Usina de Letras
Usina de Letras
166 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62338 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22543)

Discursos (3239)

Ensaios - (10410)

Erótico (13576)

Frases (50723)

Humor (20055)

Infantil (5475)

Infanto Juvenil (4794)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140849)

Redação (3314)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6222)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Por que eu escrevo? -- 10/12/2002 - 02:04 (Marcel Agarie) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Tarde de sábado, bate-papo com os amigos, a cerveja gelada no copo transpira sobre a mesa. Eu como não bebo - cerveja - estava com a minha, podemos dizer, cachacinha. A famosa pinga com limão, minha preferida dos botecos. O assunto era aquele de todos botequins: futebol, política, música, vida alheia da vizinhança... Conversa vai, conversa vem, surge então uma pergunta, por sinal sem resposta.

- Por que você escreve Marcel?

A pergunta me calou os lábios. A cachacinha que era mais divina que água benta começou a queimar no estómago. Eu não encontrava nos olhos de quem me perguntou uma resposta para a enorme interrogação que se formava sobre a sua cabeça. O número de curiosos aumentava: "É mesmo Marcel! Por que você escreve?" Deveria ser uma resposta simples? Não consegui responder.
Tomei o que restava no copo numa virada só. Meu rosto fervia com o álcool que subia à mente. As veias latejavam no ritmo do coração. Pedi licença aos meus amigos e fui para minha casa matutar até que eu pudesse dar uma resposta clara e espontànea. Simplesmente desliguei-me do mundo.

- Por que eu escrevo?

Porque me faz feliz. Ponto final.
Seria essa a tão esperada resposta? É claro que não. Nem sempre escrevo quando estou feliz, mas sempre fico feliz quando escrevo. A ação de expor palavras que fluem da mente ou das veias de um coração partido ou amado, traz uma sensação de alívio e desabafo. É como chegar a um destino tão longo e cansativo. Sinto-me mais leve, mais lúcido, mais tudo e ao mesmo tempo, o nada. Posso fazer uma criança sorrir ou um adulto chorar. Sou capaz de exterminar as guerras, a fome e ao mesmo tempo viver com ambas. Sou livre para amar ou sofrer. Torno-me um masoquista do mundo, sugo todas as dores possíveis e codifico-as em palavras. Sobrevivo entre o sim e o não, sem deixar um talvez. Transformo a madrugada em estrada e o nascer do sol em meu limite. Despenco num precipício de idéias mirabolantes que passam por mim, sem dar credibilidade às leis da gravidade. Sinto-me livre e nada pode me impedir. Nada.

Enfim amigo, por mais que existam conclusões, não poderei responde-lo. Apenas prometo que dedicarei a minha vida à escritura e quem sabe nos confins dela eu tenha uma resposta - ainda que não seja exata - mas que possa esclarece-lo. Por enquanto, entenda que escrevo por alguns bons motivos: por existir um corpo, uma alma, uma mente, um grande coração, uma família, muitos amigos e um grande amor.

(Marcel Agarie - 10/12/2002)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui