Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63348 )
Cartas ( 21354)
Contos (13304)
Cordel (10362)
Crônicas (22580)
Discursos (3249)
Ensaios - (10720)
Erótico (13598)
Frases (51872)
Humor (20199)
Infantil (5632)
Infanto Juvenil (4973)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141350)
Redação (3362)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1968)
Textos Religiosos/Sermões (6371)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Contra a violência -- 18/04/2002 - 21:42 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CONTRA A VIOLÊNCIA
Roberto Corrêa

O título desta crónica ou artigo poderia ser sexo e drogas. Como todo mundo hoje se preocupa com a violência - que proporciona uma vida tensa e perigosa -, que se quer evitar e não se sabe como, resolvemos abordar o assunto com absoluta clareza. Jesus falava por parábolas objetivando transmitir a verdade a todos aqueles que, de boa vontade, se predispunham a ouvi-lo. Os espíritos capciosos, aqueles que são perversos e maldosos, já naquele tempo, esses não entenderiam. Temos inúmeras vezes usado linguagem eufêmica, equivalente às parábolas, porém, já nos aproximando do final do século XX - onde não há mais escrúpulo para nada e a linguagem , escrita ou oral é totalmente atrevida -, é chegado o momento de nos manifestarmos, também, sem quaisquer subterfúgios.
Podemos afirmar: o sexo e as drogas são as causas da violência em nossos dias. A criança não está sendo mais educada para resguardar a sexualidade para a idade adulta. O aumento excessivo das parturientes adolescentes é uma das provas. Não aguardando a idade adequada para se tornarem mães, essas jovens estão desnaturando, inclusive, os nobres conceitos da maternidade. De outro lado, os adolescentes chegam a brincar com preservativos fálicos .Assim, todo o tesouro do amor, reservado para ser desfrutado na idade adulta, se perde nos esgotos da humanidade... O sexo, se encontrando liberado na adolescência, perde o seu mistério e encantamento. Passa então, inelutavelmente, a ser substituido pelas drogas que, provocando sensações diferentes e estonteantes, leva o jovem à dependência e ao vício. A ausência delas, para um viciado, provoca alucinações e o conduz, seguramente, ao crime. Daí a violência que perambula na sociedade : por causa ou a procura das drogas.
A grande maioria, sem dúvida, concorda com tais pensamentos mas não se encontra disposta , talvez por comodismo, talvez por respeito humano , a combater realmente essa chaga de fim de século. Apenas reclama, apela por segurança, quer policiamento ostensivo com centenas de policiais pelos quatro cantos das cidades, etc. Acabar com as drogas ou combater traficantes é muito mais complicado, talvez impossível de se conseguir. Mas, promover sadia educação sexual das crianças e dos jovens é bem mais fácil e assim de forma indireta e eficiente se estará combatendo as drogas e inviabilizando o seu tráfego. Inexistindo drogas e tráfego das mesmas, a violência deixará de ser a preocupação número um da sociedade . Portanto, para se extinguir a violência não haverá necessidade de polícia armada até os dentes, implacável perseguição de traficantes etc. Somente se deverá promover educação sexual adequada da infància e adolescência, com ênfase para o 6º mandamento da Lei de Deus. Essa educação , evidentemente, terá de começar pelo expurgo da televisão dos programas imorais e libidinosos o que não será fácil, como salientamos inúmeras vezes. Só a escola, infelizmente, não basta.
Enquanto ninguém desfraldar essa bandeira - da correta e verdadeira educação sexual -, serão inúteis os esforços para se acabar com a violência ou se encontrar segurança no meio social. Como não são medidas que solucionem o problema da noite para o dia- as forças antagónicas são poderosas -, só nos resta rezar e aguardar para que sejam concretizadas no século XXI.
P.s. Crónica escrita em setembro de 1998.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui