Usina de Letras
Usina de Letras
29 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62387 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22545)

Discursos (3240)

Ensaios - (10442)

Erótico (13578)

Frases (50775)

Humor (20067)

Infantil (5484)

Infanto Juvenil (4802)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140866)

Redação (3319)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6231)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Estado estável -- 09/09/2004 - 16:24 (José Roberto S Câmara) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



ESTADO ESTÁVEL

Ando ficando confuso...
Me flagro pensando que meu conceito sobre algumas palavras pode ter estado sempre errado. Ultimamente foi com o termo estável que sempre tive na conta de firme , equilibrado , em repouso , permanente , invariável e vai pór aí. Até que comecei a duvidar e com a dúvida cada vez mais me atazanando o pensamento não vi outra saída mais fácil que ir ao bom e velho Aurélio.
Estava lá, na página 717:
Estável. [do lat. Stabile] Adj. 2 g.
1.Assente, firme, fixo.
2. Sólido, permanente, duradouro.
3. Que não varia, inalterável.
4. Que adquiriu estabilidade.
5. Diz-se do estado de equilíbrio de um sistema em que toda perturbação tende a aumentar sua energia potencial, de sorte que, passada a perturbação, o sistema tende a volver ás condições primitivas.
Pois então? Meu conceito central está e sempre esteve correto.
Comecei a pensar na causa de minha dúvida.
Descobri, vendo os noticiários da TV, que quando alguém razoavelmente famoso é internado, lá vêm as reportagens com as informações do último Boletim Médico . Estes boletins invariavelmente informam que o estado do paciente é "estável e se não for este o primeiro boletim acrescenta-se continua estável .
Parece que a medicina usa a expressão no sentido número 5.
Daí conclui que, estando "estável" estaria "tendente a voltar à condição primitiva" o que, neste caso, faria o paciente sair dali para a cura.
Mas vendo alguns casos recentes, mais me confundo mesmo.
Nosso Telê Santana internado e eu acompanhando o noticiário.
Entra dia sai dia e os boletins dizem estável, estável, estável...
Vou dormir com o estável na cabeça. Ligo a TV às 7 horas da manhã do dia seguinte onde uma repórter com carinha de condoída diz que "Telê será operado agora para amputação de parte da perna
Uai! Mas saiu do estável assim tão de repente? E a tendência de "voltar à condição primitiva?"
Tem pior. Um dos rapazes que saltou de um trem em movimento em SP, acossado pór umas bestas humanas de muita massa, poucos neurónios e nenhum caráter, ficou mais de uma semana estável... estável... estável... e no boletim seguinte... "o quadro do paciente evoluiu para óbito" Assim mesmo, no vapt vupt .
Isto de passar do "estável" para o óbito vem acontecendo com muita gente noticiável e com uma infinita quantidade de nós pobres anónimos mortais.
Pór causa disto, meus amigos e amigas, se um dia for eu internado e sair um boletim dizendo que meu estado de saúde é estável deixo-lhes um conselho:
Para as amigas digo que preparem sua roupa mais sóbria e aos amigos que mandem para a lavanderia aquele velho e mofado terno preto. Amém!

PS: Semana passada, expondo estas idéias a um amigo que é médico, ele se fez curto e grosso: - Os boletins devem ser feitos em linguagem técnica da ciência médica.
Aí surtei de vez pois acabara de descobrir que os médicos fazem os boletins só para eles mesmos.
E eu, que sempre pensei que fosse para família em especial e para o público em geral! Para nós, pobres e ignorantes mortais eles adotam a Filosofia da Luka: Tó nem aí... tó nem aí...

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui