Usina de Letras
Usina de Letras
103 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63313 )
Cartas ( 21350)
Contos (13303)
Cordel (10362)
Crônicas (22579)
Discursos (3249)
Ensaios - (10706)
Erótico (13595)
Frases (51843)
Humor (20195)
Infantil (5626)
Infanto Juvenil (4965)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141340)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1968)
Textos Religiosos/Sermões (6366)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Preconceito ou Despeito? -- 18/02/2005 - 16:53 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

SEVERINO. DOS MALES, O MENOR.
(Por Domingos Oliveira Medeiros)

Preconceito, despeito ou interesses prejudicados. Não pode haver outra explicação. Antes das eleições, ninguém dava ouvidos ao deputado Severino. Nas entrevistas, o clima irônico e jocoso acentuava a descrença. Até que o jogo chegou ao seu final e Severino deu de goleada na seleção de arrogância e de pretensão dos adversários: transformar a casa do povo na casa da mãe Joana.

Hoje, Severino ocupa o terceiro cargo mais importante da República. Eleito por larga maioria. Mas a imprensa, de modo geral, parece que faz ouvidos de mercador, diante dos fatos, concentrando suas baterias para o aumento salarial dos parlamentares; promessa de campanha do deputado Severino. Como se o deputado fosse o único a prometer reajustes de vencimentos. E como se esta promessa fosse a única feita pelo parlamentar.

Não se dá notícias, por exemplo, de que o deputado Severino não concorda com o excesso de medidas provisórias, posto que engessa e enfraquece o Poder Legislativo; e é contrário aos termos da MP 232, que aumenta em cerca de 10% a carga tributária das empresas prestadoras de serviços.

Até a sua condição de pouca escolaridade e de católico fervoroso, tem motivado críticas, com ênfase em relação ao aborto, ao homossexualismo e questões afins, inseridas na doutrina da religião que professa o deputado Severino. Posições, aliás, coerentes com as da Igreja Católica.

Nada foi dito acerca do caráter e do comportamento do Severino. Como cidadão e no exercício parlamentar, durante décadas de atividade política. Não se conhece, contra o deputado, registro de recebimento de propina de bicheiro; nem de seu envolvimento com o caso do placar eletrônico da Câmara; tampouco que seu nome conste de listas de escândalos como o do orçamento”, da CPI do Banestado e outros do âmbito do Executivo: Previdência Social, SUDENE, SUDAM, DNER, Vampiros, Gafanhotos e tantos outros.

O alvo preferido das críticas resume-se na promessa de aumento de salários. Aliás, no limite proposto pelo presidente do STF. Poderíamos esperar para ver em que condições esta promessa se efetivará. Se a medida implicar maior rigor no exercício das funções parlamentares, e ocasionar melhora no desempenho da Câmara, não vejo problema. Gasta-se muito mais para angariar aliados e aprovar projetos nem sempre benéficos à população. Sem contar com os milhões de reais que são desviados no trajeto para os beneficiários de programas sociais do governo; e também, em relação aos bilhões de dólares que estão em paraísos fiscais, enquanto as investigações são arquivadas, como sempre, fora de ordem, para que nunca mais sejam encontradas.

Gasta-se muito mais com o pagamento do serviço da dívida pública cujo montante, em janeiro deste ano, atingiu o patamar de R$ 826 bilhões. Enquanto o Banco Central continua aumentando a taxa Selic, agora em 18,75%, decisão que elevou o endividamento do governo em R$2,3 bilhões. Honestidade de propósitos na hora de criticar e oferecer sugestões é o que se espera de todos. Afinal de contas, ninguém é perfeito. E, dos males, é preferível, sempre, o menor.

18 de fevereiro de 2005
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui