Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63348 )
Cartas ( 21354)
Contos (13304)
Cordel (10362)
Crônicas (22580)
Discursos (3249)
Ensaios - (10720)
Erótico (13598)
Frases (51872)
Humor (20199)
Infantil (5632)
Infanto Juvenil (4973)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141350)
Redação (3362)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1968)
Textos Religiosos/Sermões (6371)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Ecologia e Economia -- 30/07/2000 - 17:30 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ECOLOGIA E ECONOMIA
Roberto Corrêa

Nos tempos atuais, de inversão de valores, muita anarquia e poucos estudos, é possível que, se perguntarem ao vulgo quais as principais religiões existentes, a resposta seja : ecologia e economia. Assim se chega a pensar porque o linguajar da mídia usa constantemente os termos "santuário ecológico" e. logo, logo, chegará a empregar "templo da economia", onde se reúnem os seus ministros, doutores, mestres e discípulos.
Infelizmente aconteceu tristíssimo "sacrilégio" na Baia da Guanabara. Com ironia, escreve um leitor do Estadão (25-1) :" agora podemos nos orgulhar; o petróleo é nosso e dos peixes, das aves..." A economia, por sua vez, domina o mundo. Ela calcula o PIB mundial, nacional, incremento e diminuição do mesmo, trata do desemprego e suas razões, da dívida externa do Brasil que já atinge 240 bilhões de dólares, das megafusões e negócios, inclusive cogitando do comércio virtual - aquele que deverá prevalecer no século XXI -. Parafraseando o célebre Joelmir Beting, tomando conta da bola da vez ajustando as aparelhagens da chutometria e do desconfiómetro, citamos o dístico de Celso Furtado :"só mesmo um economista pode imaginar que os problemas da economia são estritamente económicos."
O mestre Joelmir ainda doutrina que o megabloco das empresas globais (60.000) deve ter faturado em 1999 12 trilhões de dólares ou seja, 1 trilhão por mês(será que sabemos imaginar o que é essa quantidade de dinheiro?), cerca de 1/3 do PIB mundial ! E aqui no Brasil a população classe média com mil a três mil dólares mensais como fica ? E o grosso dos assalariados com salários mensais de 70 a 200 dólares ? Cuidar da natureza, rios, florestas, pássaros e animais não é possível quando a maioria humana perece, não podendo cuidar das indispensáveis condições de saúde e primárias de alimentação.
Precisamos encontrar soluções urgentes para socorrer os menos favorecidos. Há meios, existem possibilidades. Os dirigentes da nação - políticos esclarecidos e bem formados- devem aplicar toda inteligência para descobrirem efetivos meios de se minorar a pobreza, tornando menos sofrida a vida daqueles que pouco ou nada possuem. Há necessidade de se voltar os olhos para Deus, Supremo Criador, imploràndo-Lhe misericórdia e graças. Tendo enviado seu Divino Filho para nos redimir, foram fixadas nos Evangelhos as normas da sabedoria, inclusive o magistral ensinamento de que " nem só de pão vive o homem." Se das normas evangélicas nos abeberarmos e as pusermos em prática, ecologia e economia jamais serão consideradas como religiões, mas ciências que auxiliarão o homem em sua caminhada pelo planeta Terra.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui