801 em S. João del Rei (MG), tendo sido sepultado na Capela-Mor da Matriz de Nossa Senhora de Prados.


367- Josefa Maria de Rezende. Bat. a 05-FEV-1743 em Prados (MG), onde nasceu. Irmã do Cap. José de Rezende Costa, que tomou parte saliente na Inconfidência Mineira. Fal. a 29-MAI-1825 em S. João del Rei (MG).


368- Capitão Pedro de Alcântara de Almeida. V. nº 320.


369- Mécia Joaquina Pinto de Magalhães. V. nº 321.





OS OITAVOS AVÓS:





528- Vicente de Faria Correia de Lacerda. N. e fal. em Portugal.


529- Mariana da Silva Moreira. N. e fal. em Portugal.


530- Amador de Sousa da Guarda.


521- Mariana Pais de Oliveira.


640- Caetano Furquim de Campos. N. em S. Paulo (SP), onde C. em 1748 c. Isabel Sobrinha de Almeida. Casou-se em segundas núpcias em 1774, em Atibaia (SP), c. Isabel Bueno de Camargo (n. em torno de 1738 em Conceição dos Guarulhos (SP); fal. em Atibaia em 1803; fª de Joaquim de Camargo Pimentel e de Maria Franco da Cunha). Teve do 1º casamento os filhos Gertrudes Maria de Almeida, Capitão Manoel Furquim de Almeida, Capitão Pedro de Alcântara de Almeida, Caetana Maria de Almeida, Teresa Maria de Almeida, Claro de Almeida e Tenente Antônio Furquim de Campos.


641- Isabel Sobrinha de Almeida. Fal. em 1769 em S. Paulo (SP).


642- Bento Pinto de Magalhães. N. na Freguesia de Moure, Concelho de Felgueiras, Distrito do Porto, Portugal. Fal. em S. João del Rei (MG) em 21-MAR-1766. C. por volta de 1755 c. Maria do Rosário Accioli de Albuquerque. Pais de: Josefa, Mécia Joaquina, Francisca, Bento e Ana Pinto de Magalhães, Rita Marcelina de Magalhães, Francisco e Isabel Pinto de Magalhães.


643- Maria do Rosário Accioli de Albuquerque. Bat. a 05-JAN-1737 em Aiuruoca (MG), onde nasceu. Ficando viúva de Bento Pinto de Magalhães, casou-se novamente c. Manoel Leite de Freitas, não havendo descendência oriunda deste matrimônio. Fal. antes de 1818.


704- Bento Ribeiro. Bat. em 17-JUL-1686 em Fermentões, Concelho de Guimarães, Distrito de Braga, Portugal.


705- Domingas da Costa. Bat. em 9-FEV-1687 na Freguesia de S. Estêvão de Briteiros, Guimarães, Portugal.


706- José da Costa Fialho. N. na Freguesia de S. Nicolau, Concelho e Distrito de Lisboa, Portugal.


707- Maria de Sousa Delgada. N. na Freguesia de S. Pedro, Olinda (PE).


708- Gonçalo Pereira. N. em Portugal. Do casamento c. Ana do Amaral originaram-se os filhos Manoel e Francisco Pereira do Amaral.


709- Ana do Amaral. N. em Portugal.


710- Diogo Garcia. Bat. em 13-MAR-1690 na Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, Concelho e Distrito de Horta, Ilha do Faial, Açores, Portugal. Foi-lhe concedida em 30-OUT-1751 sesmaria no sertão e matos da Serra das Carrancas e Ribeirão das Pitangueiras, em Minas Gerais. Fal. a 16-ABR-1762, em São João del Rei (MG), onde havia casado em 29-JUN-1724 c. Júlia Maria da Caridade. Pais de: Ana Maria do Nascimento, Helena Maria de Jesus, Maria do Espírito Santo, José Garcia, Júlia Maria do Nascimento, Diogo Garcia Filho, Teresa Maria de Jesus, Catarina Maria do Espírito Santo, Capitão João Luís Gonçalves, Madalena Maria de Jesus, Padre Manoel Gonçalves Correia, Antônio Garcia, Teresa Maria de Jesus, Francisca Teresa de Jesus e Mateus Luís Garcia.


711- Júlia Maria da Caridade. Uma das lendárias 'Três Ilhoas'. N. a 08-FEV-1707 em N. Sª das Angústias, Distrito de Horta, Ilha do Faial, Arquipélago dos Açores, Portugal, onde foi bat. em 12-FEV-1707. Foi-lhe concedida, em 22-ABR-1767, uma sesmaria junto da Ponte do Rio Grande, Comarca do Rio das Mortes (MG). Consta ter sido Júlia Maria quem mandou construir a Capela de Nossa Senhora da Conceição do Porto do Saco, em Carrancas (MG). Fal. entre 1777 e 1787 em São João del Rei (MG).


712- Tomé Ribeiro. N. em S. Miguel do Paraíso (atual Freguesia de Selho), Concelho de Guimarães, Distrito de Braga, Portugal.


713- Maria Salgado. N. na Freguesia de S. Miguel do Paraíso (atual Freguesia de Selho), Concelho de Guimarães, Distrito de Braga, Portugal.


714- Domingos Ferreira da Silva Guimarães. N. entre 1700 e 1715 na Freguesia de S. Sebastião, Concelho de Guimarães, Distrito de Braga, Portugal. C. em 27-FEV-1737 em São João del Rei (MG) c. Rita de Almeida Correia.


715- Rita de Almeida Correia. Citada na pág. 115 do Vol. II do livro 'Primeiras Famílias do Rio de Janeiro', de Carlos Grandmasson Rheingantz, e na pág. 257 do '20 Gerações de João Ramalho e Bartira', de Laerte M. Magno Ribeiro. N. a 4-MAI-1720 no Rio de Janeiro (RJ). Fal. em S. João del Rei (MG).


716- João Teixeira Marinho.


717- Micaela Maria de São Gonçalo (ou Micaela Moreira).


718- Antônio do Vale Ribeiro (ou Antônio Ribeiro do Vale). Tetravô do Dr. Delfim Moreira da Costa Ribeiro (há informações a respeito do ilustre Presidente da República na Nota Explicativa nº 15 do Capítulo VI). Bat. em 1713 na Capela de S. Miguel de Cajuru, atual Arcângelo (MG), onde C. a 13-JUN-1739. Fal. a 12-JUN-1763 em S. João del Rei (MG). Filhos c. Rosa Maria de Jesus: José Ribeiro do Vale, Antônio do Vale Ribeiro, Manoel do Vale Ribeiro, João Ribeiro do Vale, Joaquim José Ribeiro do Vale, Felisberto Ribeiro do Vale, Sargento-Mor Aleixo Ribeiro do Vale, Maria Teresa de Jesus, Inácia Maria de Jesus, Ana Ribeiro, Cecília Maria da Conceição. Reconheceu, em seu testamento, um filho natural com o nome de Felipe do Vale Ribeiro.


719- Rosa Maria de Jesus. N. da Freguesia de S. Pedro de Angra, Concelho e Distrito de Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Portugal. Fal. a 20-SET-1782 em Aiuruoca (MG).


720- Bento Ribeiro. Vide nº 704.


721- Domingas da Costa. Vide nº 705.


722- José da Costa Fialho. V. nº 706.


723- Maria de Sousa Delgada. V. nº 707.


728- Domingos Gonçalves do Couto. N. entre 1717 e 1727 em São Bartolomeu de Beça, Concelho de Boticas, Distrito de Vila Real, Portugal, onde casou-se c. Maria Gonçalves Tranquedo.


729- Maria Gonçalves Tranquedo. N. na Freguesia de Beça (orago: São Bartolomeu), Concelho de Boticas, Distrito de Vila Real, Portugal.


730- Jacob Dias de Carvalho. N. em Anhões, Monção, Portugal. Foi-lhe concedida, em 9-ABR-1753, sesmaria na Paragem do Ribeirão, na Freguesia de Borda do Campo (MG).


731- Francisca Pereira da Silva. Bat. em Taubaté (SP) em 19-ABR-1705.


732- Estêvão Ribeiro. N. na Freguesia de Mártires, Concelho, Comarca e Distrito de Lisboa, Portugal, por volta de 1700. C. no Distrito de Lisboa. Talvez seja o homônimo a quem foi concedida, em 29-MAR-1760, sesmaria no Sítio Nossa Senhora do Monte do Carmo, em Minas Gerais.


733- Leonarda Maria. N. na Freguesia de Alcobaça, Distrito de Leiria, Portugal.


734- João de Rezende Costa. N. entre 1690 e 1705 em N.Sª da Assunção, Ilha do Faial, Açores, Portugal. Foi proprietário do Engenho Velho dos Cataguás, Lagoa Dourada (MG). C. em Prados (MG) em 3-OUT-1726 com Helena Maria. Pais de: Padre João de Rezende Costa, Maria Helena de Jesus, José de Rezende Costa, Antônio Nunes de Rezende, Julião da Costa Rezende, Ana Maria de São Joaquim, Ana Joaquina de Rezende, Alferes Manoel da Costa Rezende, Padre Gabriel da Costa Rezende, Helena Maria de Jesus, Josefa Maria de Rezende, Joaquim José de Rezende e Teresa Maria de Jesus. Fal. a 18-MAR-1758 em Prados (MG), tendo sido sepultado dentro da Matriz de Nossa Senhora da Conceição.


735- Helena Maria. Uma das 'Três Ilhoas', juntamente com Júlia Maria da Caridade (nº 71) e Antônia da Graça. N. entre 1700 e 1714 em N. Sª das Angústias, Ilha do Faial, Açores, Portugal. Fal. a 29-MAR-1771 em Prados (MG), onde foi sepultada na Capela-Mor da Matriz de Nossa Senhora da Conceição.


736- Caetano Furquim de Campos. V. nº 640.


737- Isabel Sobrinha de Almeida. V. nº 641.


738- Bento Pinto de Magalhães. V. nº 642.


739- Maria do Rosário Accioli de Albuquerque. V. nº 643.





OS NONOS AVÓS:





1062- Bernardo de Chaves Cabral.


1063- Maria Garcia de Abreu (ou Maria Garcia).


1280- Estanislau Furquim Pedroso. Foi do Governo de S. Paulo, onde ocupou o cargo de Vereador e fal. em 1741. C. por procuração em 1724, em Santana do Parnaíba (SP), c. sua parenta Ana de Campos, com quem teve os seguintes filhos: Caetano Furquim de Campos, Padre Antônio Antunes de Campos, Guarda-Mor Frutuoso Furquim de Campos, Alferes Francisco Xavier Pedroso, Cláudio Furquim de Campos, Padre ..... de Campos; Maria Caetana de Campos e Maria Xavier de Campos.


1281- Ana de Campos.


1282- Gaspar Cubas Preto. N. antes de 1711. Filhos c. Mécia Ferreira de Almeida: Ana Ribeira de Almeida, Miguel de Almeida Távora, Maria de Camargo de Almeida e Isabel Sobrinha de Almeida.


1283- Mécia Ferreira de Almeida. Fal. em 1745 em Atibaia (SP).


1284- Bento Pinto (ou Bento Pinto de Magalhães). Nasceu em Sã oSalvador do Moure, Felgueiras, Portugal, onde faleceu em 19-OUT-1735. Casou na mesma localidade com Senhorinha Ribeiro em 8-OUT-1715, originando-se deste casamento pelo menos o filho Bento Pinto de Magalhães, que veio para o Brasil.


1285- Senhorinha Ribeiro. N. em 4-MAI-1698 em São Salvador do Moure, Felgueiras, Portugal, onde faleceu em 12-JAN-1778.


1286- Sargento-Mor Francisco do Rego Barros. N. por volta de 1690 em Pernambuco. Sertanista, um dos primeiros descobridores de ouro em Pitangui (MG). Segundo José Guimarães, em seu artigo 'Um Rego Barros Pernambucano no Sul de Minas (Esboço Genealógico)', publicado na Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (Vol. 70), era, provavelmente, descendente de Jerônimo de Albuquerque. O Dr. José Batista de Alvarenga Coelho comprovou tal afirmativa ao encontrar no Arquivo Arquidiocesano de Mariana o processo matrimonial de Francisco do Rego Barros, o qual revelou que ele era filho de Cosme do Rego Barros e de Isabel de Acha de Albuquerque, citados na 'Nobiliarquia Pernambucana', de Borges da Fonseca. Fal. em torno de 1748 em Aiuruoca (MG). Filhos com a esposa Arcângela Furquim da Luz: Antônio Furquim da Luz, Maria Josefa da Conceição, Cosme do Rego Barros, Francisco do Rego Barros, José do Rego Barros, Maria do Rosário Accioli de Albuquerque, Joaquim do Rego Barros e Ana do Rego Barros.


1287- Arcângela Furquim da Luz. N. em Santana do Parnaíba (SP). Fal. entre 1747 e 1787 em Aiuruoca (MG).


1412- Manoel Francisco Feio. N. em JAN-1677 em São Nicolau, Lisboa, Portugal. Fal. em 20-JUN-1697 em Lisboa, Portugal.


1413- Antônia Maria Fialho. N. em JUN-1680 em São Nicolau, Lisboa, Portugal.


1420- Mateus Luís. N. entre 1630 e 1644 e C. a 20-JUN-1664, na Ilha do Faial, Açores, Portugal, c. Ana Garcia. Pais de: Maria da Ressurreição, João Garcia Pinheiro e Diogo Garcia.


1421- Ana Garcia. N. no Arquipélago dos Açores, Portugal.


1422- Manoel Gonçalves Correia, o Burgão. N. na Freguesia do Divino Espírito Santo de Feiteira, Concelho e Distrito da Horta, Ilha do Faial, Arquipélago dos Açores, Portugal. C. em 22-JUL-1685 na Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, também no Concelho e Distrito da Horta, Ilha do Faial, c. Maria Nunes. Pais de: Antônia da Graça, José Nunes, Antônio Nunes, Júlia Maria da Caridade e Helena Maria. Foi-lhe concedida, em 12-ABR-1746, sesmaria nas Cabeceiras do Rio da Paciência, em Minas Gerais.


1423- Maria Nunes. N. na Freguesia de N. Sª das Angústias, Concelho e Distrito da Horta, Ilha do Faial, Portugal, onde foi bat. em 24-ABR-1667. Fal. a 05-JAN-1742 em Prados (MG).


1428- Gonçalo de Freitas Soares.


1429- Jerônima Ferreira.


1430- João de Almeida Silva. N. por volta de 1685 na Freguesia de Monte Redondo (orago: São Bartolomeu), Concelho e Comarca de Arcos de Valdevez, Distrito de Viana do Castelo, Portugal. Fal. antes de 1736. C. a 05-OUT-1715 no Rio de Janeiro (RJ) c. Luzia Correia da Silva. Pais de: João de Almeida Silva, Rita, Quitéria, Francisca e Teresa de Almeida Correia.


1431- Luzia Correia da Silva. N. entre 1694 e 1698 no Rio de Janeiro (RJ), onde fal. entre 1720 e 1736.


1436- Capitão André do Vale Ribeiro. N. em 24-MAI-1675 na Freguesia de São Mamede de Valongo, Concelho de Valongo, Distrito do Porto, Portugal, onde foi batizado em 27-MAI-1675. Recebeu, em 27-JUL-1718, sesmaria no Ribeirão do Pari, que deságua no Rio Tanque, em Minas Gerais. Em 1719, fazia parte do Senado da Câmara de São João del Rei (MG), onde foi, também, Escrivão da Irmandade do Santíssimo Sacramento. C. em 9-MAI-1707 na Matriz de N. S. do Pilar, em São João del Rei, c. Teresa de Moraes. Pais de: Manoel do Vale Ribeiro, Maria de Moraes Ribeiro, Antônio do Vale Ribeiro, Luzia da Cruz de Moraes Ribeiro, Ângela de Moraes Ribeiro, André do Vale Ribeiro e Quitéria de Moraes Ribeiro. Fal. em 1720 em S. João del Rei (MG), tendo seu inventário sido iniciado em 6-MAI-1727.


1437- Teresa de Moraes. N. em S. Paulo (SP). Fal. em 1727 em S. João del Rei (MG), tendo o início de seu inventário ocorrido em 1-SET-1727.


1438- João Garcia Pinheiro. N. na Ilha do Faial, Açores, Portugal. C. em Portugal. Fal. no Rio de Janeiro (RJ) antes de 13-JUN-1739. Com Maria Leal teve os filhos Rosa Maria de Jesus, Pedro Garcia Leal e Maria da Encarnação.


1439- Maria Leal. N. na Ilha do Faial, Açores, Portugal. Fal. após 13-JUN-1739, no Rio de Janeiro (RJ).


1444- Manoel Francisco Feio. V. nº 1412.


1445- Antônia Maria Fialho. V. nº 1413.


1460- João Dias. N. em Anhões, Monções, Viana de Castelo, Portugal.


1461- Madalena Pires. N. em Santiago de Anhões, Monções, Viana de Castelo, Portugal.


1462- Manoel Pereira da Silva. N. em Bairro Alto, Lisboa, Portugal.


1463- Joana de Aguirre. N. na Matriz de São Paulo, Lisboa, Portugal.


1468- Manoel de Rezende. N. por volta de 1665 no Arquipélago dos Açores, Portugal, onde C. em 1681.


1469- Ana da Costa. N. por volta de 1670 nos Açores, Portugal.


1470- Manoel Gonçalves Correia, o Burgão. N. na Freguesia do Divino Espírito Santo de Feiteira, Concelho e Distrito da Horta, Ilha do Faial, Arquipélago dos Açores, Portugal. C. em 22-JUL-1685 na Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, também no Concelho e Distrito da Horta, Ilha do Faial, c. Maria Nunes. Pais de: Antônia da Graça, José Nunes, Antônio Nunes, Júlia Maria da Caridade e Helena Maria. Foi-lhe concedida, em 12-ABR-1746, sesmaria nas Cabeceiras do Rio da Paciência, em Minas Gerais.


1471- Maria Nunes. N. na Freguesia de N. Sª das Angústias, Concelho e Distrito da Horta, Ilha do Faial, Portugal, onde foi bat. em 24-ABR-1667. Fal. a 05-JAN-1742 em Prados (MG).


1472- Estanislau Furquim Pedroso. Foi do Governo de S. Paulo, onde ocupou o cargo de Vereador e fal. em 1741. C. por procuração em 1724, em Santana do Parnaíba (SP), c. sua parenta Ana de Campos, com quem teve os seguintes filhos: Caetano Furquim de Campos, Padre Antônio Antunes de Campos, Guarda-Mor Frutuoso Furquim de Campos, Alferes Francisco Xavier Pedroso, Cláudio Furquim de Campos, Padre ..... de Campos; Maria Caetana de Campos e Maria Xavier de Campos.


1473- Ana de Campos.


1474- Gaspar Cubas Preto. N. antes de 1711. Filhos c. Mécia Ferreira de Almeida: Ana Ribeira de Almeida, Miguel de Almeida Távora, Maria de Camargo de Almeida e Isabel Sobrinha de Almeida.


1475- Mécia Ferreira de Almeida. Fal. em 1745 em Atibaia (SP).


1476- Bento Pinto (ou Bento Pinto de Magalhães). Citado no livro 'Bento Pinto de Magalhães e sua Descendência', de Maurício Leite de Magalhães Pinto. Deve ser o mesmo Bento Pinto, ou Bento de Magalhães, referido por Felgueiras Gaio nos §§ 12 do título 'Aranhas' e 95 do título 'Magalhães' de seu 'Nobiliário de Famílias de Portugal', e que, segundo o ilustre genealogista, teria vindo para o Brasil. N. em Portugal. Fal. antes de 1754.


1477- Senhorinha Ribeiro.


1478- Sargento-Mor Francisco do Rego Barros. Sertanista, um dos primeiros descobridores de ouro em Pitangui (MG). Segundo José Guimarães, em seu artigo 'Um Rego Barros Pernambucano no Sul de Minas (Esboço Genealógico)', publicado na Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (Vol. 70), era, provavelmente, descendente de Jerônimo de Albuquerque. N. por volta de 1690 em Pernambuco. Fal. em torno de 1748 em Aiuruoca (MG). Filhos com a esposa Arcângela Furquim da Luz: Antônio Furquim da Luz, Maria Josefa da Conceição, Cosme do Rego Barros, Francisco do Rego Barros, José do Rego Barros, Maria do Rosário Accioli de Albuquerque, Joaquim do Rego Barros e Ana do Rego Barros.


1479- Arcângela Furquim da Luz. N. em Santana do Parnaíba (SP). Fal. entre 1747 e 1787 em Aiuruoca (MG).





OS DÉCIMOS AVÓS:





2124- Bernardino de Chaves Cabral. N. em São Paulo (SP).


2125- Ana Ribeiro de Alvarenga.


2126- Francisco Paes de Oliveira Horta. Fal. em 1701 em S. Paulo (SP).


2127- Mariana Paes Leme. Fal. em 1738 em S. Paulo (SP).


2560- Cláudio Furquim da Luz. N. em torno de 1652. Foi Juiz de Órfãos em Santana de Parnaíba em 1710. Fal. em 1710, em Santana do Parnaíba (SP), onde foi celebrado seu casamento c. Isabel Pedroso em 1683. Pais de: Estêvão e Estanislau Furquim Pedroso, Capitão Francisco Pedroso Furquim, Padre Cláudio Furquim Pedroso, Luzia e Bernardo Furquim Pedroso, Simplício Pedroso Furquim, Ana e Escolástica Furquim.


2561- Isabel Pedroso.


2562- Gabriel Antunes de Campos. Bat. em 1680, em Santana do Parnaíba (SP), onde C. por volta de 1707. Bandeirante paulista que acompanhou o tio, Manoel de Campos Bicudo, o 'Velho', nas suas bandeiras contra as reduções jesuíticas espanholas, tendo ficado prisioneiro em 1691, ainda adolescente, no ataque à redução de São Francisco Xavier dos Pinhocas, na província do Itatim, e levado para Assunção, onde viveu muito tempo, passando depois para Lima, no Peru, e dali retornou a São Paulo. Em 1727, residia em Cuiabá (MG), onde fal. a 27-MAR-1731.


2563- Isabel Ribeiro Ortiz de Camargo. N. em Santana do Parnaíba (SP) em torno de 1693.


2564- Francisco Cubas de Mendonça. Sertanista paulista, dos primeiros a minerar ouro nas Minas Gerais, antes de 1702, conseguindo extrair grande quantidade do precioso metal. Fal. em 1718 em S. Paulo (SP). Foi casado c. Ana de Ribeira da Luz, com quem teve os filhos: Gaspar Cubas Preto, Francisco Cubas Bueno, Lourenço de Siqueira Preto, Mariana Bueno, Maria de Ribeira Bueno, Sebastião Cubas Ferreira, Margarida de Siqueira e Ana de Ribeira.


2565- Ana de Ribeira da Luz. Fal. em 1741 em S. Paulo (SP).


2566- Miguel de Almeida Prado. Paulista, n. por volta de 1658. Bandeirante desde a adolescência, em 1681 encontrava-se no sertão à caça de índios. Exerceu na Câmara de São Paulo os cargos de Almotacel, em 1691, e de Vereador, em 1696. Com seus parentes da Família Camargo, mudou-se para Minas Gerais logo após os primeiros descobrimentos de ouro. N. em torno de 1658. Trocou o apelido do pai pelo da mãe. Fal. em 1700, em bandeira, no sertão de Itaverava, em Minas Gerais. C. c. sua parenta Maria Pimentel de Camargo em 1687, em S. Paulo (SP). Pais de: João da Cunha de Almeida, Mécia Ferreira de Almeida e Marcelino de Almeida e Camargo.


2567- Maria Pimentel de Camargo. Bat. a 01-SET-1654 em S. Paulo (SP), onde nasceu.


2568- Antônio Pinto de Magalhães. N. por volta de 1650 e faleceu antes de 1715. Casou em 12-SET-1679 em São Salvador do Moure, Felgueiras, Portugal, com margarida Francisca da Fonseca.


2569- Margarida Francisca da Fonseca. N. por volta de 1660. Faleceu em 26-MAI-1736 em São Salvador do Moure, Felgueiras, Portugal.


2570- Manoel Afonseca. N. em torno de 1670. Casou em 20-MAR-1697 em São Salvador do Moure, Felgueiras, Portugal, com Ângela Ribeira. Faleceu antes de 1715.


1571- Ângela Ribeira. N. por volta de 1680. Fal. em 25-DEZ-1739 em Moure, Felgueiras, Portugal.


2572- Cosme do Rego Barros. Cavaleiro da Ordem de Cristo. N. em Pernambuco, tendo falecido na Ibura. Teve vários filhos com sua esposa Isabel de Acha de Albuquerque.


2573- Isabel de Acha de Albuquerque. N. por volta de 1673 em Pernambuco (Borges da Fonseca informa, indevidamente, que seu batismo ocorreu em 18-NOV-1613, o que é inviável, diante da idade de seu filho Francisco do Rego Barros).


2574- Cap. Antônio Furquim da Luz. Paulista, n. em torno de 1654. Sertanista que tomou parte nos primeiros descobrimentos de ouro em Minas Gerais. Em 28-MAR-1711, recebeu sesmaria ao pé do Sumidouro, junto ao povoado mineiro que fundou e recebeu, em função disso, a denominação de Furquim. C. em 1681 em Santana do Parnaíba (SP) c. Mécia Vaz Pedroso. Pais de: Escolástica e Luzia Furquim, Estêvão Furquim de Moraes, Padre Antônio Furquim da Luz, Maria Furquim da Luz, Simplício Pedroso de Moraes, Luís Pedroso Furquim, Capitão Francisco Pedroso Xavier e Arcângela Furquim da Luz.


2575- Mécia Vaz Pedroso. N. em torno de 1659 em Santana do Parnaíba (SP). Fal. em 1739 em Itu (SP).


2824- Antônio Francisco Feio.


2825- Agostinha da Costa.


2826- Manoel Fialho. Fal. antes de 20-JUN-1697.


2827- Margarida Francisca. Fal. após 20-Jun-1697.


2840- Francisco Luís. N. e C. em Portugal.


2841- Maria Martins. N. em Portugal.


2842- Diogo Rodrigues. N. e C. em Portugal.


2843- Bárbara Goulart. N. em Portugal.


2844- João Gonçalves.


2845- Inês Correia.


2846- João Nunes (ou João Lourenço). C. em 27-JUN-1666 na Igreja de Nossa Senhora das Angústias, Ilha do Faial, Açores, Portugal, c. Madalena George. Pais de: Maria Nunes, Catarina Nunes, Manoel Lourenço Piloto e Antônio Nunes. Fal. entre 1675 e 1677.


2847- Madalena George. N. em torno de 1644. Enviuvando-se c. a morte de João Nunes, casou-se, em segundas núpcias, com Manoel Rodrigues Furtado (filho de Manoel Rodrigues e de Catarina Duarte), em 1-NOV-1677, na Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, Ilha do Faial, Açores, Portugal, onde fal. em 1-JUN-1722.


2860- Pedro de Almeida.


2861- Maria de Amorim.


2862- João Mendes de Leão. N. entre 1637 e 1641. Fal. em 28-SET-1700 no Rio de Janeiro (RJ). C. a primeira vez, por volta de 1669, c. Maria Vieira, a segunda vez, em torno de 1675, c. Susana da Silva, e a terceira vez, em 09-FEV-1688, no Rio de Janeiro (RJ), c. Francisca Correia de Sousa. Filhos: Margarida Vieira e Manoel Mendes de Leão (do 1º casamento), Micaela da Silva e José Mendes de Leão (do 2º casamento) e Feliciana (ou Juliana ?) Correia, Cônego José Mendes de Leão, Manoel, João e Luzia Correia da Silva (do 3º casamento).


2863- Francisca Correia de Sousa. N. entre 1666 e 1670 e fal. em 16-DEZ-1740, no Rio de Janeiro (RJ). C. em primeiras núpcias c. João Mendes de Leão e em segundas núpcias c. José da Silva Porto (fº de Manoel Ferreira de Sousa e de Catarina Correia).


2874- Antônio Vieira Dourado. N. em S. José de Oliveira, Arcebispado de Braga, Portugal. C. em 1692, em S. Paulo, c. Francisca de Moraes (ou Francisca de Macedo), com quem teve os filhos Antônio Vieira de Moraes e Francisca de Moraes. Atraído pelos primeiros descobrimentos de ouro em Minas Gerais, partiu para aquela região com a esposa e filhos, estabelecendo-se na Comarca do Rio das Mortes.


2875- Francisca de Moraes (ou Francisca de Macedo)6.


2876- Mateus Luís. Vide nº 140.


2877- Ana Garcia. Vide nº 141.


2888- Antônio Francisco Feio. V. nº 2824.


2889- Agostinha da Costa. V. nº 2825.


2890- Manoel Fialho. V. nº 2826.


2891- Margarida Francisca. V. nº 2827.


2926- Pedro Aires de Aguirre.


2927- Catarina Correia de Lemos.


2936- André de Fontes de Moraes. C. em 22-JAN-1646 nos Açores, Portugal.


2937- Margarida de Rezende.


2938- Antônio Vaz de Fontes.


2939- Maria Fernandes.


2940- João Gonçalves. V. nº 2844.


2941- Inês Correia. V. nº 2845.


2942- João Nunes. V. nº 2846.


2943- Madalena George. V. nº 2847.


2944- Cláudio Furquim da Luz. V. nº 2560.


2945- Isabel Pedroso. V. nº 2561.


2946- Gabriel Antunes de Campos. V. nº 2562.


2947- Isabel Ribeiro Ortiz de Camargo. V. nº 2563.


2948- Francisco Cubas de Mendonça. V. nº 2564.


2949- Ana de Ribeiro da Luz. V. nº 2565.


2950- Miguel de Almeida Prado. V. nº 2566.


2951- Maria Pimentel de Camargo. V. nº 2567.


2952- Manoel Teixeira. V. nº 2568.


2953- Maria Pinto de Magalhães. V. nº 2569.


2956- Cosme do Rego Barros. V. nº 2572.


2957- Isabel de Acha de Albuquerque. V. nº 2573.


2958- Antônio Furquim da Luz. V. nº 2574.


2959- Mécia Vaz Pedroso. V. nº 2575.





OS DÉCIMOS PRIMEIROS AVÓS:





4248- Manoel da Costa do Pinho. Fal. em 1653 em S. Paulo (SP).


4249- Antônia de Chaves.


4250- Capitão Gaspar de Godói Moreira. C. em primeiras núpcias em 1634, em São Paulo (SP), c. Ana de Alvarenga e em segundas núpcias c. Ana Lopes Moreira, esta fª de Gaspar Gonçalves Ordonho e de Ana Moreira. Filhos: Gaspar, Inácio e Baltazar de Godói Moreira, Ana Ribeiro de Alvarenga e Paula Moreira (do primeiro casamento) e Gaspar Gonçalves Moreira, Jorge Moreira de Godói, José de Godói, Padre Joaquim de Godói Moreira e Ana Moreira (do segundo casamento).


4251- Ana de Alvarenga.


4252- Salvador de Oliveira d Horta. C. c. Antônia Paes de Queiroz. Pais de: Catarina de Oliveira, Capitão Salvador de Oliveira Paes, Maria de Abreu, Francisco Paes de Oliveira Horta, Estêvão Raposo, Isabel e Rafael de Oliveira. Fal. Em 1669 no Brasil, com testamento.


4253- Antônia Paes de Queiroz. N. na Ilha de São Sebastião (SP). Casou-se duas vezes: a primeira c. Salvador de Oliveira d Horta e a segunda c. Mateus de Siqueira e Mendonça (fº de Antônio de Siqueira de Mendonça e de Ana Vidal; fal. em 1680 em São Paulo). Filhos oriundos do 2] casamento: Maria e Isabel Paes de Siqueira.


4254- Fernão Dias Paes. N. em S. Paulo (SP) por volta de 1609. Descobridor das esmeraldas e seu governador, foi cidadão que deixou seu nome gravado na História do Brasil por diversos feitos que o imortalizaram, principalmente pelo que representou na expansão geográfica de nosso País. Desde 1638, devassou regiões dos atuais Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, chegando até mesmo, segundo alguns autores, ao Uruguai. Uma de suas últimas entradas foi à Serra de Apucarana, nos sertões do Paraná, onde conquistou três tribos guaianás, trazendo-as para suas terras à margem do Rio Tietê, logo abaixo da Vila de Parnaíba, passando a ter em 1661, dessa forma, a administração de aldeia com cerca de quatro a cinco mil índios. Tendo recebido uma carta régia, datada de 21-SET-1664, recomendando-lhe prestasse todo auxílio possível a Agostinho Barbalho Bezerra em expedição para descobrimento de minas, resolveu, ele mesmo, procurar minas de prata e esmeraldas na região de Sabarabuçu. Com a patente que lhe foi dada de Governador das Esmeraldas, datada de 30-OUT-1672, e à custa de sua fazenda, Fernão Dias Paes, acompanhado de 674 homens e com mais de 64 anos de idade, partiu, em JUL-1674, para a descoberta da Sabarabuçu. Não é bem conhecida a rota da expedição, mas supõe-se que rumou para as cabeceiras do Rio das Velhas, vencendo a Serra da Mantiqueira, e passando por Paraopeba, Sumidouro do Rio das Velhas e Serro Frio. Não obtendo êxito na busca de minas de prata na Serra de Sabarabuçu, a bandeira entrou ainda mais pelo sertão. As dificuldades eram muitas, o que levou descontentes a conspirar contra Fernão Dias e tramar sua morte e a volta da bandeira a São Paulo. Presos os conspiradores, o 'Caçador de Esmeraldas' mandou enforcar o líder do movimento: José Dias Paes, seu filho natural. Sete anos decorridos, escrevia do sertão, a 27-MAR-1681, poucos dias antes de seu falecimento: '... deixo abertas cavas de esmeraldas, no mesmo morro donde as levou Marcos de Azeredo, já defunto, cousa que há de estimar-se em Portugal'. A morte do grande bandeirante deu-se às margens do Rio das Velhas, quando se recolhia para o Sumidouro, em busca de D. Rodrigo de Castelo Branco. Fernão Dias Paes morreu pensando ter descoberto esmeraldas, mas os ourives portugueses proclamaram o pequeno valor das pedras verdes, que seriam simples turmalinas. A fortuna que encontrara não existia, mas a decepção dos paulistas logo ia se transformar em vitória, pois membros da bandeira iriam, pouco depois, encontrar jazidas de ouro. Certidão do Padre Domingos Dias, Reitor do Colégio dos Jesuítas da Vila de São Paulo, define bem a personalidade de Fernão Dias Pais, ao dizer que 'foi um dos homens mais notáveis e principais desta capitania'. Os restos mortais do Governador das Esmeraldas foram levados para São Paulo (SP), onde foram sepultados no Mosteiro de São Bento, ali sendo guardados até os nossos dias. Do casamento c. Maria Garcia Betting originaram-se os seguintes filhos: Garcia Rodrigues Paes, Capitão-Mor Pedro Dias Leite, Custódia e Isabel Paes, Mariana Paes Leme, Catarina Dias Paes, Maria Leite e Lucrécia Leme da Silva.


4255- Maria Garcia Betting.


5120- Estêvão Furquim. Fal. em 1660 em S. Paulo (SP), onde foi celebrado o seu casamento c. Maria da Luz. Pais de: Luís Furquim, Estêvão Furquim Francês, Bernardo Furquim, Capitão Antônio Furquim da Luz, Cláudio Furquim da Luz, Ana Maria Furquim, Luzia Furquim e Maria Furquim.


5121- Maria da Luz. Fal. após 1660.


5122- Capitão Francisco Xavier Pedroso (ou Francisco Pedroso Xavier). N. em Santana do Parnaíba (SP). Cognominado o 'Herói de Vila Rica', por ter invadido e assolado essa redução paraguaia em 1676, à frente de numerosa bandeira, destruindo a povoação, fundada pelos padres jesuítas espanhóis entre os Rios Paraná e Uruguai e retornando com grande número de índios aprisionados e os mais riquíssimos despojos. Fal. a 19-JAN-1680 em Parnaíba (SP). Foi casado c. Maria Cardoso, com quem teve os seguintes filhos: Mécia Vaz Pedroso, Isabel, Catarina e Maria Cardoso, João Pedroso Xavier e o Capitão Simplício Pedroso Xavier.


5123- Maria Cardoso. Fal. em 1716, no Estado de S. Paulo.


5124- Antônio Antunes Maciel. Sertanista conhecedor das regiões limítrofes do Rio Paraguai, onde andou na segunda metade do Século XVII. Bat. em S. Paulo (SP) em 1649. Foi, por muitos anos, morador de Parnaíba, tendo, mais tarde, passado a morar em Itu (SP), onde fal. em 15-OUT-1725. C. em primeiras núpcias c. Ana de Campos e em segundas núpcias, em Itu em 1713, c. Josefa Paes de Siqueira. Com a 1ª mulher teve os filhos: Gabriel Antunes de Campos, João e José Antunes Maciel, Margarida Bicudo, Rosa de Campos, Mécia Cardoso de Campos, Maria Antunes e Felipe Antunes Maciel. Filhos com a 2ª esposa: Josefa Paes e João Antunes Paes.


5125- Ana de Campos. Fal. em 24-AGO-1713 em S. Paulo (SP).


5126- Estêvão Ortiz de Camargo. Fal. a 27-MAR-1731 em S. Paulo (SP). C. em 1693 em Santana do Parnaíba (SP) c. Maria Cardoso, com quem teve os filhos: Isabel Ribeiro Ortiz de Camargo, Arcângela Ortiz de Camargo, Maria Cardoso, Ana Maria de Camargo e José Ortiz de Camargo.


5127- Maria Cardoso. Fal. a 18-JUL-1737 em S. Paulo (SP).


5128- Capitão Gaspar Cubas Ferreira. Foi Juiz de Órfãos em São Paulo (SP). N. em torno de 1614. C. em 1639 em S. Paulo (SP) c. Margarida Rodrigues de Siqueira, com quem teve os filhos: Capitão Francisco Cubas de Mendonça, Gaspar Cubas Ferreira, Roque de Siqueira Cubas, Isabel Sobrinha e Antônio Cubas de Siqueira.


5129- Margarida Rodrigues de Siqueira.


5130- Sebastião Preto Moreira. N. em S. Paulo (SP), onde ocupou cargos do governo e fal. em 1696. C. c. Mariana Bueno, com quem teve: Inocêncio Preto Moreira, Maria Bueno, Ana de Ribeira da Luz e o Capitão Bartolomeu Preto Moreira.


5131- Mariana Bueno. Fal. em S. Paulo (SP) em 1687.


5132- João da Cunha Lobo. Fal. com testamento em 1681, em S. Paulo (SP). De seu casamento c. Felipa de Almeida Prado originaram-se os filhos Maria de Freitas, Ana e Isabel da Cunha, Catarina e Felipa de Almeida, João, Henrique e Miguel de Almeida Prado.


5133- Felipa de Almeida Prado.


5134- Marcelino de Camargo. Foi cidadão de respeito, que ocupou importantes cargos em seu tempo, entre os quais o de Juiz Ordinário de São Paulo, em 1646. C. em NOV-1639 em S. Paulo (SP) c. Mécia Ferreira Pimentel da Távora, com quem teve os filhos: João de Camargo Pimentel, Alcaide-Mor José de Camargo Pimentel, Capitão Francisco de Camargo Pimentel, Mariana de Camargo Pimentel, Maria e Isabel de Ribeira de Camargo, Mécia Ferreira de Távora, Gabriela Ortiz de Camargo, Maria de Camargo, Leonor Domingues de Camargo e Ana Maria de Camargo. Fal. a 16-JUN-1684 em Tremembé (SP).


5135- Mécia Ferreira Pimentel de Távora. Fal. em 1712 em S. Paulo (SP).


5144- Arnão de Holanda Barreto. N. em Pernambuco. Cavaleiro da Ordem de Cristo. Filhos oriundos de seu casamento c. Ana da Cunha Pereira: Cosme do Rego Barros, Pedro da Cunha Pereira, Maria Madalena da Cunha e Catarina da Cunha.


5145- Ana da Cunha Pereira.


5146- Romão Leitão de Albuquerque. N. em Olinda (PE). C. antes de ABR-1669 em Pernambuco. Filhos c. Leonor de Vedra: Bartolomeu Leitão de Albuquerque, Jorge, João e Gervásio Leitão, Inês e Antônia de Albuquerque, Isabel Acha d Albuquerque, Maria de Vedra de Albuquerque, Manoela Barbosa e Andresa Pires de Albuquerque.


5147- Leonor de Vedra. N. antes de 17-ABR-1659 em Pernambuco.


5148- Estêvão Furquim. Vide nº 5120.


5149- Maria da Luz. Vide nº 5121.


5150- Francisco Xavier Pedroso. Vide nº 5122.


5151- Maria Cardoso. Vide nº 5123.


5692- Manoel Lourenço. Fal. antes de 27.6.1666.


5693- Águeda Nunes. Fal. antes de 27.6.1666.


5694- Gaspar George. Já falecido em 27.6.1666.


5695- Catarina George. Fal. antes de 27.6.1666.


5726- Manoel Ferreira de Sousa. N. por volta de 1628. Fal. a 05-JAN-1690 no Rio de Janeiro (RJ). C. em 1658, aproximadamente, c. Catarina Correia. Pais de: Maria Correia, Antônio Correia de Sousa, Catarina Correia, Águeda, Francisca e João Correia de Sousa,


5727- Catarina Correia. N. entre 1638 e 1642 no Rio de Janeiro (RJ).


5750- Luís Porrate de Penedo. Teve c. Serafina de Moraes os seguintes filhos: Estanislau e Francisca de Moraes, Frei João Porrate Penedo e Luís Porrate Penedo.


5751- Serafina de Moraes. Fal. em S. Paulo (SP) antes de 1686. C. em primeiras núpcias c. o Capitão Francisco Barbosa de Aguiar e em segundas núpcias c. Luís Porrate de Penedo. Filho do 1º casamento: Sebastiana Barbosa de Aguiar.


5752- Francisco Luís. Vide nº 2840.


5753- Maria Martins. Vide nº 2841.


5754- Diogo Rodrigues. Vide nº 2842.


5755- Bárbara Goulart. Vide nº 2843.


5874- Jorge de Rezende.


5875- Catarina de Freitas.


5884- Manoel Lourenço. V. nº 5692.


5885- Águeda Nunes. V. nº 5693.


5886- Gaspar George. V. nº 5694.


5887- Catarina George. V. nº 5695.


5888- Estêvão Furquim. V. nº 5120.


5889- Maria da Luz. V. nº 5121.


5890- Francisco Pedroso Xavier. V. nº 5122.


5891- Maria Cardoso. V. nº 5123.


5892- Antônio Antunes Maciel. V. nº 5124.


5893- Ana de Campos. V. nº 5125.


5894- Estêvão Ortiz de Camargo. V. nº 5126.


5895- Maria Cardoso. V. nº 5127.


5896- Gaspar Cubas Ferreira. V. nº 5128.


5897- Margarida Rodrigues de Siqueira. V. nº 5129.


5898- Sebastião Preto Moreira. V. nº 5130.


5899- Mariana Bueno. V. nº 5131.


5900- João da Cunha Lobo. V. nº 5132.


5901- Felipa de Almeida Prado. V. nº 5133.


5902- Marcelino de Camargo. V. nº 5134.


5903- Mécia Ferreira Pimentel de Távora. V. nº 5135.


5906- Paulo de Vabo Coelho. V. nº 5138.


5907- Escolástica Teixeira. V. nº 5139.


5912- Arnão de Holanda Barreto. V. nº 5144.


5913- Ana da Cunha Pereira. V. nº 5145.


5914- Romão Leitão de Albuquerque. V. nº 5146.


5915- Leonor de Vedra. V. nº 5147.


5916- Estêvão Furquim. V. nº 5148.


5917- Maria da Luz. V. nº 5149.


5918- Francisco Pedroso Xavier. V. nº 5122.


5919- Maria Cardoso. V. nº 5123.





OS DÉCIMOS SEGUNDOS AVÓS:





8496- Belquior da Costa.


8497- Isabel Rodrigues.


8498- Domingos Dias.


8499- Clara Diniz.


8500- Baltazar de Godói.


8501- Paula Moreira.


8502- Pedro Silva.


8503- Ana de Alvarenga. Fal. em 1644.


8504- Rafael de Oliveira. Fal. em 1648 em S. Paulo (SP).


8505- Catarina de Figueiredo d Horta. N. em Setúbal, Portugal. Fal. em 1621 em S. Paulo (SP).


8506- Gaspar Picam. N. em Santos (SP).


8607- Catarina de Oliveira Cotrim.


8508- Pedro Dias Paes Leme. N. em S. Paulo (SP), onde fal. em 1633.


8509- Maria Leite. N. em S. Paulo (SP), onde fal. em 1670.


8510- Garcia Rodrigues Velho. Fal. em S. Paulo (SP) em 1671.


8511- Maria Betting.


10240- Cláudio Furquim Francês. N. em Nanci, Lorena, França. Em 1610 possuía uma loja de fazenda em S. Paulo (SP), onde C. em primeiras núpcias c. Maria da Silva (fal. em 1616). Em segundas núpcias Cláudio casou-se, após 1616, c. Maria Pedroso e em terceiras núpcias c. Ana Maria de Camargo. Filhos: Isabel da Silva (do primeiro matrimônio), Estêvão Furquim e Baltazar Furquim (do segundo casamento) e Cláudio Furquim de Camargo, José Ortiz de Camargo e Leonor Domingues (do terceiro enlace).


10241- Maria Pedroso.


10242- Bernardo da Mota. N. na Bahia. Passou para São Paulo, onde foi sertanista, tendo figurado na expedição de Francisco Bueno dirigida, em 1637, ao sertão do Taquari, no sul do Brasil. Fal. em 1646 em S. Paulo (SP). Com Maria da Vitória teve os filhos Gervásio da Mota da Vitória, José, Roque e Manoel da Vitória, Maria da Luz, Sebastiana da Vitória, João da Mota, Catarina e Ana Antunes.


10243- Maria da Vitória. Fal. em 1657 em S. Paulo (SP).


10244- João Pedroso de Moraes. Sertanista que, desde 1623, caçava nativos nas regiões do sul brasileiro. Cognominado 'Terror dos Índios'. C. duas vezes: a primeira c. Maria de Lima e a segunda c. Isabel Correia. Filhos: João Pedroso de Moraes, Francisco e José Pedroso Xavier, Ana de Lima, Maria do Rosário e Antônio Pedroso de Lima (do 1º casamento) e Capitão Pantaleão Pedroso Baião, Luzia e Desidério Pedroso (do 2º casamento).


10245- Maria de Lima. Fal. em 1627, em S. Paulo (SP).


10246- Cristóvão da Cunha de Unhate. Fal. em 1664 em S. Paulo (SP). Foi casado c. Mécia Vaz Cardoso, com quem teve: Catarina de Unhate, Gaspar Vaz da Cunha, Capitão João Vaz Cardoso, Maria Vaz da Cunha, Maria da Cunha, Maria Cardoso, Cristóvão da Cunha, Francisco da Cunha Vaz, Francisca Cardoso, Domingas da Cunha e Ana Vaz da Cunha.


10247- Mécia Vaz Cardoso.


10248- Gabriel Antunes Maciel. Com Mécia Cardoso teve os filhos: João e Gabriel Antunes Maciel, Maria da Luz Cardoso e Antônio Antunes Maciel. Fal. em 1649, em Santos (SP), com testamento.


10249- Mécia Cardoso. C. em primeiras núpcias c. Gabriel Antunes Maciel e em segundas núpcias, antes de 1659, c. Francisco da Fonseca Aranha. Teve com o 2º esposo os filhos: Isabel Cardoso, Margarida Cardoso da Fonseca, Francisca Cardoso e Salvador da Fonseca.


10250- Nuno de Campos Bicudo. C. em 1693 em Itu (SP) c. Maria Pires da Silva.


10251- Maria Pires da Silva. N. em Atibaia (SP).


10252- José Ortiz de Camargo. Paulista. Exerceu vários cargos públicos na Vila de São Paulo. Como sertanista, fez uma entrada, iniciada em São Paulo em fevereiro de 1662, para sertão não identificado. Fal. em 1698 em S. Paulo (SP). C. c. Isabel de Ribeira. Pais de: Estêvão Ortiz de Camargo, Padre Félix Nabo de Camargo e Bernarda Ortiz de Camargo e outros dois filhos.


10253- Isabel de Ribeira.


10254- Francisco Pedroso Xavier. V. nº 5122.


10255- Maria Cardoso. V. nº 5123.


10256- Gaspar Cubas. N. em Santos (SP) por volta de 1571. Foi ouvido em 2-NOV-1627 no processo de canonização do Padre José de Anchieta. Juiz Ordinário em S. Paulo (SP) em 1599. Fal. em 1648, em S. Paulo (SP). C. c. Isabel Sobrinha, com quem teve os filhos: Capitão Francisco, Isabel, Maria Madalena, Francisca, Ana e Catarina Cubas e Capitão Gaspar Cubas Ferreira


10257- Isabel Sobrinha (ou Isabel Anes). Fal. em 1619 em S. Paulo (SP).


10258- Lourenço de Siqueira de Mendonça. N. em Santos (SP). C. c. Margarida Rodrigues. Pais de: Catarina de Siqueira de Mendonça, Antônio de Siqueira Mendonça, Garcia de Mendonça, Lourenço de Siqueira de Mendonça, Manoel de Siqueira e Mendonça, Maria de Siqueira, Margarida Rodrigues de Siqueira, Vitória de Siqueira de Mendonça, Vicente e Francisco de Siqueira. Fal. com testamento em S. Paulo (SP) em 1633.


10259- Margarida Rodrigues. Fal. em São Paulo (SP) em 1635.


10260- Inocêncio Preto. N. em Portugal em 1585. C. cerca de 1608 c. Maria Moreira. Em 1637 obteve uma sesmaria nas terras devolutas do sertão do rio Preto. Deve ter feito entradas no sertão, pois no seu inventário foram arroladas algumas correntes de ferro para conduzir escravos, uma delas com quinze colares. Teve com a esposa os seguintes filhos: Antônio Preto, Pedro Álvares Cabral, Inácio Preto, Sebastião Preto Moreira, Maria Antunes e Luzia Moreira. Fal. com testamento, em torno de 1647, em S. Paulo (SP).


10261- Maria Moreira.


10262- Amador Bueno de Ribeira, o Aclamado. Capitão-Mor e Ouvidor da Capitania de S. Vicente, a quem os paulistas de origem espanhola aclamaram rei em 1º-ABR-1641, em São Paulo (SP), fato considerado como o primeiro movimento nativista em terras americanas. Amador Bueno recusou a honra, declarando-se leal vassalo de D. João IV, Rei de Portugal. N. entre 1571 e 1581 e fal. entre 1646 e 1650. C. c. Bernarda Luís, com quem teve os filhos: Catarina de Ribeira, Amador Bueno (o Moço), Antônio Bueno, Isabel de Ribeira, Maria Bueno de Ribeira, Ana de Ribeira, Diogo, Bartolomeu e Mariana Bueno e Francisco Bueno Luís.


10263- Bernarda Luís.


10264- Capitão Henrique da Cunha Gago, o Moço. Paulista. em torno de 1593. Esteve no sertão na bandeira de Francisco Bueno, que destruiu missões jesuíticas no Rio Grande do Sul, em 1637. N. em torno de 1593. Fal. em 1665 em S. Paulo (SP). C. em primeiras núpcias c. Maria de Freitas e em segundas núpcias c. Maria Vaz Cardoso. Filhos: Henrique da Cunha Gago, Antônio e Isabel da Cunha, João da Cunha Lobo, Manoel e Mécia da Cunha Gago, Ana da Cunha e Salvador da Cunha Lobo (do 1º casamento) e Antônio e Manoel da Cunha Cardoso, Mariana e Ana Maria da Cunha, Francisca Cardoso e Isabel Fernandes (do 2º casamento).


10265- Maria de Freitas. C. em primeiras núpcias c. João de Barros e em segundas núpcias c. Henrique da Cunha Gago. Fal. em 1629 em S. Paulo (SP).


10266- Miguel de Almeida de Miranda. N. em Cascais, Distrito de Lisboa, Portugal. Bandeirante. Foi grande sertanista, tendo tomado parte na bandeira de João Pereira de Sousa Botafogo, ao Sapucaí, em 1596, tendo conseguido colocar sob sua administração grande número de índios aprisionados nessas entradas. Tomou o partido dos Pires contra os Camargos, nas célebres lutas havidas entre essas poderosas famílias, comentadas no livro 'Lutas de Famílias no Brasil', de Luís de Aguiar Costa Pinto. Foi da governança da terra de São Paulo. Possuía fazendas de cultura e de criação de gados bovino e eqüino. C. em São Paulo (SP) c. Maria do Prado. Pais de: Catarina de Almeida, Marta de Miranda, Ana de Almeida Prado, Felipa e Úrsula de Almeida, Maria da Assunção, Salvador de Miranda, Frei Miguel de Miranda, Diogo, Antônio e Francisco de Almeida e Ana de Almeida. Fal. em 1659 em São Paulo (SP).


10267- Maria do Prado. Fal. em 1670 em S. Paulo (SP).


10268- Jusepe de Camargo. N. em Castrogeriz, Castela. Veio para o Brasil na última parte do Século XVI. Foi pessoa de autoridade e respeito em São Paulo, onde ocupou o cargo de Juiz Ordinário em 1611. José Gonçalves Salvador registra em seu livro 'Os Cristãos-Novos, Povoamento e Conquista do Solo Brasileiro', sua suspeita de que Jusepe era cristão-novo. C. em S. Paulo (SP) c. Leonor Domingues. Pais de: Capitão Fernão de Camargo, José Ortiz de Camargo, Capitão Francisco de Camargo, Jerônimo de Camargo, Gabriela Ortiz de Camargo, Mariana e Ana Maria de Camargo. Fal. antes de 1630.


10269- Leonor Domingues. Fal. em 1630 em S. Paulo (SP).


10270- João Ferreira Pimentel de Távora (ou João Fernandes Pimentel). N. na Freguesia de Alverca do Ribatejo (orago: São Pedro), Concelho de Vila Franca de Xira, Distrito de Lisboa, Portugal. Felgueiras Gaio informa que seu casamento ocorreu no Rio de Janeiro (RJ). Segundo Silva Leme, ocupou honrosos cargos no governo de São Paulo. Com sua esposa Maria de Ribeira teve dois filhos: Pedro da Rocha Pimentel e Mécia Ferreira Pimentel de Távora. Fal. em 1625.


10271- Maria de Ribeira.


10288- Arnão de Holanda Barreto. N. em Olinda (PE). Foi Senhor do Engenho de São João da Mata. Fal. após 1645 em Pernambuco, onde C. c. Luzia Pessoa. Pais de: Luís e Cosme do Rego Barros, Arnão de Holanda Barreto, André de Barros Rego, Pedro Velho Barreto, Madalena e Joana de Góes, Maria e Mônica Pessoa e Brites de Góes.


10289- Luzia Pessoa. N. em Olinda (PE). Fal. a 15-DEZ-1654 (ou 15-SET-1655) em S. Lourenço de Muribara, Pernambuco.


10290- Pedro da Cunha Pereira. N. em Pernambuco. Serviu como Vereador da Câmara de Olinda no ano de 1649 e foi Juiz Ordinário no ano de 1652. Teve foro de Moço Fidalgo. Com Catarina Bezerra teve os filhos João, Leonor e Ana da Cunha Pereira, Catarina Bezerra da Cunha, Mariana da Cunha Pereira, João da Cunha Pereira e Cosma Bezerra da Cunha.


10291- Catarina Bezerra.


10292- Bartolomeu Leitão de Albuquerque. C. c. Andresa Peres. Pais de: Romão Leitão de Albuquerque e Potenciana Barbosa.


10293- Andresa Peres


10294- Albert Gerhard Wedda. N. na Alemanha. Citado por Borges da Fonseca como Capitão Alberto Geraldo Veda ou Alberto Geravão de Vedra. É mencionado no livro 'Memorável Viagem Marítima e Terrestre ao Brasil', de Nieuhoff, como Capitão Albert Gerritsz Wedda, então a serviço dos holandeses (passou para o lado dos pernambucanos em 1645, juntamente com Diederick van Hoogstraeten e Kaspar von der Ley). C. em Pernambuco c. Isabel de Acha.


10295- Isabel de Acha. N. em Pernambuco.


10296- Cláudio Furquim Francês. V. nº 10240.


10297- Maria Pedroso. V. nº 10241.


10298- Bernardo da Mota. V. nº 10242.


10299- Maria da Vitória. V. nº 10243.


10300- João Pedroso de Moraes. V. nº 10244.


10301- Maria de Lima. V. nº 10245.


10302- Cristóvão da Cunha de Unhate. V. nº 10246.


10303- Mécia Vaz Cardoso. V. nº 10247.


11500- Jean Porrat (no Brasil: João Porrate). N. em Bordéus, na França. Filhos c. Francisca Penedo: Luís, Pedro Porrate de Penedo e, possivelmente, José Porrate de Penedo.


11501- Francisca Penedo. N. em La Laguna, Ilha de Tenerife, Arquipélago das Canárias.


11502- Víttore Antonio De Castronuovo (no Brasil: Vítor Antônio de Castro Novo). N. em Castronuovo, Reino de Nápoles. Fal. em 1658 em S. Paulo (SP). C. c. Sebastiana Ribeiro de Moraes, com quem teve os filhos: Serafina e Maria de Moraes, Catarina Ribeiro de Moraes e o Capitão Francisco Ribeiro de Moraes.


11503- Sebastiana Ribeiro de Moraes.


11776- Cláudio Furquim Francês. V. nº 10240.


11777- Maria Pedroso. V. nº 10241.


11778- Bernardo da Mota. V. nº 10242.


11779- Maria da Vitória. V. nº 10243.


11780- João Pedroso de Moraes. V. nº 10244.


11781- Maria de Lima. V. nº 10245.


11782- Cristóvão da Cunha de Unhate. V. nº 10246.


11783- Mécia Vaz Cardoso. V. nº 10247.


11784- Gabriel Antunes Maciel. V. nº 10248.


11785- Mécia Cardoso. V. nº 10249.


11786- Nuno de Campos Bicudo. V. nº 10250.


11787- Maria Pires da Silva. V. nº 10251.


11788- José Ortiz de Camargo. V. nº 10252.


11789- Isabel de Ribeira. V. nº 10253.


11790- Francisco Pedroso Xavier. V. nº 5122.


11791- Maria Cardoso. V. nº 5123.


11792- Gaspar Cubas. V. nº 10256.


11793- Isabel Anes. V. nº 10257.


11794- Lourenço Siqueira de Mendonça. V. nº 10258.


11795- Margarida Rodrigues. V. nº 10259.


11796- Inocêncio Preto. V. nº 10260.


11797- Maria Moreira. V. nº 10261.


11798- Amador Bueno de Ribeira. V. nº 10262.


11799- Bernarda Luís. V. nº 10263.


11800- Henrique da Cunha Gago. V. nº 10264.


11801- Maria de Freitas. V. nº 10265.


11802- Miguel de Almeida de Miranda. V. nº 10266.


11803- Maria do Prado. V. nº 10267.


11804- Jusepe de Camargo. V. nº 10268.


11805- Leonor Domingues. V. nº 10269.


11806- João Ferreira Pimentel de Távora. V. nº 10270.


11807- Maria de Ribeira. V. nº 10271.


11812- Sebastião de Vabo Coelho. V. nº 10276.


11813- Felipa Ferraz. V. nº 10277.


11814- Antônio de Teixeira. V. nº 10278.


11815- Ana Pinto de Magalhães. V. nº 10279.


11824- Arnão de Holanda Barreto. V. nº 10288.


11825- Luzia Pessoa. V. nº 10289.


11826- Pedro da Cunha Pereira. V. nº 10290.


11827- Catarina Bezerra. V. nº 10291.


11828- Bartolomeu Leitão de Albuquerque. V. nº 10292.


11829- Andresa Peres. V. nº 10293.


11830- Albert Gerhard Wedda. V. nº 10294.


11831- Isabel de Acha. V. nº 10295.


11832- Cláudio Furquim Francês. V. nº 10240.


11833- Maria Pedroso. V. nº 10241.


11834- Bernardo da Mota. V. nº 10242.


11835- Maria da Vitória. V. nº 10243.


11836- João Pedroso de Moraes. V. nº 10244.


11837- Maria de Lima. V. nº 10245.


11838- Cristóvão da Cunha de Unhate. V. nº 10246.


11839- Mécia Vaz Cardoso. V. nº 10247





OS DÉCIMOS TERCEIROS AVÓS:





16996- Domingos Dias. N. na Freguesia de Vimeiro (orago: São Miguel), Concelho de Lourinhã, Distrito de Lisboa, Portugal. C. em Portugal, pois já veio para o Brasil casado c. Mariana de Chaves. Aqui chegou logo após a fundação de São Vicente, onde exerceu cargos na respectiva Câmara, inclusive o de almotacel em 1580. Tomou parte, em 1585, na expedição de Jerônimo Leitão a Paranaguá, contra os índios carijós.


16997- Mariana de Chaves. N. em Portugal.


16998- Cristóvão Diniz.


16999- Maria Camacho.


17002- Jorge Moreira. V. nº 7170.


17003- Isabel Velho. V. nº 7171.


17006- Antônio Rodrigues de Alvarenga. N. em Lamego, Distrito de Viseu, Portugal. Passou, a serviço do Rei, a ser um dos primeiros povoadores da Vila de S. Vicente, fundada em 1531 pelo Donatário Martim Afonso de Sousa, por concessão de D. João III. De S. Vicente passou para S. Paulo, conseguindo ali, por sua distinção, o respeito e veneração de todos. Foi proprietário, por mercê do Donatário, do Ofício de Tabelião do Judicial e Notas de São Paulo. Fal. a 14-SET-1614 em S. Paulo (SP), deixando testamento. C. em S. Vicente (SP) c. Ana Ribeiro. Pais de: Maria Pedroso, Inês Monteiro, Francisco de Alvarenga, Luís Monteiro, Estêvão Ribeiro de Alvarenga, Ana de Alvarenga, Antônio Pedroso de Alvarenga, Frei Bento, Tomásia de Alvarenga, Maria Rodrigues de Alvarenga e Jerônimo de Alvarenga.


17007- Ana Ribeiro. Silva Leme, em seu 'Genealogia Paulistana', informa que seu nascimento se deu no Porto, Portugal. Tal informação não guarda consonância com depoimentos de Ana Ribeiro constantes do processo de canonização do Padre José de Anchieta, publicados na Revista da ASBRAP nº 3, onde é dito que seu nascimento ocorreu na Vila de São Vicente (SP) em torno de 15608. Fal. a 23-OUT-1647 em S. Paulo (SP) com testamento, tendo sido sepultada na capela-mor da igreja dos carmelitas, em jazigo próprio.


17009- Maria Gonçalves.


17010- Nuno Alves d Horta. N. em Setúbal, Portugal. C. c. Ana de Carvalho, com quem teve os seguintes filhos: Baltazar de Figueiredo d Horta, Diogo Alves de Figueiredo d Horta, Gaspar Alves de Figueiredo d Horta, Isabel (freira em Évora), Luísa Alves d Horta e Catarina de Figueiredo d Horta.


17011- Ana de Carvalho.


17012- Gaspar Fernandes Palha. N. em Funchal, Ilha da Madeira, Portugal. Descendente de Rui Vaz de Almada, que recebeu do rei o apelido de Palha, juntamente com as armas.


17013- Antônia Requeixo de Peralta.


17016- Fernão Dias Paes. N. em Abrantes, Distrito de Santarém, Portugal. Em 1585, acompanhou Jerônimo Leitão a Paranaguá e em 1590 seguiu-o pelo Vale do Rio Tietê, combatendo tupiniquins hostis. Exerceu cargos do governo da Vila de São Paulo (SP). C. em S. Vicente (SP) c. Lucrécia Leme, com quem teve os filhos: Isabel Paes, Leonor Leme, Fernão Dias Paes Leme, Maria Leme, Pedro Dias Paes Leme, Luzia Leme e Luís Dias Leme. Fal. em 05-OUT-1605 em S. Paulo (SP).


17017- Lucrécia Leme. Fal. em São Paulo (SP) em 01-JUL-1641.


17018- Pascoal Leite Furtado. N. na Ilha de Santa Maria, Açores, Portugal. Foi fidalgo de linhagem. Veio para o Brasil em 1591 c. D. Francisco de Sousa, nosso 7º Governador-Geral, e quando este delegado régio determinou a entrada de João Pereira de Sousa Botafogo, da Bahia o acompanhou Pascoal, em 1595, até a Vila de São Paulo, onde exerceu os cargos de Almotacel (em 1597) e de Vereador (em 1602). Acompanhou D. Francisco de Sousa em todas as diligências de sertão feitas pelo Governador. Tomou parte, também, nas entradas de Botafogo ao Sapucaí (em 1596) e na de Nicolau Barreto ao Guairá (em 1602). C. em São Paulo (SP) c. Isabel do Prado. Pais de: Isabel do Prado, Pascoal Leite Furtado, Úrsula Pedroso, Potência, Maria e Páscoa Leite e João Leite Furtado. Fal. em São Paulo, na Fazenda dos Pinheiros (de sua propriedade), em 4-MAI-1614, com testamento.


17019- Isabel do Prado. N. em S. Vicente (SP). Fal. em 1668 em São Paulo (SP).


17020- Garcia Rodrigues Velho. Paulista. Tomou parte em várias entradas ao sertão e muito se salientou na luta dos Pires e Camargos. Fal. em 1671 em S. Paulo (SP).


17021- Maria Betting.


17022- Geraldo Betting. N. em Drusbruch, Ducado de Guelder, Alemanha. Veio para São Paulo em 1609, com o Governador Francisco de Sousa, para construir engenhos de ferro na Capitania. Participou de várias entradas, inclusive de algumas dirigidas ao Araçoiaba, ao Jaraguã e a Ibituruna. C. em S. Paulo (SP) c. Custódia Dias.


17023- Custódia Dias. N. em S. Vicente (SP).


20480- Estêvão Furquim. N. em Lorena, França. C. em S. Paulo (SP) c. Susana Moreira. Foi o mais antigo membro da Família Furquim encontrado em São Paulo.


20481- Susana Moreira. C. em primeiras núpcias c. Estêvão Furquim e em segundas núpcias com o Governador Pedro Álvares Cabral.


20486- Bartolomeu Rodrigues. C. no Brasil c. Maria Lucas, Pais de: Ana Rodrigues, Maria da Vitória e Domingas Antunes. Fal. com testamento em 1610 em S. Paulo (SP).


20487- Maria Lucas. C. em primeiras núpcias c. Bartolomeu Rodrigues e em segundas núpcias c. Gaspar de Pinha. Fal. em 1635 em S. Paulo (SP).


20488- Pantaleão Pedroso Baião Parente. N. em Portugal. C. em S. Paulo (SP). Com Ana de Moraes D Antas teve os filhos: Maria de Moraes e João Pedroso de Moraes.


20489- Ana de Moraes D Antas. N. em S. Paulo (SP), onde fal. em 1616. C. em primeiras núpcias c. Pantaleão Pedroso Baião Parente e em segundas núpcias c. Francisco Velho. Filhos oriundos do segundo casamento: Padre Manoel de Moraes e Capitão Francisco Velho de Moraes.


20490- João da Costa Lima, o Mirinhão. Fal. em 1639 em S. Paulo (SP) com testamento. Do casamento c. Inês Camacho originaram-se os seguintes filhos: João, Ana, Isabel, Maria e Simão da Costa, Maria de Lima, Páscoa e Álvaro da Costa e Margarida de Lima.


20491- Inês Camacho. Fal. em 1623 em S. Paulo (SP), com testamento. Foi casada em primeiras núpcias c. Francisco Teixeira (fal. em 1594) e em segundas núpcias c. João da Costa Lima. Com o primeiro esposo teve os filhos: Padre Antônio Teixeira, Domingos e Francisco Teixeira e um outro filho não identificado.


20492- Henrique da Cunha Gago, o Velho. N. em torno de 1560 em S. Vicente (SP), passando a residir em Piratininga. Como sertanista, andou à procura de ouro na companhia de Afonso Sardinha, o Moço, de cuja bandeira também tomou parte em 1598, no sertão de Jeticaí, à caça do gentio. Participou da jornada de Nicolau Barreto ao Guairá em 1602, chegando a chefiar uma entrada. Fal. no sertão dos 'Carijós', tendo feito testamento em 18-NOV-1623. C. três vezes: a primeira c. Isabel Fernandes, a segunda c. Catarina de Unhate e a terceira c. Maria de Pina. Filhos: Capitão Henrique da Cunha Gago, João Gago da Cunha, e Manoel da Cunha Gago (do 1º casamento), Cristóvão da Cunha de Unhate, Antônio da Cunha Gago, Francisco e Maria da Cunha e Felipa da Cunha Gago (do 2º casamento).


20493- Catarina de Unhate. Fal. em 1613.


20494- Gaspar Vaz Guedes. N. no Estado do Espírito Santo. Em 1628, acompanhou Antônio Raposo Tavares na sua entrada ao Guairá (região situada no antigo território do Paraguai, que abrangia a quase totalidade do atual Estado do Paraná). Considerado o fundador de Mogi das Cruzes (SP). C. em São Paulo (SP) c. Francisca Cardoso.


20495- Francisca Cardoso. Fal. em 1611 em S. Paulo (SP).


20496- Antônio Antunes. N. entre 1550 e 1569 em Viana do Castelo, Portugal. Fal. em torno de 1612 em S. Paulo. Foi casado c. Maria Maciel.


20497- Maria Maciel. N. entre 1560 e 1573 em Viana do Minho, Portugal. C. em S. Paulo (SP) em 1587.


20498- Antônio Lourenço. C. em primeiras núpcias c. Mariana de Chaves (fal. em 1615) e em segundas núpcias com Isabel Cardoso. Filhos: Maria Leme de Chaves, Antônia e Ana de Chaves e Domingos Luís Leme (com a 1ª mulher) e Antônio Lourenço Cardoso, Antônio Cardoso, Manoel Cardoso, Gaspar Vaz Cardoso, Capitão Feliciano Cardoso, Mécia e Francisca Cardoso e Ana Maria da Luz. Fal. Antônio Lourenço em S. Paulo (SP) em 1658.


20499- Isabel Cardoso. Fal. em 1661 em S. Paulo (SP).


20500- Felipe de Campos Banderborg. N. em Portugal. Alistou-se como soldado voluntário e veio para o Rio de Janeiro, de onde passou para São Paulo (SP), onde chegou a Capitão e foi muito estimado por sua civilidade, cortesia e boa instrução, tendo ocupado honrosos cargos no Governo da Cidade. Fal. em Santana do Parnaíba (SP) em 1681, com testamento. Do casamento c. Margarida Bicudo, celebrado em S. Paulo em 1643, teve os filhos: Felipe, Estanislau, Manoel e Francisco de Campos, José, Bernardino e Nuno de Campos Bicudo, Ana de Campos, Maria de Campos Bicudo, Antônio, Isabel e Margarida de Campos.


20501- Margarida Bicudo. Fal. em 1708 em Parnaíba (SP).


20502- Antônio Pedroso de Barros. Fal. em S. Paulo (SP) em 1677.


20503- Maria Leite da Silva. N. por volta de 1653 em S. Paulo (SP). Fal. em 1728 em Santo Amaro (SP).


20504- Cláudio Furquim Francês. N. em Nanci, Lorena, França. Em 1610 possuía uma loja de fazenda em S. Paulo (SP), onde C. em primeiras núpcias c. Maria da Silva (fal. em 1616). Em segundas núpcias Cláudio casou-se, após 1616, c. Maria Pedroso e em terceiras núpcias c. Ana Maria de Camargo. Filhos: Isabel da Silva (do primeiro matrimônio), Estêvão Furquim e Baltazar Furquim (do segundo casamento) e Cláudio Furquim de Camargo, José Ortiz de Camargo e Leonor Domingues (do terceiro enlace).


20505- Ana Maria de Camargo.


20506- Jerônimo Bueno. N. em S. Paulo, tendo exercido honrosos cargos nessa vila. Bandeirante, tomou parte na bandeira do Guairá em 1628, seguiu na expedição ao Itatim em 1633 e foi imediato de seu irmão Francisco Bueno na bandeira ao Tape no período de 1637 a 1639. Em 1644, como Capitão-Mor da tropa, penetrou o sertão à procura dos índios bacãs, possivelmente bacareís, nas margens do Rio Paraguai, perecendo nas mãos do inimigo (como registrado no Cartório de Órfãos de S. Paulo, Maço 1º de Inventários, Letra H). C. c. Clara Parente, com quem teve: Maria, Bartolomeu e Jerônimo Bueno, Isabel de Ribeira e Mécia Bueno de Ribeira.


20507- Clara Parente. N. em S. Paulo (SP).


20508- João Pedroso de Moraes. V. nº 10244.


20509- Maria de Lima. V. nº 10245.


20510- Cristóvão da Cunha de Unhate. V. nº 10246.


20511- Mécia Vaz Coutinho. V. nº 10247.


20512- Diogo Gonçalves Ferreira. N. no Porto, Portugal.


20513- Francisca Cubas. N. em Santos (SP).


20514- Joane Anes Sobrinho. N. em Portugal. Segundo Silva Leme, era de conhecida nobreza em Portugal. Casou-se duas vezes, sendo as segundas núpcias c. Isabel Duarte. Veio de Portugal acompanhado de três filhas, que aqui bem casaram. Fal. em S. Paulo (SP).


20515- Isabel Duarte.


20520- Antônio Preto. N. em Portugal. Veio em 1562 para o Brasil, estabelecendo-se na Capitania de São Vicente. Em 1575, era Juiz Ordinário em São Paulo (SP). De 1575 a 1601 exerceu cargos nas Câmara da Vila de Piratininga, inclusive os de almotacel e vereador. Em 1585 tomou parte na entrada do Capitão-Mor Jerônimo Leitão a Paranaguá. Em 1592, foi contrário à entrega das aldeias de índios à administração dos jesuítas. Em 1593, já alegava ser homem velho. Faleceu antes de 16-MAI-1609. Não foi encontrado o nome da esposa, trazida de Portugal. Pais de: Domingas Antunes e uma outra filha casada com João Sobrinho, Francisco e Felipe Preto. Carvalho Franco, em artigo publicado na Revista Genealógica Latina nº 2, informa que alguns dos filhos que lhe foram atribuídos por Silva Leme eram, na verdade, de outro Antônio Preto que veio para o Brasil na armada de Diogo Flores de Valdez entre 1582 e 1583.


20522- Pedro Álvares Cabral. N. na Ilha de S. Miguel, Portugal. Pelejou na África, onde recebeu uma cutilada do inimigo que lhe deixou uma cicatriz no rosto. Descendente da Casa de Belmonte, à qual pertenceu o seu homônimo que descobriu o Brasil. Foi Governador da Capitania de S. Vicente. Na pág. 284 do livro 'Dona Joaquina de Pompéu', de Coriolano Pinto Ribeiro e Jacinto Guimarães, este Pedro Álvares Cabral é citado como irmão mais velho do descobridor do Brasil, cujo nome seria Pedro Álvares de Gouveia (o almirante português teria passado a assinar Pedro Álvares Cabral após a morte do irmão). O autor não encontrou nos compêndios genealógicos por ele consultados nada que possa confirmar tal afirmação, que lhe parece incorreta em função das épocas distintas em que viveram os dois ilustres membros da Família Cabral (Inocêncio Preto, genro do Governador da Capitania de S. Vicente, faleceu em 1648, não podendo o seu sogro, portanto, ter nascido em 1467, ano em que veio ao mundo o nosso descobridor). Filhos c. Susana Moreira: Maria Moreira, Branca Cabral, Capitão Pedro Álvares Moreira Cabral, Inês Pedroso, Ana Cabral, Capitão João Moreira e Isabel de Pedrosa. Nº 6266 da árvore de costado do General Nicanor Porto Virmond (CAPÍTULO L).


20523- Susana Moreira. Vide nº 3585.


20524- Bartolomeu Bueno de Ribeira. N. em Sevilha, Espanha. Em 1582, veio para o Brasil, em companhia de seu pai, na armada de Diogo Flores de Valdez, na qualidade de carpinteiro. Foi pessoa muito estimada por sua nobreza e elevadas qualidades morais. Exerceu diversos cargos públicos na Vila de S. Paulo, inclusive a de Aferidor em 1588, de Almotacel em 1591 e de Vereador em 1616. Pedro Taques informa que Bartolomeu foi Juiz Ordinário e de Órfãos em 1622, mas Francisco de Assis Carvalho Franco, em artigo publicado na Revista Genealógica Brasileira nº 5, revela que foi o filho com o mesmo nome que teve tal encargo em 1621, mesmo porque o pai era analfabeto, não possuindo, portanto, as condições necessárias para o exercício das funções de um juiz. Em 1620, 1623, 1624 e 1629 teve votos para vereador, mas não chegou a ser eleito. Para José Gonçalves Salvador, autor de 'Os Cristãos-Novos - Povoamento e Conquista do Solo Brasileiro (1530-1680), Bartolomeu era portador da seiva hebréia, originando-se o apelido Bueno da forma primitiva Boino, utilizada na Espanha e Portugal por diversos judeus. C. em S. Paulo (SP) em 4-AGO-1590 c. Maria Pires, com quem teve os filhos: Amador, Francisco, Bartolomeu e Jerônimo Bueno, Maria, Mécia e Isabel de Ribeira.


20525- Maria Pires.


20526- Domingos Luís, o Carvoeiro. N. em Marinhota, Freguesia de Carvoeiro (orago: Santa Maria), Concelho e Distrito de Viana do Castelo, Portugal. Cavaleiro Professo da Ordem de Cristo. Cidadão influente de São Paulo (SP), Domingos Luís foi nomeado Capitão dos Índios em 1563 e Procurador do Concelho em 1575. Por volta de 1579, fundou a Capela de Nossa Senhora da Luz, no Bairro do Ipiranga, onde residia, transferindo-a, mais tarde, para o Sítio do Guará ou Guarepe, no Bairro da Luz. Em 1603, essa capela foi transferida para o lugar onde hoje existe o Recolhimento da Luz, fundado em fins de 1773 por Helena Maria do Espírito Santo, religiosa do Convento de Santa Teresa. Possuía terras no Ipiranga e, em 1594, era proprietário dos primeiros sobrados cobertos de telhas da Vila de São Paulo. Foi Vereador de São Paulo em 1596 e em 1607. C. em São Paulo (SP) em primeiras núpcias c. Ana Camacho e em segundas núpcias c. Branca Cabral (viúva de Simão da Costa). Com a 1ª esposa, Domingos teve os seguintes filhos: Inês Camacho, Leonor Domingues, Domingas e Bernarda Luís, Domingos Luís, o 'Moço', Antônio Lourenço e Miguel Luís. Fal. por volta de 1613 em São Paulo (SP).


20527- Ana Camacho. Fal. em 1613, com testamento, em S. Paulo (SP), onde há um logradouro com o seu nome.


20528- Henrique da Cunha Gago. V. nº 20492.


20529- Isabel Fernandes. V. nº 20493.


20530- Cap. Sebastião de Freitas. N. em torno de 1565 em Lagoa, Comarca de Silves, Distrito de Faro, Província do Algarve, Portugal. Cavaleiro Fidalgo da Casa Real Portuguesa. Foi provedor da Santa Casa de Misericórdia na cidade onde nasceu. Em 1591, passou de Portugal para a Bahia como soldado da Companhia do Capitão Gabriel Soares de Sousa, encarregado de acompanhar o Governador-Geral Francisco de Sousa em expedições destinadas ao descobrimento de minas de prata no Brasil. Da Bahia passou para S. Paulo (SP), onde C. em 1592 c. Maria Pedroso, com quem teve os filhos: Isabel, Maria, Catarina e Mécia de Freitas, Ana Ribeiro, João de Freitas e Antônio Pedroso de Freitas. Em 1594, acompanhou o Capitão Jorge Correia ao sertão em guerra contra os gentios de Mogi que cercavam a Vila de S. Paulo. Em 1595, acompanhou, com seus escravos, o Capitão Jerônimo Pereira de Sousa em nova guerra contra o inimigo gentio. Pelos serviços prestados, foi armado Cavaleiro por D. Francisco de Sousa em 1600, em São Paulo, onde foi pessoa de respeito, autoridade e estima, tendo sempre as rédeas do governo local. Em 2-JAN-1604, recebeu 'terras de sesmaria para fazer suas roças', conforme carta de Pedro Vaz de Barros, Governador da Capitania de São Vicente, publicada na publicação 'Sesmarias' (Vol. I). Em 1606, recebeu de Jerônimo Correia Souto Maior, Capitão-Mor Governador da Capitania, em nome do Donatário Lopo de Sousa, a patente de Capitão da Gente de Piratininga do Campo de São Paulo, para com ela combater os inimigos da Vila. Em 1628, tomou parte na bandeira de Antônio Raposo Tavares ao Guairá. Fal. em sua fazenda em Juqueri (SP) em 1644.


20531- Maria Pedroso, ou Maria Pedrosa ou, ainda, Maria Pedroso de Alvarenga. Segundo o inventário de seu filho João de Freitas, aberto em 1655, o Juiz de Órfãos Simão de Toledo atribuiu a Maria a responsabilidade de cuidar de duas filhas bastardas e mamelucas daquele sertanista (Inês e Isabel), apartando-as do mal e aproximando-as do bem.


20534- João do Prado. N. em Olivença, Alentejo, Portugal. Descendente de família nobre, veio para o Brasil em 1530, na armada de Martim Afonso de Sousa. C. em S. Vicente (SP) c. Felipa Vicente, com quem teve os seguintes filhos: Isabel, Helena, Domingos, João e Catarina do Prado, Felipa Vicente do Prado, Maria, Martim, Pedro, Ana Maria e Clara do Prado. Realizou muitas entradas pelo sertão à procura de índios. Cidadão de grande relevo em São Paulo, exerceu diversos cargos na Câmara, inclusive o de juiz ordinário no período de 1588 a 1592. Fal. em FEV-1597 quando acompanhava o Capitão-Mor João de Sousa Botafogo em entrada que buscava minerais na Serra Sabarabuçu.


20535- Felipa Vicente. N. em Portugal. Fal. em 1627 em S. Vicente (SP).


20536- Francisco de Camargo. C. em Castela.


20537- Gabriela Ortiz. N. em Castela.


20538- Domingos Luís. V. nº 20526.


20539- Ana Camacho. V. nº 20527.


20540- Vicente da Rocha Pimentel. Foi Fidalgo da Casa Real. Possuía casa bem abastecida em Ribatejo, com criados, cavalos e armas. C. c. Mécia (ou Maria) Ferreira da Távora, com quem teve os filhos: João Fernandes Pimentel, Pedro da Rocha Pimentel, Luís de Távora, Mécia Ferreira e Susana Henriques.


20541- Maria Ferreira da Távora (ou Mécia Ferreira da Távora).


20542- Bartolomeu Bueno de Ribeira. V. nº 20524.


20543- Maria Pires. V. nº 20525.


20576- Luís do Rego Barros. N. em Viana, Portugal. Serviu na Câmara de Olinda (PE), onde era o Juiz Ordinário mais velho no ano de 1536. Aí casou-se c. Inês de Góes, com quem teve os filhos: Francisco do Rego de Barros, João Velho Barreto, Pedro Velho do Rego, Arnão de Holanda Barreto, Frei Francisco Capucho, Brites e Violante de Barros, Bartolomeu e Luís do Rego. Faleceu em Olinda em 10-ABR-1612, sem fazer testamento, tendo sido sepultado na Igreja Matriz do Salvador.


20577- Inês de Góes. N. após 1550. Fal. a 24-NOV-1612 (ou 24-FEV-1612) em Olinda (PE). Nº 14513 da árvore de costado de Waldir Gonçalves de Bitencourt Pereira (CAPÍTULO XXXIX).


20578- Pedro Afonso Duro. N. em Évora, Portugal. Foi padrinho de batismo de Domingos Fernandes Calabar7 em 15-MAR-1610 em Olinda (PE). C. c. Madalena Gonçalves. Pais de: Antônio, Manoel e Diogo Fernandes Pessoa, Inês e Maria Barrosa, Luzia e Mônica Pessoa.


20579- Madalena Gonçalves. N. em Olinda (PE). Fal. antes de 19-ABR-1649.


20580- Pedro da Cunha de Andrade. Moço Fidalgo da Casa Real. N. em Lisboa, Portugal. Viveu em Pernambuco, tendo estado na Índia no ano de 1590. Em 1630, era Coronel de um dos dois terços da Ordenança que haviam em Olinda (PE) e seu termo. C. em Pernambuco em primeiras núpcias c. Ana de Vasconcelos e em segundas núpcias c. Cosma Fróis (fª de Diogo Gomes Fróis). Filhos: Manuel da Cunha e Pedro da Cunha Pereira (do primeiro casamento) e Rui Gonçalves de Andrada, Joana da Cunha e Cosma da Cunha (do segundo casamento).


20581- Ana de Vasconcelos (ou Ana de Holanda).


20582- Antônio Bezerra Barriga. N. em Viana, Portugal. Pertencia à Casa dos Morgados de Paredes.


20583- Isabel Lopes de Freitas.


20584- Jorge Leitão de Albuquerque. Fal. a 06-ABR-1617 em Olinda (PE), tendo sido enterrado na Capela de Santo Antônio de Paratibe. Com Madalena Barbosa teve os filhos: Frei Pedro de Albuquerque, Padre Gonçalo Leitão de Albuquerque, Paulo, Bartolomeu, Jorge e João Leitão de Albuquerque, Luísa de Albuquerque.


