Leitor escreveu para jornal de Campinas comentando o "desastre" da educação e responsabilizando certos políticos "por permitirem que a mídia traga tudo que é porcaria para os nossos jovens". Achei corajosa e oportuna a manifestação, pois a maioria se acomoda num silêncio comprometedor. Desse pequeno trecho estou tirando idéias para este meu texto. Como num jardim ou em qualquer plantação, aquilo que é feito com carinho e cuidados fundamentais, vem a produzir excelente resultados, bons frutos.
O que está acontecendo com a educação das nossas crianças e adolescentes ? Naturalmente não está acontecendo excelente educação, pois, se assim o fosse o panorama social seria outro, só mencionado com elogios.Com o avanço tecnológico, principalmente no setor das comunicações, aconteceu que a televisão adentrou em quase todas as moradias , servindo de orientadora para os ali residentes, eis que a maioria é pobre e desprovida de outros recursos para instrução. E como constatamos e aqui repisamos com frequência, a programação televisiva em grande parte é deseducativa e ao mesmo tempo, estimula o mau comportamento.
A cultura do crime está ocorrendo desde há muito por toda a mídia, sobretudo a eletrónica e assim, formando gerações e gerações de bandidos de todas as espécies. Todos nós já aprendemos pela televisão como fazer um sequestro ( relàmpago ou não), idem como assaltar bancos, casas ou apartamentos. Aprendemos tudo: qual o melhor horário e forma de agir, como resgatar preso, como passar cheque sem fundo, nota falsa, como fraudar o INSS, roubar, furtar, assaltar com armas de verdade ou de brinquedo etc. etc. Deixamos de praticar esses e outros crimes, não por falta de conhecimento de como o fazer, mas porque, como cidadãos de bem. nossa formação moral e educação o impedem. E a turma que não tem educação moral e cívica suficientes, como resistirá Ã tentação desse insinuante aprendizado?
Poderá, a esta altura, surgir uma pergunta : por que abordamos sempre assuntos escabrosos, alguns repetitivos, quando tanta coisa boa existe por aí, inclusive exibida pela própria televisão? E´ o busilis, o x da questão. Justamente porque essa mídia acentua e exibe toda aquela excrecência não podemos deixar de atacar aquele procedimento, esperando, mais adiante, cogitar de temas edificantes, enobrecedores do espírito humano. Esse o sonho de todos os cidadãos de bem. Cultivar um belo jardim. Plantar árvores da sabedoria que nos levem à gênese profunda da existência e produzam frutos saudáveis, aptos a nos fortificar, fazendo-nos encarar a vida com mais alegria Enquanto esse histórico momento não chega, tenhamos paciência , persistamos na humilde labuta diária, mas estejamos sempre alertas em combater o mal.