Usina de Letras
Usina de Letras
91 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62340 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22543)

Discursos (3239)

Ensaios - (10410)

Erótico (13576)

Frases (50723)

Humor (20055)

Infantil (5475)

Infanto Juvenil (4794)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140849)

Redação (3314)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6222)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->PÁGINAS DA VIDA INTEIRA -- 10/01/2001 - 00:30 (Roberto Carvalho) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ORGULHO GAY


A Semana Interacional do Orgulho Gay, realizada em todo o Brasil, teve o seu ponto auto na Bahia, como era de se esperar. Mas o desfecho escancarado mesmo aconteceu e continua em Brasília - sede do poder central. Tem gente na Praça dos Três Poderes que não pára mais de comemorar a data. Empolgado, o Elpídio Frasquinho, da assessoria parlamentar, anuncia para breve a bancada gay no Congresso. "Os evangélicos têm sua bancada, nós também vamos ter a nossa muito maior. E só dos assumidos", promete Frasquinho, girando o queixo por cima do ombro, num gesto característico de quem roda pilão.
Na Europa de Oscar Wilde - herege homossexual da falsa moral anglo-saxã - a masculinidade é uma metáfora da hipocrisia protestante. E não adianta desvirtuar a verdade, pesquisas mostram que os homossexuais, já são maioria da população masculina mundial. Na Inglaterra, a alta cúpula governista é gay declarada. Pelas leis inglesas, sexos iguais, podem casar-se legalmente e usufruir os mesmos direitos sociais.
Aqui, em Pindorama, abaixo da linha do Equador, onde os arraigados costumes patriarcais dominavam o conceito de másculo, a coisa não é diferente. A heterossexualidade se modernizou. Ser gay é uma questão de afirmação. Aliás, status social em que, anormal é quem ainda não aderiu ao Clube Rosquinha Feliz. Nada contra a opção sexual de quem quer que seja, mas convenhamos, nada melhor que um "vai-vai-váaai!... que eu já fui", na posição que for, do jeito que der. E dá. Dá prazer fuçar, ser fuçado por fêmea dotada de predicados do bom-fazer.
E justamente no ano 2000, no dia em que a Igreja Católica comemora, na Praça de São Pedro, o Jubileu do Cristianismo, os gays da Europa desfilam vestidos de mulher pelas ruas de Roma, o Orgulho Gay em desafio aos princípios religiosos que condenam a prática homossexual. Na passeata, padres e membros da Igreja romana participam abertamente da manifestação gay. No salve-se quem puder, alguns resistem em não aderir aos novos costumes. As receitas "teores", de psicólogos e sexólogos, mais confundem do que explicam sobre os desvios de comportamento. O que leva um "ser normal", trocar de sexo? Quem melhor explica este fenómeno é o transformista "Carlita" atuante em boates gays de Teresina. Pai de seis filhos criados, passara de Leocádio Pusão - médico famoso na cidade - para Carlita. "Mais tempo, tivesse mudado... Essa estória de macho, caiu de moda", esnoba.
Por caminho idêntico, seguiu a primeira Dama do município de Pau Caído, interior paulista, Minerva Carnudina, 30 anos de casamento estável, um marido exemplar, famoso no ramo de secos e molhados e prefeito em exercício, dez filhos - alguns formados, outros a caminho -, largou tudo para viver com uma tal Zuleica Silicone, dona de boate topa-tudo. As duas, ou... formalizaram a união conjugal, estão em plena lua de mel em excursão pelo Caribe. No Piauí como em Brasília, Rio e São Paulo, a coisa está solta - o problema é saber quem não roda à baiana. E, levar a sério "A Importància de Ser Prudente", Oscar Wilde - nestes "Tempos Modernos"?


Roberto Carvalho, Jornalista e Escritor

Tel: 322-0882 e 328-6664
Membro da Associação Nacional de Escritores (ANE),
União Brasileira de Escritores (UBE-PI), Aresc e
Sindicato de Escritores do Distrito Federal (SEDF)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui