Não se pode deixar de reconhecer que a Copa do Mundo, realizada na Coréia e no Japão foi de inestimável benefício para todos. Principalmente para nós, brasileiros, vivendo clima de insatisfação e de violência assustadora e irreprimível. Ficou comprovado que a televisão realmente é educativa e que se esse poderoso meio de comunicação e educação fosse disciplinado, cuidasse de apresentar programação saudável, formativa, em breve desapareceria a violência , possibilitando a todos uma vida tranquila, de progresso encorajador. Toda a população acompanhou , por cerca de 50 dias, a reclusão de 23 jogadores objetivando especial desempenho em torneio de futebol. Iriam competir com outras seleções classificadas nesse torneio para, esportivamente, vir a se decidir qual a campeã, a melhor do mundo.
Notem que essa reclusão em hotéis de luxo e com todo o conforto, não se prestou para o culto à frivolidade, sensualidade , sem vergonhice , a que duas importantes emissoras de televisão insistem , sem qualquer pejo, em levar ao ar, confinando atores sem qualquer objetivo nobre ou elevado, por tempo semelhante. Ali se reuniram esportistas de peso, jogadores íntegros , disciplinados, todos comandados pelo técnico Felipe Scolari em busca de valorosa façanha esportiva, qual seja conquistar o penta campeonato mundial de futebol. Essa conquista exigia grandes sacrifícios, principalmente o absoluto isolamento da família, vedado qualquer relacionamento íntimo. Vejam o belo exemplo dessa pujante equipe, que durante 50 dias se sentiu obrigada a concentra-se inteiramente no objetivo máximo da conquista , que foi conseguido com a vitória sobre a Alemanha, o último adversário. Observe-se também que os demais concorrentes, deveriam ter uma preparação semelhante. Muitos desses participantes, certamente, não cuidaram bem desses detalhes, inclusive por serem menos habilidosos, foram eliminados mais cedo da competição.
Essa conquista encheu de júbilo toda a nação. Vejam, pois, o belo exemplo do sacrifício . Todos admiram e reconhecem o valor dos jogadores e do técnico, que merecidamente, receberão estupendos prêmios. A meninada e a moçada toda deseja se tornar jogador de futebol para conseguir essa glória tão bela e festejada. Se os programas de televisão se propusessem a ensinar e edificar, quanta coisa de bom não se conseguiria ! A felicidade que todos almejam esse grupo de jogadores e o seu lider conseguiram não por acaso, mas através de exaustivos sacrifícios. ! O penta esta trazendo essa motivação. Os brasileiros, parecem, se encontram mais entusiasmados, dispostos a trabalhar com mais vigor em busca de um grande objetivo que se resume em algumas palavras: ter uma vida melhor. E´ a felicidade com que acena essa estupenda conquista.