Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63337 )
Cartas ( 21353)
Contos (13304)
Cordel (10362)
Crônicas (22580)
Discursos (3249)
Ensaios - (10718)
Erótico (13596)
Frases (51866)
Humor (20198)
Infantil (5632)
Infanto Juvenil (4968)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141349)
Redação (3361)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1968)
Textos Religiosos/Sermões (6370)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->reflexão sobre a escrita -- 16/05/2002 - 17:47 (Renato Coelho Xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Todos os dias surgem assuntos interessantes em nossas cabeças que poderiam virar contos ou crônicas. Infelizmente, quem não está acostumado a escrever tem enorme dificuldade para colocar esses casos no papel e, assim, transformá-los em alguma coisa gostosa de ser lida.
Já me preparei de variadas formas para poder redigir: fiz curso de reciclagem de português, e tenho lido muito  dizem, grandes escritores, que uma das condições fundamentais para o escritor deslanchar é a leitura constante. Há um ano, estou fazendo um curso que, a partir da leitura individual, discute coletivamente as obras literárias.
O que está faltando então? me pergunto. Aventuras vividas e escutadas é que não. Falta de reflexão, também não. É, tenho que criar coragem. Seria este o termo? Penso e repenso, sinto que não. É uma certa dificuldade, que por sinal estou sentindo agora, neste exato momento que interromperam-me, para falar algo que me interessa, mas que não necessitava ser dito agora. Aliás, não o teriam feito, se as pessoas não fossem tão ansiosas, ou se eu estivesse trancado, como o faço pela manhã, quando me ponho a meditar  praticar zazen.
Tenho muita curiosidade para saber quais foram, ou são, as condições de trabalho do escritor que produz grandes obras. Será que é uma grande capacidade de concentração, entendida esta como um ausentar-se de tudo o mais que o cerca, enquanto pratica o seu ofício, a sua arte? Ou será que ele se tranca sozinho, em algum cômodo, algumas horas do dia? Ou será que é um sujeito com inspiração muito especial e que, portanto, não depende muito do ambiente de trabalho?  neste caso teria um dom especial para a escrita.
É bem possível que seja de tudo um pouco, somado ao esforço que faz como qualquer trabalhador intelectual. E eu aqui achando que, como em um conto de fada, uma varinha de condão surgirá em minhas mãos e delas nascerão belas histórias.
Como diz o ditado “o hábito faz o monge”, é, também, provável que o escrever faça o escritor.
Comentários ao texto serão bem-vindos.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui