PULVERIZAÇÃO DE RECURSOS
(Por Domingos Oliveira Medeiros)
PENSANDO BEM. Mais de TRINTA ministérios, e um MONTE de secretarias, comissões -e outras penduricalhos administrativos -, é uma estrutura pesada, onerosa, ineficiente e improdutiva. Ideal, apenas, para acomodar amigos, militantes e cabos eleitorais. Há evidente superposição de tarefas; que resulta num imenso desperdício de recursos. Recursos de toda ordem: humanos, financeiros, físicos, materiais, de tempo, éticos e morais. Afora as dificuldades de ordem gerencial para levar a contento, as funções de supervisão, coordenação, fiscalização, acompanhamento, controle e execução das ações governamentais.
Francamente, o PT está cada dia mais estranho. Irreconhecível. Consegue desagradar a todos: seja da situação, sejam lideranças e fundadores do partido, aliados políticos, empresários do setor produtivo, servidores públicos e população, de modo geral.
Deixe jeito, somos forçados a concluir: até mesmo um por cento de realizações, conforme pretensão confidenciada por Lula, chega a ser uma meta dificílima de se atingir. Até porque, quatro anos de governo é muito pouco tempo para quem não sabe o que fazer. Mesmo que o presidente e seus assessores deixassem de viajar tanto para o exterior.
25 de outubro de 2003 (publicado em Artigos, também).