"www.suacara.com"
Contribuição ao Crescimento da Violência.
Senhores empresários da área de distribuição de gás de cozinha.
Sabemos que, pouco se lhes dá o desrespeito às normas e a conseqüente contribuição à queda do nível de vida e ao aumento da propensão à violência nos centros urbanos.
Compreende-se, perfeitamente, que somente tem importância para o capital, o lucro, o aumento do patrimônio de suas empresas e os proveitos pessoais, daí oriundos. Não esqueçais, porém, que fazeis parte desta mesma comunidade e que os males não escolhem vítimas e atingem a todos.
As regras oficiais existem. “Norma abunda”, assim como abundam os “responsáveis” pela fiscalização de seu cumprimento. Mas, sem o conjunto, ambos são inúteis. E este conjunto não existe.
Na ânsia desmedida pelos lucros e na disputa “irracional” com a concorrência, o respeito ao meio ambiente não tem espaço. As leis relativas, pró-forma aplicadas, atingem, quando muito um “pedreiro qualquer”, predador de meia dúzia de folhas ou alguns pedaços de cascas de árvores, zelosamente protegidas e preservadas. Ao som da “melodia legal”, “dança” somente um pobre operário. Mas, ao som da violência e à voz lúgubre da morte, expõe-se todos.
Neste universo de irascibilidade real, a vossa contribuição para a redução da qualidade de vida e, para o aumento do desequilíbrio emocional vêm através do desrespeito à legislação pertinente ao meio ambiente, caminha estupidamente, incomodando com o mau gosto (mas, vale a técnica), ensurdecendo ao uso de volumes incompatíveis com as normas reguladoras e culmina com o proveito(?) auferido através da percepção e do abuso da apatia coletiva que se abateu sobre a maioria do povo.
Acredito que já esteja em tempo de usarem um pouco de raciocínio lógico, de bom senso e, por que não, de um mínimo de respeito e de cidadania? Em um país e em um momento em que se dá ênfase a tudo o que é negativo, pode parecer um contra-senso, andar na contra-mão. Mas, não é!
É muito mais fácil destacar-se pela excelência, que pelo oposto.
Como cidadãos, conscientes e preocupados, no mínimo, com o meio ambiente em que vivem, pesquisem junto aos técnicos capacitados e descubram o peso de sua contribuição para o aumento do desequilíbrio emocional e, em conseqüência para o aumento da violência, através da propagação dos sons, muito acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde.
Como empresários de visão, pesquisem junto ao povo e percebam que, o primeiro a adotar o uso de uma melodia agradável e popular, vai acabar ganhando destaque para a marca que representa.
Seus funcionários serão mais bem recebidos pelos consumidores. Empregado feliz trabalha com mais vontade e atenção, ocasionando menos danos ao patrimônio do patrão.
Experimentem e verão! O proveito maior será vosso.