Usina de Letras
Usina de Letras
14 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63348 )
Cartas ( 21354)
Contos (13304)
Cordel (10362)
Crônicas (22580)
Discursos (3249)
Ensaios - (10720)
Erótico (13598)
Frases (51872)
Humor (20199)
Infantil (5632)
Infanto Juvenil (4973)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141350)
Redação (3362)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1968)
Textos Religiosos/Sermões (6371)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Reino do céus e do homem -- 08/01/2003 - 23:00 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


O precursor de Jesus, João Batista, dizia em sua pregação que estava próximo o reino dos céus. Próximo porque, se iniciamos a nossa vida aqui na terra é claro que ela caminhará para a morte, momento em que começa a vida no reino dos céus. Portanto, para todos nós que estamos vivendo, o reino dos céus está próximo e quanto mais anos tivermos, mais próximo ainda. Mas, essa preocupação parece não atingir o homem contemporàneo, pois ele não se preocupa com o ensinamento de João Batista e vive como se já estivesse na eternidade ou como se fóssemos animais que usufruem o momento e simplesmente morrem.
Não faço retrospectiva maior, pois escrevo simples crónica ou artigo, e por isso me restrinjo aos dias atuais. Aonde, por acaso , se escuta falar em reino dos céus ? E que ele está próximo? Especificamente para cuidar do tema reino dos céus não percebo nada ou quase nada. Tenho notado até que homilias ou pregações dominicais são mais literárias ou sociais, faltando a veemência do orador para convencer pela lógica ou pelo entusiasmo.
O que está predominando, na verdade, é o reino do homem. E o homem que se rebelou contra Deus principalmente desde a Idade Média, criando filosofias de todos os tipos - com o princípio cartesiano da dúvida -, hoje se debate com as terríveis consequências do reinado que instaurou. Como a maioria acredita em Deus, mas entende que a vida aqui na terra é completamente independente do seu criador, fala-se e escreve-se tudo, menos que somos criaturas destinada ao reino dos céus. Nota-se, pois, que há insatisfação geral : os habitantes da terra nada têm a oferecer uns para os outros. Aliás, os que têm (principalmente bens materiais), se tornam cada vez mais egocêntricos objetivando acumular tudo para si ou para a caterva dos parentes e apaniguados. E, em alguns meios religiosos, disputam-se posições e preferências, como Salomé, a mulher de Zebedeu, que pediu para Jesus, preferência para os seus filhos.
E como fica o reino dos céus ? Na esperança. Ainda bem já escrevemos alguma coisa sobre a esperança, que completa a trilogia com a fé e a caridade. A esperança nos traz o consolo de fruirmos a paz aqui neste mundo e quando ,algum dia, partirmos para a eternidade sejamos bem recebidos no reino dos céus. Alias, é bom relembrar que Jesus interrogado por Pilatos disse : " o meu reino não é deste mundo." Ora, se nos integramos no cristianismo fica bem claro o que é reino dos céus e onde ele se encontra.
O homem se encontra triste e apático porque, com a tecnologia da imagem , vê na própria casa, diariamente, a destruição causada pelos enchentes, guerras , atentados, desastres, acidentes, tragédias, ninguém ou muito poucos lhe relembrando que o reino dos céus, a cada dia que passa, se encontra cada vez mais próximo.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui