Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63348 )
Cartas ( 21354)
Contos (13304)
Cordel (10362)
Crônicas (22580)
Discursos (3249)
Ensaios - (10720)
Erótico (13598)
Frases (51872)
Humor (20199)
Infantil (5632)
Infanto Juvenil (4973)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141350)
Redação (3362)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1968)
Textos Religiosos/Sermões (6371)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->A leitura da Bíblia -- 12/09/2000 - 12:25 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


A LEITURA DA BíBLIA
Roberto Corrêa
Nos meus tempos de adolescente a Igreja não recomendava a leitura da Bíblia para qualquer um. Existia a chamada História Sagrada que trazia os episódios bíblicos mais interessantes, como o sacrifício de Abraão, o de José vendido por seus irmãos, David e Golias etc. Acho que tinha muitíssima razão porque a leitura da Bíblia por todos e qualquer um, sem dúvida é uma das causas do aumento dos segmentos protestantes ou evangélicos. Pois cada pessoa fazendo a própria interpretação da Bíblia, ipso facto recusa-se a orientação da Igreja, única e fiel depositária dos ensinamentos de Cristo. Sempre se recomendou a leitura do Novo Testamento, porém a leitura do Velho Testamento, em muitas passagens, causa espanto e precisaria ser explicada pelos experts.
No livro dos Reis, por exemplo está escrito que Salomão teve 700 esposas e 300 concubinas, que o rei David casou com diversas mulheres etc., o que pode causar espanto para muitos cristãos. O mesmo se diga quando aborda as disputas e guerras com horrores sem fim, mortes indescritíveis, com cabeças e membros decepados sem qualquer perdão ou piedade. Há os surpreendentes e atemorizantes oráculos, os profetas com suas profecias e sinais, as guerras intermináveis. Verdade impostergável, também , são as maravilhosas histórias - desde aquela de Abraão e José do Egito, até a de Sansão e Dalila, David e Golias, Tobias etc.
Realmente, a leitura da Bíblia é maravilhosa, porém, acredito que as restrições que existiam antigamente - não a recomendando indiscriminadamente - deveriam prevalecer. Do Antigo Testamento as principais histórias poderiam ser reproduzidas, como antigamente, reservada a leitura integral para os teólogos, religiosos e leigos bem formados. Do Novo Testamento, como sempre se entendeu, não há restrições a serem feitas, pois se tratam de mensagens claras acessíveis.
Um ponto interessante : a Bíblia, embora existente em quase todas as casas e referidas por muitos, na verdade, é lida por poucos. De acordo com o meu ponto de vista até que não é mau ser lida por poucos , pois a melhor instrução vem da Igreja. Os evangélicos (protestantes), se apegam totalmente à Biblia e, por isso mesmo são dissidentes da primitiva Igreja, o que é de se lastimar, pois enfraquece muito a unidade cristã. Tenho para mim que a leitura da Bíblia deve ser de duas ou tres páginas diárias, o que exigirá anos para ser lida integralmente.
Para o homem, o importante mesmo é ser perfeito. E ser perfeito é cultivar todas as faculdades da alma de maneira que, se elevando, consiga amar o próximo como a si mesmo. Poderá ter poucas letras, ser analfabeto e jamais ler a Bíblia. Seguir apenas os princípios sagrados ínsitos em seu coração que, ao meu ver, garantirão a sua salvação.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui