Relutei bastante, mas acabei decidindo entrar no clima da Copa do Mundo. E o faço para dizer, contrariado, que infelizmente - ou felizmente, para alguns -, neste segundo tempo do jogo, da humanidade contra a humanidade, vai dando zebra. O time do mal , jogando em casa, só precisa de um empate. E, pelo que tudo indica, parece que vai dar de goleada no time do bem.
E tudo isso porque os chamados times do bem, um dos quais brasileiro, que já acumula vários títulos de vice-campeões, em jogos válidos para a Copa, resolveu mudar de estratégia e de tática. Esquecendo de todas as regras do bom futebol, partiu para o jogo sujo. Muitos jogadores já acumulam, inclusive, mais de um cartão amarelo. Correm o risco de receberem o vermelho, e até de serem expulsos da competição.
Mas, indiferentes aos apelos dos torcedores, os times que representam o bem continuam dando socos e cabeçadas nos companheiros, patrocinando um espetáculo deprimente, para um público que não estava acostumado a ver um jogo de craques tão cheio de contradições e de violência. Violência de todos os tipos, que depõe contra os ditames da ética e da moral.
O time do PT, por exemplo, além de pedir apoio ao time do PL, seu reconhecido adversário de tantas copas, começa a perceber que está sendo esnobado pelo PL. De olho, evidentemente, nos campeonatos estaduais, o PL, que é um time formado, praticamente, por jogadores oriundos do PFL, e que possui, nos Estados, grandes e antigas coligações com vários e ferrenhos adversários do PT. Por isso, o PL está esfriando a união dos torcedores em relação ao campeonato nacional. Parece que, se depender do PL, o PT não vai encontrar moleza.
E o time do PT, sabendo que esses fatos arranham a sua imagem, mais uma vez ficou mal perante a sua torcida. Partiu para uma aliança com o time do PMDB de Quércia. Todos se lembram que op Quércia sempre foi considerado o inimigo número um do PT.
Consultado a respeito, o Lula, o capitão do time, proferiu a seguinte frase: ¨"Parto do pressuposto de que todas as pessoas são inocentes até que se prove o contrário". Sendo assim, pode-se inferir que o Lula não tem nada contra todos os políticos que estão respondendo a processos judiciais, acusados de desvios de verbas, assassinatos, lavagem de dinheiro, transferência ilegal de recursos para paraísos fiscais, e assim por diante.
Mesmo desconsiderando estas questões de ordem judicial, há que levar em conta, no mínimo, as questões de ordem ética e moral. O capitão Lula, no meu modo de ver, e apesar de seu bom futebol, desta vez pisou na bola. E, por isso, se ele continuar com esta atitude, não vejo outra saída, que não seja a de cortá-lo, de uma vez, da seleção que irá representar o Brasil na Copa Mundo.
No àmbito externo, outro time parece que vai decepcionando é a equipe dos Estados Unidos, comandada pelo técnico Bush. . Justamente o time considerado o mais democrático e que pregava a liberdade, o respeito à soberania entre as nações que participam de campeonatos mundiais.
Pois bem, esse mesmo time, que arrasou com o Iraque, o Afeganistão, e tantos outros times considerados fracos, vem apresentando um jogo extremamente duro e desleal. Agora mesmo, em amistoso jogado na Cidade de Roma, na Itália, selou um acordo com o time soviético. Por esse acordo, a Rússia f passará a integrar o Conselho da OTAN.
A OTAN, todos sabem, surgiu, exatamente, para responder à ameaça representada pela então União Soviética. Que sempre foi o inimigo número um dos Estados Unidos da América. E seu principal adversário. Agora, inusitadamente, é conclamada para jogar no mesmo time americano.
Enquanto isso, um dos favoritos para ganhar esta Copa do Mundo, a Argentina, continua sofrendo ataques do time do FMI, sob o olhar complacente dos EUA que, tudo indica, farão de tudo para não jogar a final com a Argentina. Pois, de antemão, sabem que não têm time para ganhar dos "irmanos".
Não é por acaso que o público está desinteressado por esta Copa que será realizada na Coréia e no Japão. Países, secularmente, considerados inimigos entre si.
Só resta aos brasileiros torcer para que, nesta Copa do Mundo, prevaleça a maior zebra de todos os tempos. O Brasil, nas finais, ganhar da França e ser Pentacampeão. Com a ajuda do único herói capaz de nos salvar dessa: Chapolim colorado.