Usina de Letras
Usina de Letras
45 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62385 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22545)

Discursos (3240)

Ensaios - (10439)

Erótico (13578)

Frases (50771)

Humor (20066)

Infantil (5482)

Infanto Juvenil (4802)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140862)

Redação (3319)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6230)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->As verdades do 1º de Abril -- 01/04/2002 - 11:38 (Marcel Agarie) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Autor: Marcel Agarie
Data: 01/04/02

Crónica: "As verdades do 1º de Abril"

Nem todo primeiro de abril é feito de mentiras, muitas verdades fazem parte deste dia que não sei por quê, rotularam como o dia da mentira. Seria a comemoração do nascimento do pinóquio ou a homenagem póstuma pela sua morte? Ou será que o próprio personagem pinóquio foi inspirado no dia da mentira? Prometo perguntar para o marceneiro Gepeto.

A verdade - ou a mentira - do dia 1º de abril está relacionado a atitude das pessoas. Vivemos em um país onde ouvimos mentiras quase todos os dias dos políticos que estão no poder, mas mesmo assim, esperamos ansiosamente pela chegada do 1º de abril, para logo de manhã pregar uma peça em algum amigo do trabalho ou colega da escola. É uma praxe entre os brasileiros.

As mentiras são das mais simples e vão até o além da imaginação de cada um. Alguns preferem matar amigos ou parentes queridos para depois dizer ser brincadeirinha, outros forjam a própria demissão para ver a reação de tristeza de seus amigos de trabalho, para depois desmentir toda a encenação, tomar uns tapas de alguns amigos e abraços de outros.

Lembro-me de quando eu era um moleque, entre 12 e 13 anos de idade, e tinha o costume de me preparar para o dia 1º de Abril desde o dia anterior, no dia 31 de março. Eu ficava imaginando uma história envolvendo professores e alunos da escola, e no dia seguinte, logo pela manhã, chegava espalhando para todo mundo alguma história de que não haveria aula, devido ao professor de alguma matéria (provavelmente a matéria que tivesse mais aulas no dia) estar doente, que o impossibilitaria de lecionar.

Notícia de professor que faltou em ginásio de escola pública, se espalha mais rápido que formiga quando alguém chuta um formigueiro. Em poucos minutos a escola inteira já estava comemorando a aula vaga ou a dispensa antes do horário normal. Mas, depois que a verdade vinha à tona e o professor aparecia saudável e cheio de vida - e de lição também - a alegria ia embora e todos ficavam doidos comigo, que inocente dizia para o povo: 1º de Abril.

Como não é muito legal sair mentindo toda hora, aproveitem o dia 1º de Abril e façam também as suas mentiras, mas tomem muito cuidado para que não seja nada exagerado e acabe realmente prejudicando alguém com alguma inverdade, pois mesmo no dia da mentira, a verdade deve prevalecer.

E por falar em verdades, vamos comemorar a captura de Osama bin Laden que estava mumificado em uma piràmide do Egito, a vitória de Rubinho Barrichello no GP Brasil de fórmula 1, a convocação de Romário para a Copa de Mundo e o fim da crise financeira na Argentina.

Amigos, o 1º de Abril além de mentir, também faz milagres!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui