Usina de Letras
Usina de Letras
11 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63348 )
Cartas ( 21354)
Contos (13304)
Cordel (10362)
Crônicas (22580)
Discursos (3249)
Ensaios - (10720)
Erótico (13598)
Frases (51872)
Humor (20199)
Infantil (5632)
Infanto Juvenil (4973)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141350)
Redação (3362)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1968)
Textos Religiosos/Sermões (6371)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Não existência e Pole Position -- 07/11/2006 - 15:34 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Objetivando tratar de assunto sobre distribuição de livros, telefono para conhecido que não vejo há alguns anos e me surpreendo quando sou reconhecido somente após inúmeras referências. A conversa ficou no aguardo de um retorno, mas o que me impressionou foi a nossa não existência, ou seja, para tal pessoa, a minha existência, até então, lhe era completamente indiferente. Partindo desse fato, verificamos que a nossa existência não tem significado para a grande maioria e se desaparecermos, temporária ou definitivamente, não faremos falta alguma.
De outro lado, conversando em sala de espera de consultório médico sobre cuidados com a saúde, notei a tendência das pessoas de salientarem, via de regra, que sempre estão fazendo o melhor, utilizando-se da melhor das terapias e, sem dúvida, no pódio da vida e da saúde, ocupam a pole position! Ninguém deseja aceitar vantagens do próximo ou, quando muito admite que ele fique na dele e você na sua. Tais considerações vêm a nos fazer meditar que nos encontramos bem distantes dos objetivos da vida cristã que prega o amor ao próximo e, nesse desiderato, exige constantes procedimentos humildes. Também, somos obrigados a reexaminar a virtude da humildade, para que a conheçamos em toda sua grandeza e sublimidade e jamais a confundamos com espírito subalterno e servil.
É natural que todos queiram ocupar a pole position - e isso pode ser muito bom -, pois nos estimula a trabalhar para a perfeição, máxima evangélica hoje quase esquecida, pois os problemas sociais que envolvem a comunidade são os que mais afloram. A parte negativa diz respeito à vaidade pessoal, eis que o indivíduo se "encanta" com a própria postura, tornando-se desagradável para com os outros, com a exibição de grandezas, superioridades e se julgando o supra sumo das personalidades... O crescimento na perfeição espiritual é algo que todo o cristão deve procurar atingir, pois além de significar que o pecado não tem mais guarida nas mentes e corações, indica que positivamente estamos procurando conquistar valores meritórios, superiores.
Quanto a não existência, não nos lembrarmos de pessoas que participam de atividades bem próximas à nossa, é o fim da picada, o niilismo de indivíduos materialistas que só pensam em si. Continuamos neste mundo de lutas. Lutas não somente para conseguir o vil metal, tão necessário para a subsistência, como para nos entendermos com o semelhante na pluralidade das divergências, dos desencontros, das incoerências. É assim a vida; o Reino dos Céus já começa neste mundo, mas não podemos nos esquecer que uma linda oração diz literalmente: gemendo e chorando neste vale de lágrimas.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui