Usina de Letras
Usina de Letras
22 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63418 )
Cartas ( 21356)
Contos (13307)
Cordel (10364)
Crônicas (22583)
Discursos (3250)
Ensaios - (10744)
Erótico (13601)
Frases (51937)
Humor (20205)
Infantil (5640)
Infanto Juvenil (4986)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141373)
Redação (3371)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2443)
Textos Jurídicos (1972)
Textos Religiosos/Sermões (6385)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->A Lenda de Matinta Pereira -- 19/12/2004 - 20:29 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Lenda de Matinta Pereira

Introdução :

A lenda de Matinta Pereira é muito conhecida no Norte e no Nordeste do Brasil .
Conheci esta história , em 1987 , quando morava em Brasília , quem me contou foi dona Marialva , já falecida .

Desenvolvimento :

Há muito tempo atrás , no Norte do Brasil , morava uma moça chamada Matinta Pereira .
Esta mulher era alegre e feliz , seu passatempo predileto era fumar , porém ela tinha um problema : um marido muito furioso e ciumento .
Um certo dia , quando Matinta estava grávida , seu marido chegou bêbado e bravo em casa . Por isto , os dois tiveram uma discussão feia e o homem acabou matando a esposa .
Porém , como Matinta , era protegida por forças sobrenaturais , ela recebeu um dom : seu espírito ganhou a capacidade de se transformar em mulher de dia e em coruja de noite .
Então , como ela gostava de fumar , de dia ela batia nas residências pedindo fumo . Porém , se alguma pessoa negasse a dar o fumo para Matinta , ela voltava de noite para colocar o feto de sua criança morta na porta da casa desta criatura .
Quando alguém de alguma família estava para morrer , Matinta tinha a capacidade de perceber este fato e por isto de noite , Matinta virava uma pequena coruja e ia cantar perto da casa desta família .

Luciana do Rocio Mallon .
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui