Usina de Letras
Usina de Letras
168 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62336 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22543)

Discursos (3239)

Ensaios - (10409)

Erótico (13576)

Frases (50720)

Humor (20055)

Infantil (5474)

Infanto Juvenil (4794)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140849)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6222)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Palavras -- 30/12/2001 - 11:02 (Jose Angelo Cardoso) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Dizem que o planeta está se aquecendo e que a nova ordem mundial vai se mantendo e eu continuo escrevendo. Dizem que no deserto anda chuvendo e, onde havia chuva a terra vai se desfazendo e eu continuo escrevendo. Dizem também que a mediocridade vai se mantendo, que o pão de queijo está derretendo e eu continuo escrevendo. Se escrever entrou ou saiu da moda eu não sei. Nem me importa, o que importa é que continua havendo espaço para leitura e, que todos os caminhos sejam abertos. Na verdade eu adoro os avanços tecnológicos, mas pode haver algo mais interativo, quando você ler e imagina seus próprios cenários, aumenta seu intelecto. Não acredito muito em dogmas, como os que dizem que não se pode rimar dentro da prosa, sei que já existiram tantos autores geniais que as vezes me parece ingênio continuar escrevendo. Por vezes me parece que tudo já foi dito. Fiquei muito alegre e feliz, ao receber nos anos de 1996. O Diploma de Menção Honrosa, no concurso Nacional de Poesia, realizado em Brasilia.-DF. E em 2000, Mensão Honrosa pela participação no Mapa Cultural Paulista, projeto do Governo do Estado de São Paulo.-Secretaria de Estado da Cultura. Isto reflete que quando ainda o planeta terra tiver um poeta, um artista, um escritor, sempre haverá uma mensagem nova, a se levar onde estiver um leitor. Dá um certo alento saber que algumas pessoas, renunciam as novelas, para ler um livro, jornal, revistas, etc...E olha que muitos de nós não somos fenómenos de oratória e muito menos temos rostinhos de galãs. Contos, Cronicas poemas, romance, teatro, há coisas indo e outras vindo. Escrever? Ora, eu continuo insistindo... Penso que a psicanálise e a Literatura têm muito em comum, na medida em que ambas se debruçam sobre a alma humana, tentando entender seus abismos e incongruências. Feud muito admirava os grandes escritores, artistas, neles reconhecendo seus antecessores.Dizia ele que os escritores, poetas, artistas sabiam intuitivamente aquilo que ele, Freud, aprendia laboriosamente por intermédio da psicanálise. O que penso estar implicito ai e que a matéria-prima da literatura está nas vivências internas do autor, suas experiências afetivas, pessoais e existenciais. É tudo isso que vai ser recriando numa obra de arte. O autor não vai inventar ou transformar, e sim exercer uma percepção da realidade, que está vedada à maioria. Mas a realidade que cabe aos artistas, aos poetas, escritores é perceber e revelar, não deve ser confundida com mera descrição de fatos, o que levaria aos realismos e naturalismos das várias correntes literárias. Muito além disso parece-me que o escritor descreve as realidades do ser humano, das vias tortuosas e as ações dele decorrentes. Aconselho o leitor atencioso, a não prender-se a raciocínios lógicos e a utilizar o raciocinio mágico, para sentir o prazer da leitura. Com isso quero dizer que meu trabalho literário,desenvolve-se no psiquismo dos personagens, reconhecer neles os conflitos inconsciente que delimitam e determinam suas condutas, seus pensamentos, seus afetos, seus destinos. -JOSE ANGELO CARDOSO.-Poeta, contista, artista plastico. Presidente-fundador da Academia Guairense de Letras. Guaira.-SP.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui