Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63478 )
Cartas ( 21356)
Contos (13307)
Cordel (10364)
Crônicas (22587)
Discursos (3250)
Ensaios - (10766)
Erótico (13602)
Frases (51976)
Humor (20212)
Infantil (5646)
Infanto Juvenil (5003)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141394)
Redação (3379)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2444)
Textos Jurídicos (1975)
Textos Religiosos/Sermões (6392)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->O cirandeiro -- 06/09/2002 - 17:29 (José Ronald Cavalcante Soares) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O cirandeiro cantava os versos de amor. O vento balançava levemente as palhas do coqueiral(" o diz que diz macio que brota dos coqueirais"). A areia da praia era fofa e morna. Tinha uma lua suspensa naquela céu de papel crepon. O mar fazia rendas na orla da praia. A moçada reunida ouvia em silêncio a cadência da ciranda. Longe, no escuro da noite do mar, ecoou a sirene de um navio que zarpava naquele instante em busca de portos distantes, na direção do além mar.
O cirandeiro, repentinamente, parou, sua boca esboçou algo parecido com um sorriso e ele caiu pesadamente sobre a areia.
Um corre-corre, comentários: "teve um ataque...está vivo? Morreu?"
Os moleques, filhos dos pescadores, procuravam ver o moço na ponta dos pés.
A ciranda findou tristemente.
O cirandeiro não morreu, mas ficou com um lado "esquecido", como o povo dali costuma dizer.
Por causa do acidente, ele nunca mais pode tocar a viola e, desgostoso, deixou de cantar.
Mas, como se fosse uma alucinação sonora, muitas pessoas afirmam que, quase todas as noites de lua, que vai até a praia, naquele mesmo lugar onde ocorreu o fato aqui narrado, vem do mar a voz rouca do cirandeiro, repetindo os versos de amor daquela noite em que a ciranda parou.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui