Usina de Letras
Usina de Letras
58 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62341 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22543)

Discursos (3239)

Ensaios - (10410)

Erótico (13576)

Frases (50723)

Humor (20055)

Infantil (5475)

Infanto Juvenil (4795)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140850)

Redação (3314)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6222)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->O taxista Caipira -- 29/06/2002 - 13:06 (Jose Angelo Cardoso) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Como Poeta, contista e artista plástico, eu sempre gostei de viajar quando eu tenho condições, conhecer centros culturais de cidades grandes do nosso Brasil. Principalmente São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba etc... Pois sempre são um pólo de cultura e intercambios entre os artistas, poetas, escritores, contistas e intelectuais que desejam mais conhecimento, informações, palestras, cursos, congressos . Foi em uma destas viagens que fiz, e ao chegar na rodoviaria da cidade, tomei um taxi e falei ao taxista, leva-me até o museu do Ipiranga, hoje museu São Paulo. Ele respondeu: deixa que eu conheço o caminho, insistia o motorista entre uma cuspidinha e outra janela a fora. Eu cada vez mais acabrunhado arriscava inicio de frases, que eram sempre cortadas pelas afirmativas do sábio condutor. - Mas... -Tou nisso aqui há seis anos, conheço a cidade como a palma da minha mão. - Acho, que era.. - Pois tenho certeza que não ! - Ficou para... - Ficou, nada ! Ainda é muitcho lá na frente. Nóis entra às direita , pega a divurgação às esquerda, passa o vauduto, desce a rampa de arcesso, faz o balão na rotativa, cruza o cruzamento, entra na despreferenciar segundária, panha a Castelo Branco e já sai no Mausoléu de Ibitinga. Mas... - Mas nada. Quem tá nu volante aqui sô eu. Fica bonzinho ai , deixa comigo que nós chega lá bunitinho. Se quisé , ai no chiqueirinho tem uns pracar, vai lendo que distrai, nem sente o tempo passá. Tá certo que os pracar num é o úrtimo, mais tem um aí que é mais atuar, mostra até o milésmo gor do pelé, ele chorando e tudo. -Eu, não, não... não faça cerimonha, pode lê ! Ou num sabe ? Se num sabe, num é vergonha nenhuma, eu conto prosinhor : O Andrada parô no centro do gor... -Já ... - Não , já não, faiz um tempinho. Eu ainda tinha um fusca bordôr, não, minto, tava com o DKV BREGER. Mortorzão que ele tinha viu. Pra embalar era duro, mais dipois, ah andava que só vendo . Pronto, a segundária é essa aqui. tá vendo, nóis saiu na Castelo . Agora é só travessar com cuidado e panhá o desveio , aqui...pronto tá chegando... mais cem metro... chegoooooo !!!!! O Mausoléu de Ibitinga é esse predio brancão e pontudo ai, ó ! - Tudo bem , o senhor veio direitinho, e até muito rápido. Eu falei para o taxista caipira, só tem um problema, eu disse: Museu do Ipiranga, Museu do Ipiranga... Museu do I.PI-RAN-GA, IPIRANGA. Ué , então por que num explicou logo. Vai lendo o pracar ai, que esse fica um pouquinho mais adiante. Fim. -JOSE ANGELO CARDOSO.-Poeta, contista, artista plástico, Instrumentador Cirurgico.-Presidente-fundador da Academia Guairense de Letras.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui