Usina de Letras
Usina de Letras
12 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63348 )
Cartas ( 21354)
Contos (13304)
Cordel (10362)
Crônicas (22580)
Discursos (3249)
Ensaios - (10720)
Erótico (13598)
Frases (51872)
Humor (20199)
Infantil (5632)
Infanto Juvenil (4973)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141350)
Redação (3362)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1968)
Textos Religiosos/Sermões (6371)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Boas leituras -- 23/05/2004 - 21:54 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Volta e meia deparamos com indagações contundentes ou decisivas. O célebre to be or not to be pode ser imitado, questionando-se inesgotável e exemplificativamente: fazer ou não fazer, querer ou não querer, brincar ou não brincar, ler ou não ler e assim por diante. Ler é necessário, pois através da leitura nos abeberamos de conhecimentos quiçá ignorados - nos instruímos, portanto -, ou nos confortamos com belos pensamentos e exemplos.
Se compararmos a leitura com a alimentação - em cediça alegoria -, nota-se que ela é pábulo espiritual. Como os alimentos precisam ser selecionados e limpos, as leituras devem ser sadias, ricas espiritualmente, de proteínas, vitaminas e não apenas abundantes, descontroladas, impróprias ou venenosas. (Não temos a liberdade de nos alimentar mal, pois violaríamos a lei biológica da conservação da espécie). Há o perigo de intoxicação espiritual e o bacilo do cólera - o vibrião colérico poderá ser encontrado motivando a doença e a eventual epidemia, não mais no ventre, mas nas mentes e corações.
Hoje, com o aperfeiçoamento gráfico, superabundam livros, revistas, jornais. Infelizmente, a imensa maioria traz a impropriedade e o veneno letal para o espírito. Aí estão as crises multiformes, guerras, terrorismos, crimes et caterva para comprovar Os bons livros, os excelentes alimentos do espirito - neste mundo insano e agitado -, se encontram em grande parte esquecidos, dormentes em estantes ou bibliotecas, à espera de homens inspirados, prontos a ressuscitarem-nos ou desarquivá-los, colocando-os ao alcance de todos. Outros muitos existem - de autores probos e responsáveis - na expectativa de virem a lume, tão logo cessem a importação e a produção de obras nocivas e deletérias, como aquela indicada acima.
Ler ou não ler é mais uma questão opcional para valorizar a genuína liberdade, apanágio dos seres racionais. Quando teremos consciência de ascender em saudável e dignificante cultura e de formar e instruir a população, as gerações futuras?
Visite o meu site: www.domusaurea.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui