Usina de Letras
Usina de Letras
32 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63161 )
Cartas ( 21349)
Contos (13300)
Cordel (10357)
Crônicas (22578)
Discursos (3248)
Ensaios - (10656)
Erótico (13589)
Frases (51651)
Humor (20171)
Infantil (5588)
Infanto Juvenil (4932)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141277)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1966)
Textos Religiosos/Sermões (6349)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->O TRABALHADOR E A SABIÁ -- 15/03/2000 - 17:44 (Oscar H. C. de Velloso Vianna) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

O TRABALHADOR E A SABIÁ

Era uma vez um senhor chamado Oslov, muito solitário, que só vivia para o trabalho. Um belo dia ele avistou um pequeno passarinho que estava doido para fugir de seu ninho. Era uma sabiá.
Ele observou que aquele pequeno e arrepiado pássaro estava muito assustado; condoído levou-o para sua casa e passou a cuidar dele.
A sabiá foi crescendo, crescendo..., até que começou a cantar e a brincar com o trabalhador, que a cada dia ficava mais encantado com o pássaro. Todos os dias eles brincavam juntos __ dando-lhe, a sabiá, bicadinhas de carinho.
Quando o trabalhador percebeu, já não podia mais viver sem sua sabiá.
Um belo dia a sabiá começou a ter um comportamento diferente que deixou o senhor. Oslov bastante preocupado. Ela voava muito e cada dia queria voar mais alto e mais distante. Não cantava mais para ele e começou até a lhe dar pequenas bicadas.
Oslov foi ficando triste e tentou de tudo com a sua sabiá. Chegou a ameaçá-la com falta de alimento, procurou prendê-la em seu viveiro, mas não dava certo. Passou a refletir sobre o caso e compreendeu que estava agindo de forma errada com seu querido bichinho.
Chegou à conclusão de que só a sabiá é que podia saber o que era melhor para ela e decidir livremente sobre sua própria vida.
Assim, embora querendo estar sempre junto dela, Oslov afastou-se um pouco, deixando-a totalmente livre. Pensou ele que se a sabiá sentisse muito sua falta, compreenderia que teria de voltar à sua antiga forma de atuação, conquistando novamente a confiança e a dedicação do trabalhador.
A sabiá, sabendo que seu companheiro estava muito magoado, voou até ele e encostando em seu peito ficou quietinha.
A reação do trabalhador, embora louco de vontade de abraçar e beijar sua sabiá, foi de aparente frieza, querendo com isto mostrar para sua companheira que ela deveria pensar bastante e decidir de acordo com o que ditasse o seu coração.

MORAL DA ESTÓRIA:
"TU TE TORNAS ETERNAMENTE RESPONSÁVEL
POR TUDO AQUILO QUE TU CATIVAS"
(O Pequeno Príncipe)



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui