Usina de Letras
Usina de Letras
21 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63346 )
Cartas ( 21354)
Contos (13304)
Cordel (10362)
Crônicas (22580)
Discursos (3249)
Ensaios - (10719)
Erótico (13598)
Frases (51870)
Humor (20199)
Infantil (5632)
Infanto Juvenil (4973)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141350)
Redação (3362)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1968)
Textos Religiosos/Sermões (6370)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Lançamento do vol. XI da Revista do IHG de S. João del-Rei -- 07/05/2006 - 15:34 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
É com muita satisfação que apresento o décimo primeiro volume da Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei, publicação relativa ao mandato da presidência 2003/2005.
Com 260 páginas e algumas ilustrações, a Revista funciona como porta-voz do Instituto e suporte para os debates que ocupam, de modo continuado, os corações e as mentes dos integrantes e amigos da nossa entidade.
Nas suas páginas constam produções variadas, versando sobre temas históricos, biográficos, genealógicos, folclóricos, patrimoniais, artísticos, religiosos, cívicos, filosóficos, dentre outros...
A intenção dos que nela escreveram é a de expor algumas contribuições históricas úteis e acuradas, sobre variados assuntos da nossa terra, num momento em que ainda lembramos os 300 anos da existência do Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar, núcleo habitacional que deu origem a esta cidade, comemorados oficialmente entre dezembro de 2004-2005.
Com esta publicação a presidência do IHG cumpre uma de suas metas e continua a demonstrar preocupação com a continuidade das suas publicações periódicas, o que vem ocorrendo desde 1973, quando foi editado o primeiro exemplar da sua Revista.
O objetivo, como sempre, é fazer com que as pesquisas e produções nelas contidas ultrapassem as paredes do sodalício e provoquem nos leitores as tão necessárias reflexões sobre os acontecimentos históricos desta terra.
Como exemplo recente relembro a caminhada empreendida em 2004, pelo confrade Murilo Geraldo de Souza Cabral, que percorreu mais de 400 km, de Taubaté-SP até a nossa cidade, sob os auspícios do nosso Instituto Histórico e Geográfico, com o apoio da Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei e da Prefeitura Municipal de Taubaté. Foi sob a égide daquela caminhada e o suor daquele caminhante que aqui chegou em 08 de dezembro que abrimos as comemorações do tricentenário do Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar, saga que justificou a apoteótica imagem que ilustra a capa da Revista.
Em seus 21 artigos escritos com profundidade, os autores adotaram uma postura crítica própria, sem contudo se perderem em irresponsáveis divagações. As revistas do IHG de São João del-Rei, desde o seu primeiro volume, tendem a facilitar para todos a compreensão da história são-joanense, proporcionando uma formidável viagem investigativa ao teor dos fatos, respeitando fontes documentais e a verdade dos episódios que ocorreram nesta terra e se apresentam como testemunhos esclarecedores das nossas muitas dúvidas.
Acredito que em todos os momentos da vida estamos desenvolvendo o intelecto e estimulando a nossa existência, o que nos proporciona a absorção de um volume expressivo de experiências cumulativas e evolutivas.
Assim, atuando como importantes atores desse imenso palco chamado mundo, onde já aconteceu, acontece e acontecerá tanta coisa, haveremos de continuar sempre atentos e tentando colaborar com os registros historiográficos desta abençoada terra são-joanense. Muito obrigado!

(Pronunciamento feito na sede do Instituto Histórico e Geográfico - Rua Santa Teresa, 127 - Centro - 36300 114 - São João del-Rei - MG - na noite de 01 de maio de 2006)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui