Despertamos pela manhã, nas cidades, com o ruido dos veículos ("many years ago" eram carroças e similares), hoje são automotores de todos os tipos. Percebemos a pressa , a ansiedade de todos, sempre atrazados, pois a vida noturna se estende a desoras e o sono pela manhã é aconchegante. Por quê tanta pressa, tanta ansiedade ? São as obrigações, os compromissos que nos proporcionarão a rentabilidade , ou seja, o pão nosso de cada dia. O difícil é conceber que essa rentabilidade é a mais das vezes insatisfatória. Os técnicos, os economistas, talvez saibam qual a solução do problema mas não se manifestam claramente: ou porque esse estado de coisas lhes seja favorável ou porque não adianta mesmo esclarecer o assunto sem possibilidades de o resolver.
Nós que somos mais afoitos em dar opinião - sempre na reta intenção de colaborar -, entendemos que a solução é aumentar o Pib (produto interno bruto). E esse tal de Pib (em sentido relativo), como já relembrei em crónica antiga, nada mais é do criar, produzir, fazer. Ora, se a extensão territorial do Brasil é imensa, nada mais lógico e cristalino de que precisamos plantar para colher. Mas, a grande maioria da população quer viver nas cidades onde - tirando as grandes empresas e indústrias- restam poucas opções para se aumentar o Pib. Constata-se, então, que preferimos viver engravatados e acomodados nas grandes cidades do que partirmos para o interior para plantar ou criar alguma coisa .
Contribui para se manter essa mentalidade a Dona Televisão, escravizadora entidade dos fracos, pobres e oprimidos, principalmente : descreve e mostra as imagens do prazer , do consumo e do pecado! Sem forças para resistir, pois os princípios morais de há muito foram colocados no ostracismo, os pobres mortais nem queixas são capazes de fazer.Esperam um milagre (de que também não acreditam), do governo, da política, da sociedade. E assim , o tempo se escoa e se esboroa...
Na ànsia de viver, pela manhã, os jovens logo se levantam, os veículos rápidos se movimentam e tem-se a impressão de que tudo será resolvido. Pura ilusão. O homem se afastou de Deus e guiados por outros homens, nas mesmas condições, instalou o reino da matéria, imediatista e sem futuro. Enquanto não retornar para Deus , sem dúvida, irá "pererecar" nesse inglório trabalho ,continuando na ànsia de viver, nada mais.