As dificuldades que encontramos na vida cotidiana , de um modo geral e fora as exceções, decorrem da luta de ideologias. Trata-se de um inimigo invisível integrando o exército das forças ocultas, aquelas que atrapalham tudo - seja na base da violência, dos obstáculos reais ou fictícios, seja nas ofensas imateriais,diretas ou camufladas. Na verdade, existe pouco entendimento entre as pessoas. As religiões constituem um ponto de união: como o catolicismo, que sempre predominou no Brasil, sofre a concorrência de outros credos, pois somos um país cosmopolita, acontece que, entre nós, há um conflito surdo-mudo e sub-reptício de crenças.
Os católicos geralmente, inclusive os bem formados, são até ingênuos. Os filhos da luz, não são maliciosos como os filhos das trevas e consideram todas as pessoas boas, incapazes de procederem ou mesmo pensarem mal.E com isso muitas vezes são ludibriados, passados para trás. Na hora dos negócios, as pessoas das outras religiões, seitas, partidos, gnoses diversas podem se unir entre si e dificultarem ao máximo a vida dos que professam outra fé ou são de segmentos ou tendências diferentes. E´ preciso ter muita paciência e rezar continuamente para não desanimar ante essas dificuldades.
Devido a luta de ideologias, não há o progresso desejado, que poderia ser accessível e fácil. Quando se unirão , não digo a procura de um mesmo ideal, mas em busca da tão sonhada modernidade, católicos , protestantes (evangélicos), judeus, árabes, muçulmanos, esotéricos, espíritas, maçons, gnósticos , ateus, materialistas etc. ? A coisa é bastante complexa, porém no Novo Testamento, na parábola do Bom Pastor , Jesus afirma que haverá um só rebanho e um só pastor. Como não vislumbramos sequer remotos sinais dessa união, concluimos que séculos e séculos ainda advirão para que a profética parábola seja concretizada.
Lastimável, pois, a falta de unidade. E o pior ainda é que encontramos essa desunião, muitas vezes, dentro da própria família e de adeptos da mesma religião. As forças antagónicas, amparadas pela mídia eletrónica e impressa, bem como pelo sedutor invento dos irmãos Lumière penetraram no reduto familiar e religioso enfraquecendo-os perigosamente. Quase todas as famílias - de bons cristãos inclusive -, apresentam problemas de separações, de adolescentes drogados, de precoce ou irregular convívio sexual etc. E, na Igreja, Paulo VI, chegou a falar da infiltração da fumaça de satanás.
Na impossibilidade de solucionar o impasse, temos de nos socorrer novamente da oração: ante nossa impotência e miserabilidade temos de pedir a Deus que nos proteja de todos os perigos , inclusive dos nossos inimigos, e como Pai amável nos una no Seu amor e na Sua graça.