Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62336 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22543)

Discursos (3239)

Ensaios - (10409)

Erótico (13576)

Frases (50720)

Humor (20055)

Infantil (5474)

Infanto Juvenil (4794)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140849)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6222)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->O 1º dia do ano -- 04/01/2003 - 16:28 (Marcel Agarie) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

O 1ºdia do ano é uma coisa de louco! Acho que por isso que é um dia tão divertido e engraçado.
Logo nas primeiras horas é todo mundo se abraçando e se beijando. Você até esquece que o vizinho matou o seu papagaio e que o filho dele quebrou as telhas da sua casa. É o ano começando e os ressentimentos e as mágoas jogados para o ano que já morreu. É um dia de festa, com a família e amigos unidos no litoral.
É o genro beijando a sogra, o cunhado bêbado de cidra cereser e o primo com os dedos queimados do rojão que deu xabú. É o amigo tomando glicose na enfermaria do hospital público, a namorada te xingando que você vomitou no chinelo dela e o seu irmão comilão trancado no banheiro com diarréia.
Não importa... Tudo virará história, tudo será motivo de graça.
Passadas as comemorações da virada, você quer aproveitar ainda mais. Depois de dormir às 6h da manhã, já com o rouxinol cantando, você acorda às 8h, pois não quer perder o 1ºsol do ano. Logo vai até a beira do mar, pulas as 7 ondinhas e depois da um mergulho. Não ligue se algumas armações em forma de barquinho ou tocos de vela enroscarem em seu cabelo, tudo isso faz parte da festa. O mais chique é a transformação de banho de mar para banho de rosas. É simplesmente um luxo! É cair na água para as pétalas das mais diversas cores e tamanhos engruvinharem (acho que inventei esta palavra, mas tenho certeza que você entendeu o que eu quis dizer) no seu peito cabeludo ou infiltrarem na sua sunga de vovó charlie (daquelas que vão até o umbigo). Além disso, tenha cuidado quando sair da água. Considere-se uma pessoa de sorte caso não corte o pé nos cacos da garrafa que o seu cunhado - bêbado, é claro! - quebrou na beira do mar na hora do show de fogos. Tenha sempre um kit de primeiros socorros à disposição.
Lembrando que o dia 2 é necessário retornar para o trabalho, no final do 1ºdia do ano é também hora de pagar a conta do quiosque. Nessa hora você descobre que a cerveja tomada com tanto gosto durante o feriadão era 3 vezes mais cara do que se imaginava. Sem contar aquela porção de azeitonas verdes, temperadinha, que você pensou ser cortesia da casa, cobrada com todos os números na conta, à preço de caviar. Não sei o por quê, mas neste instante sentirás uma faca cega e enferrujada penetrando à giros de 360ºgraus em seu fígado corroído pelo álcool. URGH!
O segredo é desencanar. Não procure motivos para estresse, afinal você apostou todas as suas fichas naquela cueca amarela na hora da virada, na esperança de um ano novo com muito dinheiro no bolso. Tudo bem que ela estava velha, com alguns furos e uma marquinha fisiológica, porém o mais importante nessas horas é a fé.
Por fim, é relaxar mesmo, socar o que sobrou da festa no porta-malas do seu carro popular e subir a serra do mar - com o motor 1.0 esgoelando a 20km/h, sorrindo para o motorista ao lado, que diferente de você, estará fulo da vida (pra não dizer outra coisa) com o congestionamento no pé da serra.
Feliz Ano Novo!


(Marcel Agarie - 04/01/2003)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui