Deu na pesquisa realizada para o Correio Braziliense, pelo Instituto Vox Populi, que próximo presidente da república precisa, antes de qualquer outra coisa, ser honesto, que tenha real capacidade para governar, seja sincero, traga desenvolvimento e progresso - mesmo com alguma inflação - e mostre empenho para melhorar a situação da população mais pobre.
Ter vontade política e habilidade para resolver os problemas mais graves do país, que seriam, nesta ordem: saúde pública, desemprego, violência urbana e corrupção. E tem de querer mudar. Quase tudo do que aí está sendo feito.
Segundo o resultado das pesquisas, Ciro Gomes é o que reúne melhores condições para cumprir todas estas necessidades. Os itens da pesquisa demonstram claramente isto. Em todos eles, comparando os mais votados, Ciro e Lula, o Ciro Gomes obteve sempre a maior pontuação, a saber: (sempre Ciro em relação à Lula ) - Honestidade: 36 a 30; capacidade para governar: 59 a 22; sinceridade: 41 a 30; capacidade para trazer progresso e desenvolvimento: 44 a 23; Empenho para melhorar a situação dos mais pobres: 32 a 44; O mais trabalhador: 65 a 50; Visão de futuro: 59 a 31; Confiabilidade: 37 a 26; Brigar pelos direitos do Brasil: 47 a 45; Realizador: 53 a 26; Preparo para governar: 58 a 19. FONTE: Instituto Vox Populi, Correio Braziliense de 23 de julho de 2002, página o6, “Tema do Dia”.
Para mim não foi nenhuma novidade. A novidade é que eles pensavam que o Ciro não chegaria lá.