Crónica: "Ataque bom, defesa ruim e Pinto de fora!"
O que era para ser um jogo simples, de cumprimento de tabela para a seleção brasileira, transformou-se na melhor apresentação dos 3 jogos que disputou. Pelo menos o ataque, porque a defesa...
A entrada de Edílson no lugar de Ronaldinho Gaúcho deu mais velocidade para o ataque brasileiro. Júnior, que substituiu Roberto Carlos na lateral esquerda, deu um show de bola, com descidas pela ponta esquerda, cruzamentos precisos e um bonito gol para fechar com chave de ouro. Tudo bem que ele deu uma furada dentro da área brasileira, fazendo a bola surpreender Marcos e tocar cuidadosamente a trave, porém, isso não foi o suficiente para ofuscar a sua apresentação, deixando a partida como o melhor em campo.
Apesar dos 5 gols a favor (2 de Ronaldo, Edmilson, Rivaldo e Júnior), a defesa, que tomou 2 gols, mostrou-se insegura. A impressão que ela nos passa é de uma zaga confusa, que não sabe como marcar os atacantes adversários, deixando "buracos" visíveis, facilitando a penetração do inimigo. Como acho que a defesa não tem solução, o jeito vai ser marcamos 5 gols em todos os jogos, deixando 4 gols de lambuja para evitarmos a derrota.
A Copa segue e o Brasil continua recebendo a assistência dos Deuses do Futebol. Hoje, por exemplo, foi a vez dos portugueses serem eliminados da Copa pelos jogadores desconhecidos da Coréia. As más línguas dizem que a derrota de Portugal foi culpa do juiz, que botou o Pinto (por favor, não pensem besteira) pra fora e prejudicou o esquema tático da equipe. Como eu não assisti o jogo, me confirmaram que a expulsão foi justa, pois o Pinto entrou duro no cú-reano. Parabéns aos coreanos, que aproveitaram o momento em que os portugueses estavam com o Pinto de fora, e marcaram o seu gol, vencendo o adversário pelo magro placar de 1 a 0, eliminando a poderosa seleção portuguesa e garantindo o 1ºlugar do grupo.
Agora são 5 favoritos para levar esta Copa, e todas bem niveladas. São elas: O Brasil, Inglaterra, Alemanha, Espanha e a Itália. Por fora temos a Dinamarca, que pode surpreender. Além disso, não acredito em novas surpresas, pois nesta e nas próximas fases, a tradição pesa bastante e os times de chegada devem prevalecer até a final.
Segunda-feira, pelas oitavas-de-final, o Brasil irá enfrentar a Bélgica, um adversário teoricamente inferior, mas que possui alguns jogadores experientes de outras copas, que podem desequilibrar uma partida. O meu palpite para o jogo: vitória tranquila da seleção por 4 a 1.
Para encerrar, deixo o meu apelo para os brasileiros não ficarem zombando dos nossos "hermanos" argentinos, pois todos os dias tenho dado muitas risadas, gargalhadas e ficado com dores nas bochechas, tudo graças aos e-mails que estou recebendo, caçoando a desclassificação argentina. Deixe-os em paz!! Agora é hora de piadas de português!!