Estava o Rei reunido com seus Nobres Cavaleiros, decidindo, em Sessão Solene, sobre assuntos de extremada e irrevogável importância, quando adentra esbaforido o Soldado Raso. Depois de fazer as mesuras de praxe, explica o soldado que não sabe como decidir na frente de batalha:
- O Inimigo está atacando pelos flancos, Majestade e Nobres Cavaleiros, e a Honorável Estratégia Definida Para o Combate (de sigla HEDPC, pra facilitar a referência) não contempla este tipo de ataque. Já folheamos e reviramos o HEDPC I e II, lemos todos os anexos e não sabemos como agir. Precisamos de orientação.
Os Nobres Cavaleiros e sua Majestade se entreolharam - não imaginavam como poderia ter ficado de fora algum tipo de ataque. Demoraram tanto na elaboração do HEDPC e dos seus anexos...
Perguntou Sua Majestade:
- Mas o que diz o HEDPC sobre esta questão?
O Soldado Raso, com mais medo de perder a cabeça na forca que na frente de batalha, recuou e soltou num fio de voz:
- Nada, Sua Majestade...
Os Nobres Cavaleiros então puseram a expor as suas opiniões e conceitos, jurisprudências, similaridades ocorridas anteriormente, necessidade de reformular (ainda esta vez) o HEDPC (quem sabe criar o HEDPC III e IV, talvez fosse de bom tom criar logo os dez tomos, pelo menos ficaria completa a prateleira real. Claro que a coleção teria que ser revestida de camurça perfumada com letras de ouro... Melhor não. Pode ficar muito caro e fugir do orçamento, que se faça mesmo encadernação comum, com tinta dourada e apenas uma fita de veludo para marcar as páginas - seria o suficiente.)
O Soldado Raso a tudo escutava e ainda que sentisse a proximidade da forca, balbuciou do seu canto:
- Senhores Nobres Cavaleiros e Sua Majestade, não sei se me expressei bem, mas o inimigo já está atacando e nossos homens não sabem como agir...
Os Nobres Cavaleiros, numa clara mudança de postura - ora, pipocas! O caso era sério! - passaram a se acusar mutuamente, quem seria o responsável pela omissão do HEDPC?
E falaram, falaram. Por horas a fio. O Soldado Raso, cansado de esperar de pé, se sentou no chão do canto da Honrosa Sala de Reuniões de Sua Majestade e seus Nobres Cavaleiros.
Passada toda a noite em discussões, acusações e dúvidas estéticas, decidiu a Sessão Solene que a tática de ataque pelos flancos, que o inimigo estava usando, deveria ser combatida com a divisão das tropas em duas metades, devendo cada uma das metades se ater na defesa de um lado (ou flanco, como queira). Que essa decisão fosse para impressão no HEDPC o mais depressa possível e que a tropa recebesse edições atualizadas do HEDPC em caráter de urgência urgentíssima. E temos dito.
O Soldado Raso, de posse da informação repassada, seguiu para a frente de batalha, mas só encontrou os corpos de seus patrícios estirados, todo o Reino pilhado e sucateado e as tropas inimigas batendo em retirada com todo o ouro, as riquezas, as colheitas, as donzelas, as revistas do Homem Aranha...
Desolado, voltou o Soldado Raso a informar os recentes acontecimentos para a Sessão Solene de Sua Majestade e Seus Nobres Cavaleiros, mas estes haviam passado a noite em claro e precisavam descansar. Fosse qual fosse o assunto, que só fosse discutido a partir das quatro da tarde, que ninguém é de ferro.