Usina de Letras
Usina de Letras
123 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62326 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22542)

Discursos (3239)

Ensaios - (10406)

Erótico (13576)

Frases (50707)

Humor (20051)

Infantil (5473)

Infanto Juvenil (4793)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140841)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6219)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->O indigente. -- 29/04/2003 - 11:18 (Fleide Wilian R. Alves) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Um curto e estridente frigir de pneus anuncia o impacto. O choque leva a massa humana imediatamente ao chão, indigente.

Novo frigir de pneus e fuga, irresponsabilidade.

O corpo estatelado manifesta seus últimos movimentos, espasmos.

Transeuntes apressam-se para ver o quadro, correria.

O crânio está partido. Sangue da boca, ouvido e nariz gotejam no asfalto da tarde escaldante de agosto, olhos abertos. Inerte, maltrapilho, o corpo é admirado pela gente curiosa. Hipócrita.

Fascínio coletivo.

O corpo é coberto por jornais rotos. Alguns discutem a culpa. A maioria apressada contempla a cena como quem admira um quadro abstrato, cada um a seu modo. Ouvem-se explicações funestas. O mais exaltado dá notícias de tudo, conta detalhes inventados. Torpe.

A Polícia chega, ordena, pergunta. O exaltado desaparece do local. Poucos se dispõem a falar. Sem placa, sem testemunhas, sem interesse. O policial de óculos escuros faz anotações num bloco de papel e investiga os bolsos do morto. Sem identificação, o corpo pode ser confundido com o de um animal qualquer. Sem nome, sem identidade, sem importância.

O corpo permanece inerte. Lentidão no trânsito. Ninguém quer perder o espetáculo. Ambulantes aproveitam o tumulto para esgotarem suas latinhas e vendem muito. Vez ou outra a folha de jornal que cobre a face é retirada por alguém mais curioso. Inútil, ninguém o reconhece.
Dois homens descem do rabecão que chega três horas depois. Indiferentes, jogam o corpo na carroceria. Falam alto, fumam, riem, fazem galhofa.

O cadáver é levado. O sangue marca o local onde o bicho-homem perdeu a vida. Mas as marcas serão apagadas naturalmente pelo tempo e reaparecerão noutro lugar da cidade. Para delírio dessa gente apreciadora do fabuloso espetáculo da morte.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui