Difamação e Injúria Não Deveriam Ser Considerados Crimes
Segundo o dicionário , difamação é atribuir a alguém fato determinado ofensivo à sua reputação , por exemplo : afirmar que fulano dirigiu bêbado depois da festa . Já , ainda conforme o dicionário , injúria é atribuir qualidades negativas a alguém , exemplos : chamar de ciclano de idiota , furioso , etc.
O problema é que calúnia e difamação são considerados crimes no Brasil , o que prejudica investigações dos casos que , realmente , são sérios como : sequestros , trafico de drogas , assassinatos e roubos . Todos os dias pessoas dão queixas de calúnia e difamação . Há um caso de uma mulher que foi até uma delegacia e queixou - se da vizinha só porque ela falou que sua nova escova progressiva estava ridícula . Ora , este tipo de reclamação só atrapalha o trabalho da polícia , que tem investigações mais preocupantes do que uma mera discussão entre vizinhos .
Aqui concluímos que as leis devem mudar no Brasil para que os crimes que , realmente , são sérios possam ser investigados com mais tempo e qualidade .
Por isto seria ótimo se todos seguissem esta poesia de Bob Marley :
" Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é ,e , a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam , é problema deles. "
Luciana do Rocio Mallon