Numa manhã de sol crescente, e ameno frio, desejamos que aconteça tudo que é bom. Se estamos nos convalescendo de alguma pequena doença, enchemo-nos de alegria e achamos a vida maravilhosa. Paramos boquiabertos ante a brisa suave, o sol morno e brilhante, a quietude da manhã tranquila de um sábado qualquer.
Por quê tudo não nos é claro, por quê tanta bagunça , confusão, dificuldades, incertezas, dúvidas no mundo em que vivemos e que neste feliz momento se encontra tão maravilhoso ? Temos de deixar de lado todas as atrocidades que os modernos meios de comunicação nos impingem com toda a elegància e a satisfação de quem anuncia a absoluta verdade. Com a serenidade pairando no ar, a paz descendo em nosso espírito, passamos a refletir com toda a sabedoria, pois é ela - no fundo e na verdade -, que vem esclarecer a razão de nossa existência. Não há um esclarecimento total e jamais compreenderemos porque a dor, o sofrimento, as imperfeições ,o pecado, se agregam à natureza humana. Quiséramos banir para bem longe todos esses atos negativos que nos perturbam e que são detestáveis e até não sabemos - sem a luz da fé -, porque existem ou foram criados.
Mas, tudo continuará como vem sendo. Os católicos bem formados irão à missa para cumprir o preceito dominical, os protestantes aos seus cultos, os espíritas distribuindo alimentos para os menos favorecidos, os descrentes dormindo, os esportistas se dirigindo aos clubes e os demais, todos, na sua rotina. A rotina dos vícios e dos crimes deve ser a mais seguida, pois caso contrário, à vida só se fariam hinos de exaltação e louvor!
Chega-se, assim, ao fim da tarde. E , como as sombras da noite, a escuridão desce em nossas mentes. Cansados, só nos resta desligarmo-nos das reflexões do dia, pelo sono que a noite nos reserva. Então, abandonamos tudo, mergulhamos no mundo ignoto da fantasia, Ã s vezes, e no mais, despertamos vivinhos da silva, para recomeçar a vida no dia seguinte.
Paremos de pensar. Vivamos. Vamos ao encontro de tudo que é bom. Alegria. Esqueçamos as maldades e perversidades que, por todos os meios, querem entronizar em nossas mentes e corações. Deus é perfeito e nos criando , só poderia nos transmitir coisas boas: tudo que é bom.