Não vamos discutir quando começa a maturidade. Se aos 50, aos 60 ou mais. Quero me referir à s pessoas com mais de 60 anos. Adolescentes e jovens consideram enormidade de tempo, porém, para os referidos sexagenários, com saudável disposição corporal e anímica é lastimável apenas a constatação da idade. E tudo iria maravilhosamente bem se as chamadas discriminações não existissem. Como elas existem, começam a surgir as complicações, os embaraços, as crises.
Criados que fomos em um mundo materialista, excessivamente preocupado não só com a sobrevivência, mas com o conforto, a vida impregnada de recursos materiais de toda a ordem, não nos conformamos ou não entendemos porque limitações decorrentes da idade podem se tornar tão maçantes. Exemplifiquemos: chegados em casa , ao final da tarde, muitas vezes não sabemos o que fazer. Ver televisão , ler (livros, jornais, revistas), ouvir músicas, conversar ? Conversar, trocar idéias seria bom. Mas, com quem ?
O cansaço então aparece, a seguir o desinteresse e o desànimo. Aí realmente percebemos que o tempo passou. Enquanto os jovens se animam para sair, praticar algum esporte, ir a cinemas ou shows, nós nos quedamos cabisbaixos e silenciosos.O duro, porém é engolir a discriminação pela idade, a marginalização, pois jovens não querem saber de idosos, salvo quando tem algum interesse facilmente transformável na "plata." Nós outros, então, quando bem formados e bem intencionados, achamos oportuno partir para a oração. É a salvação, porque a bebida, a droga e ilícitos comportamentos atraem os ociosos , os desprovidos de vida cristã e desesperados, causando-lhes , seguramente, um mal maior. Não quereríamos orar coagidos pelo aguilhão da tristesa, porém, de peito aberto demonstrando a satisfação de existir e de ter confiança nas promessas dos Evangelhos.
Mas, as crises da idade madura surgirão mais cedo ou mais tarde, numerosas ou não. Fatores múltiplos serão os causadores dessas crises, porém, é inegável : quanto mais cedo iniciarmos a caminhada pelas estradas de Jesus, mais fácil será a superação dos obstáculos e mais próxima de nós estará a alegria da vitória.