A ARTE BEM COMPREENDIDA É PODEROSO MEIO DE ELEVAÇÃO E RENOVAÇÃO. É AFONTE DAS MAIS PURAS ALEGRIAS; ELA EMBELEZA A VIDA, SUSTENTA E CONSOLA NAS PROVAS E TRAÇA COM ANTECEDÊNCIA PARA O ESPÍRITO OS CAMINHOS DO CÉU.INSPIRADA POR UMA FÉ SINCERA, POR UM NOBRE IDEAL,A ARTE É SEMPRE UMA FONTE FECUNDA DE INSTRUÇÃO, UM MEIO INCOMPARÁVEL DE CIVILIZAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO.
PORÉM, COM BASTANTE FREQUÊNCIA NOS DIAS ATUAIS, ELA É AVILTADA, DESVIADA DO SEU OBJETIVO,SUBJUGADA A MESQUINHAS TEORIAS DE ESCOLA E É SOBRETUDO UM MEIO DE SE CHEGAR À FORTUNA. É EMPREGADA PARA LISONJEAR AS MÁS PAIXÕES, PARA SUPEREXCITAR OS SENTIDOS E ASSI, FAZ-SE DELA UM MEIO DE REBAIXAMENTO.
VIVER, É SEMPRE SUBIR, SEMPRE CRESCER, SEMPRE DESENVOLVER EM SI O SENTIMENTO E A NOÇÃO DO BELO.
AS GRANDES OBRAS NÃO SÃO ELABORADAS SENÃO NO RECOLHIMENTO E NO SILÊNCIO, AO PREÇO DE LONGAS MEDITAÇÕES E DE UMA COMUNHÃO MAIS OU MENOS CONSCIENTE COM O MUNDO SUPERIOR. A ALGAZARRA DAS CIDADES POUCO CONVÉM À ELEVAÇÃO DO PENSAMENTO; AO CONTRÁRIO, A CALMA DA NATUREZA, A PROFUNDA PAZ DAS MONTANHAS, FACILITAM A INSPIRAÇÃO E FAVORECEM A ECLOSÃO DO GÊNIO.
ASSIM VERIFICA-SE UMA VEZ MAIS O PROVÉRBIO ÁRABE: O RUÍDO PERTENCE AOS HOMENS, O SILÊNCIO PERTENCE A DEUS!