Hoje, 15 de Outubro, comemora-se o dia do Professor, ofício já chamado de Profissão Perigo. Ouso chamá-lo de Profissão Amor. Diante de tantos obstáculos e muitos desalentos, há quem se ache desanimado quase a esmorecer. No entanto, a vocação e o talento ajuda-o a se reerguer e ver a necessidade de continuar.
E assim segue-se cotidianamente vencendo os desafios, criando, realizando, professorando.
E colhe-se finalmente os frutos: o aprendizado do educando, o reconhecimento, as alegrias. E, até mesmo, os delicados agrados da data de hoje: o abraço, a homenagem, a música, as flores, o beijo e as palavras.
Tenho guardado no decorrer dos anos os bilhetes, as cartinhas daqueles alunos que quiseram colocar seu reconhecimento no papel e também os gestos, os sorrisos, os olhares e os afetos daqueles que optaram por demonstrar apenas, sem palavras.
Aproveito para deixar aqui alguns e-mails que recebo deles através da Usina de letras
Mensagem referente ao texto MUDANDO DE VIDA - Cartas.
”prô achei super 10 eu também vou arrumar um emprego por vc ter me ajudado em português!!hehe...prô te amo no fundo do meu coração!!”
6ª série
Mensagem referente ao texto SER MESTRE (ao Dia do Professor) - Poesias.
”Você está redigindo muito bem!!! Continue escrevendo...sou muito grata por você ser minha professora!!!”
7ª série
Mensagem referente ao texto O LADRÃO DE CARROS - Crônicas.
”OI,PROFESSORA!
ADOREI SEUS TEXTOS,PARABÉNS!VOCê É UMA ÓTIMA ESCRITORA E PROFESSORA”
6ª série
Creio que cada professor no dia de hoje pode fazer um balanço dos louros da vitória e perceber que a recompensa maior é essa. A conquista do coração dos nossos alunos. Não só pela nossa simpatia, mas pelo trabalho sério que fazemos com eles.
Aos meus colegas desejo força, empenho e coragem para continuar e aos meus alunos ofereço a minha gratidão por tornarem a minha profissão possível.