Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63348 )
Cartas ( 21354)
Contos (13304)
Cordel (10362)
Crônicas (22580)
Discursos (3249)
Ensaios - (10720)
Erótico (13598)
Frases (51872)
Humor (20199)
Infantil (5632)
Infanto Juvenil (4973)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141350)
Redação (3362)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1968)
Textos Religiosos/Sermões (6371)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->A moradia da sexta felicidade -- 10/02/2009 - 14:56 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Aproveitando a tranquilidade dos primeiros dias do ano, resolvo assistir algum filme como distração. O acaso levou-me ao cedê do clássico do tempo do cinemascope, A Morada da Sexta Felicidade, estrelada pelos famosos Ingrid Bergman e Robert Donat. Maravilhoso filme que assistimos com interesse, narrando a história verdadeira de cidadã inglesa da década de 50, que apaixonada pelos ideais cristãos, resolve partir para a China e ali se dedicar plenamente à evangelização, segundo os moldes bíblicos.
A beleza da atriz Ingrid Bergman, possivelmente, superaria a do seu personagem Gladys Aylward, de maneira que os intensos diálogos são aceitos com interesse (lembro que o cinema nessa época ainda era bastante teatralizado) e não cansam. Acredito, para tornar mais claro a crónica, reproduzir como síntese, trecho da sinopse do filme: "Gladys viaja para China e abre uma hospedaria para viajantes cansados e famintos que atravessam as desoladas trilhas nas montanhas. Gradualmente consegue vencer a hostilidade dos habitantes, ganhar o amor de um coronel eurasiano (Curt Jurgens) e converter um poderoso mandarim (Robert Donat) ao cristianismo. Mas seu grande feito acontece quando durante a invasão japonesa da China, consegue levar centenas de crianças sem lar, a um lugar seguro, atravessando território dominado pelo inimigo.Forte e tocante, este filme foi adaptado do bestseller de Allan Burges, The Small Woman."
Para os chineses, deparamos no filme, cinco são as felicidades: a riqueza, a longevidade, a paz, a virtude e a saúde. A sexta felicidade seria essa hospedaria que centraliza o filme. A intrepidez e ousadia de Gladys, desde o início, em que labuta para economizar o necessário para a grande viagem pelo transiberiano, trem que faz a ligação da Europa com a Ásia, destaca a marcante personalidade dessa evan- gelisadora, para muitos considerada como precursora da Madre Teresa de Calcutá. O filme engrandece o espectador pelas nobilitantes situações que apresenta, inclusive no relacionamento amoroso entre o casal de galãs, tudo na base da máxima espiritualidade. As cenas em cinemascope são de rara beleza e indubitavelmente, marca a o apogeu da sétima arte. Portanto, se surgir oportunidade, não deixe de assistir o edificante e agradável filme A Morada da Sexta Felicidade.
Fechando a crónica o fazemos lastimando os descaminhos do cinema atual que nos impede de frequentá-lo sem previamente conhecer a sinopse do filme. Caso contrário, poderemos nos defrontar com assuntos estranhos à moral tradicional, como aconteceu com o divulgado Segredo de Brokeback Mountain, história de dois caubóis gays que, segundo comentário constante do Google, desviriliza a corajosa e nobre classe dos caubóis.

Também visitem nosso site: www.domusaurea.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui