Usina de Letras
Usina de Letras
39 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62386 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22545)

Discursos (3240)

Ensaios - (10442)

Erótico (13578)

Frases (50774)

Humor (20067)

Infantil (5484)

Infanto Juvenil (4802)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140863)

Redação (3319)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6231)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->EMEOÇÃO DE SER MÃE -- 10/01/2000 - 00:03 (Roberto Carvalho) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
EMOÇÃO DE SER MÃE



Emoção de ser mãe. Experiência única?. Mãe, palavra (agridoce) de sabor diverso. Mãe! Mesmo a que por circunstàncias abandona o nascituro ou, no limite da dor doou seu sangue rebento e, a que rejeita, maltrata, mata uma vida indefesa. É mãe. Há dois tipos de mães (fora as mães-de-santo), no Brasil: a que distribui Ferrari ao `pimpolho´, empurra-lhe cruzeiros no Caribe, farras de arromba nas altas rodas da "socite", colégios caros e formação para a indiferença. Estas é que são mães no conceito moderno de consumo em que, hipócritas compartilham da mesma opinião leviana.
O restante, são mães? As que têm os filhos em barracos improvisados em total estado de miséria. Qual o futuro dessas crianças? A que escapa da inanição, com certeza, cai nas garras do crime organizado. Vira traficante. Parir por parir, uma porca também pare. É mãe, uma porca? É. E o frei Beto explica a diferença: "a estrutura social que preserva a distància entre a casa-grande e a senzala - 10% da população concentra 47% da renda nacional e somem se a isso a ganància" de uma elite arrogante que não viveu o drama de uma guerra ou revolução civil.
O governo não quer que a população excluída participe condignamente da renda nacional. "A renda nacional está em torno de US$5.500 - ou seja, um tem três galinhas e dois não tem nenhuma", diz o frei franciscano. Mas o dia das mães é mesmo uma data cheia de comemorações - o comércio conta os lucros. Os pais espicham a grana. Elas merecem - nove meses com um canchudo na barriga. Deitar requer exercício de paciência, andar incomoda - o fólego aperta, cansa, enjoa - dói todas as partes do corpo. E o parto? Não parto. Nasce o ente querido? Semelhança dos dois, cópia fiel da pobreza.
Raimundo, Arnaldina... Não importa. O destino está selado - se não morre antes dos cinco é escravo do crime, da elite. E, justifica-se: no lado privilegiado da face social, a gestação não depende mais de mãe, ou barriga de aluguel. Basta um vidro, alguns espermas e um óvulo, seja do for, para que se realize a façanha da vida pródiga dos felizardos. Na encomenda, pode-se escolher a altura, o grau de inteligência, a cor dos olhos e dos cabelos do futuro espertalhão. Naturalmente, o pacote vem completo: o filho encomendado. Se quiser, pode trazer traços de um ancestral da família.
Nada disso tira a função de mãe? Ao contrário, ela continua com seu atrativo comercial. É que sempre haverá falsidade a encenar espetáculos de hipocrisia, a explorar vantagens. Entre a mãe abastarda e a abandonada, há uma enorme distància: a primeira é magnànima, venerada e exemplo de amor ideal. A outra, esquecimento, indiferença e amargura, aberração da natureza. Cumpre predestinação natural só a esta reservada. Estorvo - compaixão do sentimentalismo moral. Mas, no universo infinito, há um lugar especial reservado a quem em seu ventre gera a vida. E que, apesar da clonagem artificial, possa o filho olhar na face e abraçar efusivamente a mãe. Não como gratidão, mas como sentimento no fundo do coração. "Mãe! Só lhe sabemos o quanto era importante quando não mais a temos entre nós", frases colhidas de um álbum de família.
Roberto Carvalho, Jornalista e Escritor
- Membro da ANE, UBE-PI e da RESC







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui