Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63348 )
Cartas ( 21354)
Contos (13304)
Cordel (10362)
Crônicas (22580)
Discursos (3249)
Ensaios - (10720)
Erótico (13598)
Frases (51872)
Humor (20199)
Infantil (5632)
Infanto Juvenil (4973)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141350)
Redação (3362)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1968)
Textos Religiosos/Sermões (6371)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->A difícil convivência humana -- 10/08/2000 - 20:57 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A DIFíCIL CONVIVÊNCIA HUMANA
Roberto Corrêa
Nos tempos atuais, a convivência humana se encontra bastante difícil. Também, todos os fatores que contribuem para acirrar a animosidade entre os homens parecem andar à solta e aqueles outros que lhes seriam benéficos são desprezados e até escorraçados. O convívio humano se assemelha ao de círculos não idênticos ou à mistura do azeite à água . Jamais se interpenetram. As gerações mais velhas penduraram as chuteiras antes do tempo e deixaram a moçada dominar. E agora, não podem mais reclamar. A inversão está consolidada e devido o crescimento das chamadas religiões evangélicas, os mais novos estão , inclusive , dando a bênção para os mais velhos...
Os mais novos assumindo as posições de mando puseram os mais velhos de escanteio e , até em reuniões familiares, se nota que os idosos são postos de lado, dificilmente participando das conversações dos grupos de idade inferior. Na verdade são desprezados, porque, no entender dos juvenis cidadãos, são pessoas ultrapassadas, com idéias e pontos de vistas arcaicos, inconcebíveis para este mundo dinàmico, de estuante mocidade, onde o único valor incontestável é o dinheiro.
Daí, pode-se começar a entender porque o mundo vai mal, porque não se encontra solução para nada, porque as coisas são tão difíceis, porque as desilusões são imensas. Os círculos não se interpenetram, o azeite não se mistura com a água... Os velhinhos são desprezados e simplesmente se vingam não desvendando os maravilhosos segredos de que são portadores. O relacionamento humano atual se encontra puramente na base do interesse e, inexistindo intercàmbio apoiado na amizade, nos princípios cristãos, ninguém é de ninguém, vive-se na selva de pedra cada um pensando em si próprio, no máximo nos entes de íntimo relacionamento.
Até a religião, que sempre serviu de elo àqueles unidos pelo mesmo ideal de fé, é ponto de discórdia, pois com a unidade comprometida pelas várias interpretações doutrinárias e a tolerante aceitação de tais opiniões fizeram com que o homem se encontre perdido. Precisamos exemplificar para deixar o tema bem claro: você não pode hoje, entre os seus amigos ou parentes, falar que precisa de dinheiro ou criticar ou aconselhar algum deles a praticar a religião católica. Você deverá falar bobagens, contar piadas, conversar sobre futebol ou política, jamais sobre assuntos mais sérios. Não deve solicitar a ajuda de ninguém, tampouco interferir na fé que esse ninguém admite e eventualmente pratica.
Na verdade, vivemos sob a égide da censura que, proibida pela Constituição, jamais deixará de existir porque nós , para vivermos, temos de respeitar as leis do Universo que são físicas e morais. Todos os atos humanos são censurados pela nossa consciência. Nos tempos atuais, apesar de toda pregação cristã, a convivência humana se encontra bem difícil: são apenas linhas paralelas rumo ao infinito...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui