Usina de Letras
Usina de Letras
163 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62336 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22543)

Discursos (3239)

Ensaios - (10409)

Erótico (13576)

Frases (50720)

Humor (20055)

Infantil (5474)

Infanto Juvenil (4794)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140849)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6222)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->bRAzIL DOS 3 B S-BOLA, BUNDA E BATUQUE -- 05/04/2001 - 02:02 (denison souza borges) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Brazil dos 3 B s - Bola, Batuque e Bunda - desabafo de Denison Borges

____________________________________________
Há uma frase correndo o nordeste brasileiro que diz: "Orgulho de ser Nordestino"; eu não tenho orgulho algum em ter nascido no bRazil e muito menos no nordeste. O brasileiro é medroso, desorganizado e improvisador; não possui metas, métodos ou disciplina. Não é um povo engajado. É invejoso, mesquinho e despeitado. E no nordeste essas características aumentam exponencialmente. Irei provar isto tudo em poucas palavras. Meu papel como agente cultural é mostrar a cada segundo para a maior parcela possível de gente o quanto isto é verdade.

Basta que aja um terremoto no Japão ou India, o povo brasileiro se gaba de no seu país não ter terremoto, vulcão, essas coisas...isso me lembra o cara que ganhava 200 reais todo dia por não cuspir no elevador, uma vez que a multa para quem cuspisse seria 200 reais e ele não cuspia!...

Percebo que o brasileiro adora ver a miséria dos outros países mais capacitados que o dele, mas também se vangloria de o Brazil não ser a India ou Angola.
" Ah, lá no BrazZZZil não tem dessas coisas..." - fala entortando a boca.

As coisas não são bem assim. Os Estados Unidos são uma federação nova e mostrou para quê veio ao mundo. O Brasileiro odeia o Imperialismo Americano e como nossos vizinhos cresceram...puro despeito. O objetivo de uma nação não é se impor diante do espaço e tempo, criar estruturas fortes de sustentação e defesa, poder ser capaz de ajudar outros países e ampliar influências ? As ações dos americanos estão em toda parte. Foi a primeira constituição do mundo a da América, o único povo a mandar o Homem à Lua, sua cultura engoliu o mundo, os musicais engoliram a ópera, o cinema de Hollywood dominou a indústria deste gênero, o pib americano é maior que o do Japão, Alemanha e França juntos, a economia deles sustenta o mundo, possuem a moeda mais exemplar e digna; sempre que tem uma crise histórica na Europa para onde vão os grandes homens ? Mahler, Freud, Lennon, Salvador Dali, Einstein, Mondrian... a lista é infindável. É uma nação que mostrou para quê veio. A cidade de New York, por exemplo, superou a tradicional Paris apesar de não ter o peso de ser uma capital ( a capital do estado de New York é Albany ). A cidade foi a primeira do mundo a ser iluminada com luz elétrica, foi o segundo metrô do mundo ainda no século XIX, seu corpo de balé compete com o da Rússia e sua orquestra sinfônica compete com a de Viena ou Berlim; mas enquanto Salvador (Ba) comemora orgulhosamente seus 452 anos, New York só tem pouco mais que 250 anos de existência, não é capital e resume-se em uma mísera e pequena ilha.
E o Japão? Uma minhoca de terra no mundo, pulverizado em minúsculas ilhas, sem terra fértil, sem espaço prá plantar, rebanho, nada. Incrível! É influente! O bRASSIL com todo seu tamanho não tem importância nenhuma no mundo.
Até Nelson Mandela - presidente eterno da África do Sul - tem mais inportância e projeção histórica internacional do que o presidente do bRaZiL. Mandela ganhou o prêmio Nobel, lutou, foi preso, cresceu e governa o país de forma que chama a atenção, enquanto isso, quem conhece ou se importa com um tal de - olha que nome ridículo - Fernando Henrique Cardoso ?
Acho que quando Cardoso aparece na CNN - o que é muito raro - Dona Ruth e os filhos devem se juntar na sala, prepara uma pipoca e grita: "Pai, o senhor está na CNN ou BBC, etc.?"
Enfim, o povo americano é o resultado de um grupo de emigrantes quixotesco, bem intencionado e sério oriundo de todo o mundo, assim como a Europa é resultado de uma emigração séria do povo tradicional oriental.
O bRAZil, todos sabemos a vergonha que é este povo bronzeado que não mostrou ainda seu objetivo e meta; o tempo já é deveras longo e não acredito que este quadro vá mudar, porque é um povo eternamente medroso.

Vejamos a vaca louca. O italiano que é um povo explêndido que nos deu o Ferrari, o design, a alta costura, a música extraordinária, a pintura imortável, o charme, o cinema de Fellini, a universidade, além da famosíssima culinária que todos adoram, agora sofre de limites gastronômicos terríveis devido à febre aftosa, o mal da vaca louca,etc.
Qual é a postura do brasileiro diante disso? Eles que se lichem! Aqui não tem disso! Nosso gado é saudável!
Odiamos a Inglaterra, França e Alemanha - países devastado pelo mal da vaca louca - nos esquecendo do que eles fizeram pelo mundo. O que seria do bRAZIl sem a referência européia? Se o Brazil tem alguma coisa é graças aos europeus e americanos. Sem eles ainda estaríamos no Paleolítico, com armas de pedra.

Recentemente quase passamos a ter despeito do Canadá. A imprensa brasileira, estúpida que é, passou a malhar o Canadá e os imbecis a jogar coisas canadenses no lixo ( eu que não sou otário de jogar meus Cd s do Rush ou minha garrafa de Uisque canadense fora ). Mas isto não vai durar, porque o bRAZIL tem tradição é de ter inveja de americano.
Eu não acredito no futuro e nem no presente do bRAZIL.
Meu papel como agente cultural é mostrar a cada segundo para a maior parcela possível de gente o quanto isto é verdade, volto a repetir.

___________________________
- Denison Borges-1999
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui