Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63348 )
Cartas ( 21354)
Contos (13304)
Cordel (10362)
Crônicas (22580)
Discursos (3249)
Ensaios - (10720)
Erótico (13598)
Frases (51872)
Humor (20199)
Infantil (5632)
Infanto Juvenil (4973)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141350)
Redação (3362)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1968)
Textos Religiosos/Sermões (6371)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Violência: causa e efeito -- 17/06/2002 - 21:54 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
VIOLÊNCIA : CAUSA E EFEITO
Roberto Corrêa

Existe um erro bem grande circulando há muito tempo quando se considera o tema violência. Causas e efeitos são confundidos. Quais seriam as causas da violência ? As respostas são diversas, sendo que muitos gostam de considerar como causas principais da violência a pobreza e o desemprego. Dizem, porém, que na índia o índice de pobreza é superior ao do Brasil e que a criminalidade é insignificante. Desempregado também não é violento, salvo se se tratar de mau caráter. Isso não quer dizer que não se devam cuidar de melhorar a situação dos pobres e de se providenciar a criação de empregos.
A causa principal da violência reside na ausência ou carência de educação, aí compreendida toda instrução que aprimora e nobilita o ser humano, composto de alma e corpo. Há realmente detalhes profundos a serem considerados, pois quem tem fome não tem condições de aprender. Entretanto, no estágio atual em que nos encontramos, a administração pública tem condições de fornecer alguma alimentação aos educandos. Portanto, a formação escolar precisa ser intensificada e melhorada, pois do contrário, crianças e adolescentes estarão sujeitos a apreender os péssimos exemplos que a mídia eletrónica insiste em divulgar. Ainda pode-se dizer que a causa máxima da violência é o uso de drogas. Mas, drogas são utilizadas por pessoas não instruídas para a vivência do bem, sim estimuladas para usufruir enganoso e maléfico prazer.
A violência, então, é um efeito da carência educacional que só poderá desaparecer quando esta for suprida, ou seja quando instrução e formação se tornarem abundantes. A violência, por sua vez, torna-se a principal causa da criminalidade atual, dos sofrimentos indizíveis pelos quais os membros da sociedade vem passando. A lógica, no caso, é fácil de ser encontrada : educa-se e acaba-se com a violência. Extinta essa extingue-se a criminalidade. A violência se assemelharia à velha inflação que desesperava todo mundo. Foi difícil exterminá-la, mas um dia aconteceu o inesperado. Portanto, esperamos que um dia consigamos, também, essa estupenda vitória: basta extinguir a violência fomentando agressivamente a educação. A boa educação exige como primeira providência o expurgo das coisas más , sendo que os programas televisivos violentos, imorais, endeusadores da violência, devem ser os primeiros a serem banidos, rigorosamente disciplinados e punidos os que desobedecerem a essas normas.
Passeatas, manifestações, campanhas, etc. contra a violência, serão úteis se propugnarem para que se combatam as causas, não os efeitos. De outra forma serão improdutivas ou inúteis. Precisamos colocar na cabeça, principalmente dos nossos dirigentes que devemos combater as causas da violência, da fome, da pobreza, da ignorància, das doenças etc. e não apenas os efeitos.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui