Desde menino ficava intrigado com os problemas da vida. Achava bom ir à escola , brincar nos recreios e, no final de semana ir à s matinées, principalmente para assistir os seriados do Flhas Gordon, Jim das Selvas etc. Naquele tempo ainda não existia televisão no Brasil e assim, as distrações eram mais limitadas Nas aulas de religião nos informavam que iríamos ter outra vida após a morte e poderíamos ser condenados ao inferno se, ao morrer, tivéssemos cometido pecado mortal e dele não nos encontrássemos arrependidos. Com a carga de informações advindas das aulas de religião preocupava-me muito a frequência das confissões (o que era fácil pela abundància dos confessionários e oportunidades), mas deveras fiquei satisfeito com a preleção de um grande professor de religião (irmão marista) que, entre outras coisas, ensinou: "para se ganhar o céu basta observar os mandamentos."
Então, não se tratava de coisa do outro mundo: para nos salvarmos era suficiente observar os mandamentos. Esses são bastante conhecidos e assim todos podem se salvar, naturalmente se os respeitarem. Ai está o busílis da questão . Enquanto vivermos (e não sabemos se a nossa vida será longa ou curta) deveremos estar atentos para não violarmos aquelas proibições. Não matar, não furtar, honrar pai e mãe, guardar domingos e festas, não tomar seu santo nome em vão, parece que dá para tirar de letra. A coisa começa a complicar quanto à quele negócio de não pecar contra a castidade; de início não entendemos bem e quando o entendemos nos complicamos todo. Antigamente as explicações eram satisfatórias e o assunto bem reservado; hoje não há escrúpulo nenhum e prolifera todo o tipo de informações, inclusive muitos dando a entender que esse mandamento não mais existe.
Para os adultos não cobiçar a mulher do próximo, não desejar as coisas alheias é uma pauleira que fazem alguns levantarem falso testemunho. Quanto a amar a Deus sobre todas as coisa todo mundo afirma que ama, sem saber se explicar bem. Felizmente S. João explica para todos nós : " o amor de Deus consiste em guardar os seus mandamentos. (1ª epist. de S.João,cap.III, vers. 2e 3) . Portanto, se guardamos os mandamentos, amamos a Deus. Esses 10 mandamentos que foram reduzidos a dois pelo próprio Jesus, devem ser absolutamente respeitados para que obtenhamos a salvação eterna após a morte. Todo mundo os respeitam, todo mundo se salva ? Parece que, nos tempos atuais, ninguém está se incomodando muito com mandamentos - que geralmente implicam em proibições -, pois com a liberação sexual incentivada por diversos movimentos (hippies, woodstock etc.), inclusive a revolução da Sarbone (é proibido proibir), fica explicado porque o mundo não vai tão bem como se deseja.
Os cristãos que lêem a Bíblia encontrarão em Levítico, cap. XXXVI, versíc. 14 e seguintes o que devia acontecer para quem não observasse os mandamentos. Citarei apenas algumas referências mais sugestivas: sofrereis indigência; as sementes serão semeadas em vão, "caireis diante de vossos inimigos", o "ruído de uma folha volante os aterrará e fugirão dela como de uma espada" e assim por diante. Tudo nos leva a concluir que, apesar da redenção, o mundo anda tão mal porque o homem não observa os mandamentos como devia.