Usina de Letras
Usina de Letras
25 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63161 )
Cartas ( 21349)
Contos (13300)
Cordel (10357)
Crônicas (22578)
Discursos (3248)
Ensaios - (10656)
Erótico (13589)
Frases (51651)
Humor (20171)
Infantil (5588)
Infanto Juvenil (4932)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141277)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1966)
Textos Religiosos/Sermões (6349)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Estagiários Rebeldes -- 14/01/2003 - 08:37 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Por mais absurdo que possa parecer, há casos de estagiários que reclamam de maus tratos. Alegam que fazem todo o serviço e não têm nenhum direito, que no fundo são eles que carregam a empresa nas costas. Há estagiários que alegam mesmo saber mais que os funcionários mais experientes e antigos da organização. E há ainda os mais exagerados que dizem trabalhar muito mais que você.

Absurdo. Muita petulància. Isto só pode ser explicado pela juventude. Jovens cometem estes enganos e desatinos. Jovens têm estes inconvenientes. Falam a verdade quando menos se espera e imaginam que a empresa terá uma atitude coerente, que os desatinos só acontecem por que a empresa não tem realmente conhecimento deles. Jovem pensa cada coisa.

Calma, mantenha a calma, não vá dizendo que compreende as razões deles assim com facilidade. Não se preocupe, não se deixe levar pela conversa mole. Use todos os seus argumentos e habilidades. Pratique todos os truques dos seminários de desenvolvimento organizacional, mostre como são importantes no organograma, como eles trazem conhecimento da universidade para empresa, como a alegria deles contagia o ambiente, e que nesta fase da vida o dinheiro não é importante e sim a experiência. Eles compreenderão.

Se insistirem, mostre que está ocorrendo uma inversão. Diga que o rabo não deve abanar o cachorro e que na realidade eles deveriam estar pagando só para estar perto de você. Quanto mais para ouvir suas maravilhosas explicações e ainda apreciar sua sabedoria. Eles dirão que compreendem e, se escapar algum sorriso, não pense que estejam debochando. Jovem sorri à toa, são assim, alegres.

Há casos, e estou certo que você saberá avaliar, em que se deve apelar para o coração. Explique como foi difícil para a empresa absorver tantos estagiários e que a empresa tem muito presente seu compromisso social e se sente orgulhosa de poder proporcionar o aprendizado e a experiência tão necessários à formação pessoal e profissional da juventude. Diga então que há momentos em que é preciso que todos e unam para um objetivo maior e eles têm a felicidade de participar de um momento assim, como este que atravessa a economia nacional, debilitando as empresas tão profundamente. É na adversidade que se temperam as pessoas e é na superação dos desafios que se forjam os líderes. Estou certo que eles serão sensíveis, ainda que com algum rosnado.

Às vezes tais argumentos não são suficientes, lembre-se que são jovens. Nestes casos, antes de desistir, tente um argumento derradeiro e imbatível.

Diga que um dia eles terão seus próprios estagiários.


Escrito em 04.12.2002
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui