O animal racional apresenta comportamento estranho. Só tem dois pés, mas, para dormir, exige cama com quatro pés. Quando não precisa de pés, utiliza seis! Quatro são diferentes, de madeira, ferro, alumínio... Mas seria demais querer que fossem de carne, ossos, músculos e neles ainda pulsasse a vida. Os pés naturais são postos junto aos pés da cama. Os dois restantes ficam na cabeceira por necessidade material. Nada há de emotividade.
Discriminação estranha com os pés, pois, se um só lhe é amputado, providencia substituto mecànico imediatamente. Gosta mesmo dos pés, quando estão dentro de lindos sapatos. Valoriza são os sapatos! Se, caminhando pela rua, enfrenta chuva, lamenta molhar os sapatos. A eventual paixão de um homem pelos pés de uma mulher é considerada desvio de conduta. E é. Poderia apaixonar-se pelos próprios pés! Não os têm e usa?
Os pés são injustiçados, sobretudo em relação à s mãos. Se o namorado termina a relação, nunca falta quem diga, de forma pejorativa e até desrespeitosa, que meteu o pé na bunda dela. Mas, se escolhe ficar por toda vida com a grande amada, sobra quem decante, com sorrisos e júbilos, que pediu a mão dela em casamento. Se erra na vida, logo afirmam que meteu os pés pelas mãos. Se acerta, está com a mão na grana.
Sempre por baixo, os pés não são tratados como as mãos. O principal dedo do pé é mais conhecido por dedão. Seu correspondente da mão recebe o pomposo tratamento de polegar. As mãos têm palmas! Os pés, solas. Sola é couro tratado com produto químico! Puro preconceito! Se acerta na Loto, tem mão boa. Se erra, continua atolado. Só os pés têm calcanhares. Mas, por despeito, talvez, inventaram o calcanhar-de-aquiles...
Nada contra as mãos, mas um dia os pés tiram o pé do barro. Para começar, é preciso pegar no próprio pé... Não! Falo no sentido de massagear os pés, cuidar dos pés. Sem eles, não é possível ficar em pé naturalmente. Não dá para caminhar, passear no parque, correr atrás da bola, marcar gols... Desculpe-me pegar no seu pé. Olhe, faço isso com as duas mãos no teclado! O pé é a base! Sustentação do corpo. Dê uma mãozinha aos pés!