Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63348 )
Cartas ( 21354)
Contos (13304)
Cordel (10362)
Crônicas (22580)
Discursos (3249)
Ensaios - (10720)
Erótico (13598)
Frases (51872)
Humor (20199)
Infantil (5632)
Infanto Juvenil (4973)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141350)
Redação (3362)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1968)
Textos Religiosos/Sermões (6371)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Estruturas abaladas -- 05/03/2002 - 18:34 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ESTRUTURAS ABALADAS
Roberto Corrêa

Os atentados nos Estados Unidos e a guerra contra o terrorismo no Afeganistão, abalaram as estruturas mundiais.. Há um ano atrás aguardava-se com otimismo a chegada do século XXI . Ele chegou mansamente e a maioria pensava que tudo continuaria como dantes. Férias, viagens para todos os cantos, especialmente para Disney World, Miami Nova York , Comandatuba etc. Adios muchachos. A vida deu uma reviravolta e , muitas reflexões devem ser feitas.
Agnosticistas e materialistas precisam por as barbas de molho, pois essas tragédias e guerra envolvem um cunho de mistério, aportam nos fundamentos da fé religiosa. Proudhon, citado pelo Padre Leonel Franca em dos seus livros, estava absolutamente certo ao afirmar " que no fundo de todas as grandes questões, há sempre uma questão religiosa". Esse terrorismo que pretende abalar e revolucionar tudo não se encontra ínsito no islamismo, essa religião de biliões de seguidores ? Não se vê pela televisão que milhares dos seus adeptos odeiam os cristãos, representados no caso, pelos Estados Unidos ? O ataque de guerrilheiros a uma Igreja católica no Paquistão, matando inúmeros inocentes, não corrobora esse ponto de vista ?
O século XXI começa a indicar que não vai ser aquele paraíso para os mundanos que, quando endinheirados, cortavam os ares em viagens nacionais e internacionais e se encantavam com a alta tecnologia e a sofisticação consumista dos estates. Nas viagens aéreas, além da preocupação natural do avião não cair, teme-se um sequestro, com ou sem camicases. E o tal do antrax ou antraz, como é que fica ? Meus, Deus, as estruturas mundiais realmente foram abaladas. Pensava-se que o dolce far niente continuasse, lutando-se apenas para adquirir bens para o máximo consumo e agora , todo esse terror a nos desafiar...Está chegando a hora de nos recolhermos e baixinho perguntarmos para nós mesmos : como vai ser a vida daqui para a frente?...Que objetivos perseguiremos?...como encarar a diversidade religiosa?... o que deve ser feito para o mundo encontrar a paz e assim por diante.
A vida precisa e deve continuar. Por enquanto estamos amordaçados, como aqueles que habitam em zonas controladas por marginais que impõe a lei do silêncio e ninguém viu ou sabe de nada. A tal de democracia se, e quando existir realmente, vai ser uma beleza. Enquanto isso, sejamos cautelosos e moderados, pois o velho e popular ditado diz que a corda sempre arrebenta do lado mais fraco.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui