Reconheço tua razão quando afirmas que escrevi um texto confuso; e a causa foi menos a preguiça ou falta de estudo mínimo da História, dos fatos, e mais a maneira como exacerba em mim a indignação toda vez que um ser de inteligência sutil, como Olavo, busca toldar de seus leitores um entendimento imparcial da realidade, impondo-lhes arrogantemente o seu - indignação geradora de elaboração às vezes ilógica, às vezes contraditória...
Afirmo agora, sem aquele perigo, que a verdadeira conspiração contra o valores cristãos não decorre de uma suposta revolução comunista ou de qualquer matiz ideológica, senão de um sistema ímpio vigente no mundo (desde que o primeiro homem resolveu apartar-se de Deus), sem faces distinguíveis por uma rápida e superficial investigação dos fatos, que impõe às pessoas o afastamento de tudo o que diga respeito a Deus e Sua vontade para o homem.
É de natureza espiritual, pois, a luta de qualquer cristão contra tudo o que signifique o esmagamento da imagem de Deus nos seres humanos. A falta de bondade, de amor, do “chorar com os que choram...”, da luta pela PAZ, de vida piedosa e a conseqüente indiferença entre os homens no mundo, pode ser atribuída ao comunismo, ao capitalismo, aos ismos, enfim? Por que não à falta de Deus nos corações?
Responda sim à primeira pergunta e “discutiremos” até o fim de nossos dias.