20585- Madalena Barbosa.


20586- Jacob Peters (citado por Borges da Fonseca como Jaques Peres). N. na Alemanha. Radicado em Pernambuco na segunda metade do Século XVI. Com uma mestiça ou mameluca teve quatro filhas: Isabel Soares, Andresa Peres, Catarina Peres e a esposa de André de Albuquerque Melo, cujo prenome não foi localizado pelo autor.


20587- Uma mestiça ou mameluca de nome desconhecido. Foi escrava de Brites de Albuquerque, esposa de Duarte Coelho, o 1º Donatário da Capitania Hereditária de Pernambuco.


20590- Manoel Lopes. N. em Lisboa, Portugal.


20591- Leonor de Acha. N. em Lisboa, Portugal.


20592- Estêvão Furquim. Vide nº 20480.


20593- Susana Moreira. Vide nº 20481.


20598- Bartolomeu Rodrigues. V. nº 20486.


20599- Maria Lucas. V. nº 20487.


20600- Pantaleão Pedroso Baião Parente. Vide nº 20488.


20601- Ana de Moraes D Antas. Vide nº 20489.


20602- João da Costa Lima, o Mirinhão. Vide nº 20490.


20603- Inês Camacho. Vide nº 20491.


20604- Henrique da Cunha Gago, o Velho. Vide nº 20492.


20605- Catarina de Unhate. Vide nº 20493.


20606- Gaspar Vaz Guedes. Vide nº 20494.


20607- Francisca Cardoso. Vide nº 20495.


23002- Diogo Penedo.


23003- Margarida Jorge.


23004- Renato De Castronuovo (no Brasil: Renato de Castro Novo).


23005- Loaisa.


23006- Francisco Ribeiro. N. em S. Paulo (SP). Tomou parte na bandeira de Nicolau Barreto, ao Guairá, em 1602. Residiu no Bairro da Mooca e foi possuidor de grande número de índios administrados das tribos temiminós, maramomis e carijós. Fal. em 1615 na bandeira do Capitão-Mor Lázaro da Costa, que se destinava ao sertão dos 'Carijós'. Com Maria de Moraes, com quem foi casado, teve os filhos: Capitão-Mor Antônio Ribeiro de Moraes, Padre Francisco Ribeiro, Padre Manoel Pedroso, Ana Pedroso e Sebastiana Ribeiro.


23007- Maria de Moraes. N. em S. Paulo (SP), onde fal. em 1663. C. em primeiras núpcias c. Francisco Ribeiro e em segundas núpcias c. Domingos de Abreu Pereira (fal. em 1625 em São Paulo). Filho do segundo matrimônio: Padre Domingos de Abreu.


23552- Estêvão Furquim. V. nº 20480.


23553- Susana Moreira. V. nº 20481.


23558- Bartolomeu Rodrigues. V. nº 20486.


23559- Maria Lucas. V. nº 20487.


23560- Pantaleão Pedroso Baião Parente. Vide nº 20488.


23561- Ana de Moraes D Antas. Vide nº 20489.


23562- João da Costa Lima. V. nº 20490.


23563- Inês Camacho. V. nº 20491.


23564- Henrique da Cunha Gago, o Velho. V. nº 20492.


23565- Catarina de Unhate. V. nº 20493.


23566- Gaspar Vaz Guedes. V. nº 20494.


23567- Francisca Cardoso. V. nº 20495.


23568- Antônio Antunes. V. nº 20496.


23569- Maria Maciel. V. nº 20497.


23570- Antônio Lourenço.


23571- Isabel Cardoso. Fal. em S. Paulo (SP) em 1661.


23572- Felipe de Campos Banderborg. V. nº 20500.


23573- Margarida Bicudo. V. nº 20501.


23574- Antônio Pedroso de Barros. V. nº 20502.


23575- Maria Leite da Silva. V. nº 20503.


23576- Cláudio Furquim Francês. V. nº 20504.


23577- Ana Maria de Camargo. V. nº 20505.


23578- Jerônimo Bueno. V. nº 20506.


23579- Clara Parente. V. nº 20507.


23580- João Pedroso de Moraes. Vide nº 20508.


23581- Maria de Lima. Vide nº 20509.


23582- Cristóvão da Cunha de Unhate. Vide nº 20510.


23583- Mécia Vaz Cardoso. Vide nº 20511.


23584- Diogo Gonçalves Ferreira. V. nº 20512.


23585- Francisca Cubas. V. nº 20513.


23586- Joane Anes Sobrinho. V. nº 20514.


23587- Isabel Duarte. V. nº 20515.


23592- Antônio Preto. V. nº 20520.


23594- Pedro Álvares Cabral. V. nº 20522.


23595- Susana Moreira. V. nº 20523.


23596- Bartolomeu Bueno de Ribeira. V. nº 20524.


23597- Maria Pires. V. nº 20525.


23598- Domingos Luís, o Carvoeiro. V. nº 20526.


23599- Ana Camacho. V. nº 20527.


23600- Henrique da Cunha Gago. V. nº 20492.


23601- Isabel Fernandes. V. nº 20493.


23602- Cap. Sebastião de Freitas. V. nº 20530.


23603- Maria Pedroso, ou Maria Pedrosa ou, ainda, Maria Pedroso de Alvarenga. V. nº 20531.


23606- João do Prado. V. nº 20524.


23607- Felipa Vicente. V. nº 20525.


23608- Francisco de Camargo. V. nº 20526.


23609- Gabriela Ortiz. V. nº 20527.


23610- Domingos Luís. V. nº 20528.


23611- Ana Camacho. V. nº 20529.


23612- Vicente da Rocha Pimentel. V. nº 20540.


23613- Maria Ferreira da Távora (ou Mécia Ferreira da Távora). V. nº 20541.


23614- Bartolomeu Bueno de Ribeira. V. nº 20524.


23615- Maria Pires. V. nº 20525.


23624- Miguel de Vabo. V. nº 20552.


23626- Baltazar Luís de Sousa. V. nº 20554.


23627- Felipa Ferraz. V. nº 20555.


23630- Gregório de Magalhães de Azevedo. V. nº 20558.


23631- Ana Coelho. V. nº 20559.


23648- Luís do Rego Barros. V. nº 20576.


23649- Inês de Góes. V. nº 20577.


23650- Pedro Afonso Duro. V. nº 20578.


23651- Madalena Gonçalves. V. nº 20579.


23652- Pedro da Cunha de Andrade. V. nº 20580.


23653- Ana de Vasconcelos. V. nº 20581.


23654- Antônio Bezerra Barriga. V. nº 20582.


23855- Isabel Lopes. V. nº 20583.


23656- Jorge Leitão de Albuquerque. V. nº 20584.


23657- Madalena Barbosa. V. nº 20585.


23658- Jacob Peters. V. nº 20586.


23659- Uma mestiça ou mameluca. V. nº 20587.


23662- Manoel Lopes. V. nº 20590.


23663- Leonor de Acha. V. nº 20591.


23664- Estêvão Furquim. V. nº 20480.


23665- Susana Moreira. V. nº 20481.


23670- Bartolomeu Rodrigues. V. nº 20486.


23671- Maria Lucas. V. nº 20487.


23672- Pantaleão Pedroso Baião Parentes. V. nº 20488.


23673- Ana de Moraes d Antas. V. nº 20489.


23674- João da Costa Lima. V. nº 20490.


23675- Inês Camacho. V. nº 20491.


23676- Henrique da Cunha Gago. V. nº 20492.


23677- Catarina de Unhate. V. nº 20493.


23678- Gaspar Vaz Guedes. V. nº 20494.


23679- Francisca Cardoso. V. nº 20495.





Nota: Os dados contidos neste ensaio foram extraídos das seguintes fontes: fontes arquivísticas: apontamentos do autor, de José Batista de Alvarenga Coelho, de Douglas Fazzolato, de Hudson Carrano, de José Augusto da Costa e Silva, do Monsenhor José do Patrocínio Lefort, de Nilza Cantoni e de Francisco Tomasco de Albuquerque; carta de 27-JAN-1991 da Sra. Leyde Moraes Guimarães; Cartórios do 1º e 2º Ofícios do Fórum de Leopoldina (MG); cópia de trabalho de Saulo Soares de Almeida com o registro de casamentos realizados na Matriz de Nossa Senhora do Pilar de São João del Rei (MG), guardado no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro; Fundo Cartorial do Museu Regional de São João del Rei (MG); Livro de Registro de Sepultamentos no Cemitério de Recreio (MG), arquivado na Prefeitura daquele Município; microfilmes da Biblioteca Genealógica da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e processos matrimoniais e 'De Genere et Moribus' do Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana (MG); fontes bibliográficas: 'A Família Reiff', trabalho inédito de Francisco Tomasco de Albuquerque; 'A Freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Carrancas e sua História', de Marta Amato; 'Algumas Notas Genealógicas', de


João Mendes de Almeida; Almanaques Laemmert das décadas de 40 e 50 do Século XIX; 'Anais do Museu Histórico Nacional' (Vol. XIV); 'Armorial Lusitano', obra preparada sob a coordenação de Afonso Eduardo Martins Züquete; 'As Três Ilhoas', de José Guimarães; 'Bento Pinto de Magalhães e sua Descendência', de José Batista de Alvarenga Coelho; 'Brasil Genealógico' (Tomo III - Fascículo nº 1); 'Catálogo de Sesmarias de Minas Gerais' (publicado na 'Revista do Arquivo Público Mineiro' - Ano XXXVII); 'Catálogo Genealógico das Principais Famílias que Procederam de Albuquerques e Cavalcantis em Pernambuco e Caramurus na Bahia', do Frei Antônio de Santa Maria Jaboatão; 'Dicionário Etimológico de Nomes e Sobrenomes', do Professor Rosário Farâni Mansur Guérios; 'Dicionário das Famílias Brasileiras', de Carlos Barata e Cunha Bueno; 'D. Pedro - Jornada a Minas Gerais em 1822', de Eduardo Canabrava Barreiros; 'E eles também cresceram e se multiplicaram ...', de José Ribeiro do Vale; 'Efemérides de São João del Rei', de Sebastião de Oliveira Cintra; 'Encontro com os Ancestrais', de Pedro Wilson Carrano Albuquerque; 'Família Vidal Leite Ribeiro', de Armando Vidal Leite Ribeiro; 'Genealogia Mineira', de Artur Vieira de Rezende e Silva; 'Genealogia Paulistana', de Luís Gonzaga da Silva Leme; 'História Antiga das Minas Gerais', de Diogo de Vasconcelos; 'História de Minas e Memórias de Nogueira da Gama', de Pedro Calmon; 'Informações Históricas sobre São Paulo no Século de sua Fundação', de Edite Porchat; 'Nobiliarquia Paulistana Histórica e Genealógica', de Pedro Taques de Almeida Paes Leme; 'Nobiliarquia Pernambucana', de Antônio José Vitoriano Borges da Fonseca; 'Nobiliário da Ilha da Madeira', de Henrique Henriques de Noronha; 'Nobiliário de Famílias de Portugal', de Manuel José da Costa Felgueiras Gaio; 'O Brasil no sangue', artigo de Marta Mamede Batalha publicado no exemplar nº 107 da revista 'Canal Wxtra'; 'Os Cristãos-Novos, Povoamento e Conquista do Solo Brasileiro (1530-1680)', de José Gonçalves Salvador; 'Primeiras Famílias do Rio de Janeiro', de Carlos Grandmasson Rheingantz; 'Repertório das Cartas de Brasão de Armas' (Tomo I, Fascículo nº 2), de Carlos Eduardo de Almeida Barata; 'Revista da ASBRAP' (Vols. nºs. 3 e 4); 'Revista Genealógica Brasileira' (Vol. nº 5); 'Revista Genealógica Latina' (Volume nº 20); 'Sesmarias' (Vol. I), publicação oficial do Arquivo do Estado de São Paulo; 'Uma Linhagem Sul Rio-Grandense: os Antunes Maciel', de J. F. de Assunção Santos; '20 Gerações de João Ramalho e Bartira, seus Descendentes Mineiros de Andrelândia e Outras Grandes Famílias', de Laerte M. Magno Ribeiro, e 'Vital Brazil, Mineiro da Campanha', de Lael Vital Brazil; artigo 'Thiago Lacerda vem ao aniversário do avô', publicado no jonal 'Voz da Cidade', de Recreio (MG), edição de julho/agosto de 2001..


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui